Regionalidade

Aulas de regionalidade

DANIEL LIMA - 07/03/2008

Vem da UFABC (Universidade Federal do Grande ABC) uma ótima notícia para quem faz da regionalidade evangelho: em quatro módulos, já a partir da semana que vem, a Pró-Reitoria de Extensão realizará o “Curso de Extensão em Organização, Gestão e Financiamento para a Governança Regional Metropolitana.”


Querem notícia melhor do que essa?


Demorou, mas é um bom começo da UFABC, a quem tenho combatido para valer, com transparência, por conta de não ter compromisso mais consistente com a regionalidade do Grande ABC.


Felizmente ali está um especialista no assunto, Jeroen Klink, pró-reitor de extensão da UFABC, para não deixar a bola da integração regional murchar de vez no ambiente acadêmico, porque, infelizmente, são raras as universidades que se dedicam às questões que envolvem a vida nas metrópoles. Por isso estamos em meio a decadente qualidade de vida.


O megacurso de regionalidade comandado por Jeroen Klink conta com organização da UFABC, também da Universidade São Judas Tadeu e da Universidade British Columbia-Vancouver, além do Imes de São Caetano.


A programação se divide em quatro módulos, nos quais pretendemos ter sempre um representante da Editora Livre Mercado porque não há outro veículo de comunicação neste País que tenha se dedicado tanto a esse temário quanto a revista LivreMercado.


A começar com a aula do próprio Jeroen Klink na manhã desta sexta-feira sob o título “Introdução, globalização e a reestruturação territorial das escalas de poder. Objetivos e roteiros do curso”, esticando até 20 de junho, com “Experiências concretas com a Nova Lei — o processo de adaptação à Nova Lei no ABC Paulista”, referindo-se às características da Nova Lei dos Consórcios, a cargo das professoras Solange Dias (Universidade São Judas Tadeu) e Regina Célia dos Reis (Consórcio Intermunicipal do Grande ABC), tudo indica que teremos manancial instigante de aprendizado, aperfeiçoamento e desafios.


É claro que não exagero quando afirmo que seria interessante se dirigentes públicos no comando de prefeituras locais e também muitos dos que pretendem chegar ao poder dispusessem de interesse para acompanhar os trabalhos.


Provavelmente eles descobririam pontos tão importantes sobre os quais simplesmente não dão a menor bola que lamentariam não ter avançado muito mais em ações que rompessem os territórios aos quais preferencialmente se projetam por conta de uma maneira muito provinciana de amealhar votos do eleitorado.


Tenho muito apreço, confiança e respeito pelo professor Jeroen Klink, ex-secretário de Desenvolvimento Econômico de Santo André, ex-menino de ouro do grupo de técnicos que o prefeito Celso Daniel reuniu na administração do Município mais duramente atingido pela desindustrialização nos últimos 30 anos no Estado de São Paulo. Tanto que quando, em 16 de maio, lançar-se a discorrer sobre “Experiências brasileiras na década de 90. O exemplo do ABC Paulista”, o que teremos será um relato fidelíssimo de avanços e recuos da regionalidade no Grande ABC. Não por outra razão porque, ao longo dos anos 1990, Jeroen Klink foi um dos mais rigorosos, sensíveis, corretos e éticos executivos públicos na avaliação do quadro regional.


Quem considerar que isso teria sido obrigação de alguém tão apetrechado não sabe da missa um terço, porque outros especialistas de patentes lustrosas se preocuparam o tempo todo em enganar o distinto público, sob aplausos de irresponsáveis que colocaram interesses pessoais e corporativos acima do compromisso social com as próximas gerações. Fazer jornalismo na contramão dos puxa-sacos de plantão foi uma das tarefas mais árduas a que se dedicou LivreMercado. Mas valeu a pena, porque encheu as burras de credibilidade dos leitores.


Leia mais matérias desta seção: Regionalidade

Total de 476 matérias | Página 1

26/11/2024 Clube dos Prefeitos perde para Câmara Regional
31/10/2024 PREFEITOS ELEITOS JÁ FAZEM BARULHO
24/10/2024 UFABC fracassa de novo. Novos prefeitos reagirão?
29/08/2024 Região é o atestado de óbito de João Ramalho
19/12/2023 Dia da Regionalidade não passa de Dia da Mentira
15/11/2023 Começa a disputa: Sorocaba dá virada em Santo André
23/10/2023 Geografia suburbana é a segunda praga da região
04/10/2023 Separatismo é a maior das 10 pragas da história da região
27/09/2023 ARQUIPÉLAGO CINZA FAZ CONTRASTE ÀS ZONAS AZUIS
16/08/2023 Catado é uma coisa que não tem nada a ver com equipe
15/08/2023 Clube Metropolitano dos Prefeitos está de volta!
17/07/2023 CLUBE DOS PREFEITOS: PROPOSTAS À DIREÇÃO
03/07/2023 Filippi foge do ônus petista em Diadema e ignora Economia
23/06/2023 Quando vai acabar a viuvez do Fórum da Cidadania?
22/06/2023 Quem não quer ver do alto caos logístico da região?
06/02/2023 Prefeitos disputam prova de revezamento às avessas
20/01/2023 Dez armadilhas e o Teste de Confiança no Grande ABC
22/12/2022 Nada é mais lucrativo que bancar custo da integração
21/12/2022 Demorou para o Clube dos Prefeitos sair da pasmaceira