Imprensa

Reformismo solapado (19)

DANIEL LIMA - 07/03/2007

Nesta nova edição que recupera a história que passei como diretor de Redação do Diário do Grande ABC, os leitores deste Capital Social Online vão provavelmente entender o que é jornalismo muito além do glamour que alguns irresponsáveis vendem nas escolas de comunicação. Mais que qualquer coisa, o que procuro transmitir aos colaboradores do Diário do Grande ABC na edição de 25 de outubro de 2004 da newsletter Capital Digital Online é o empenho que todos deveriam ter em defesa da informação qualificada.


Grande ABC, segunda-feira, 25 de outubro de 2004


Um domingo de transtornos
por causa da baixa qualidade


A fragilidade da reportagem que virou manchete principal de primeira página desta segunda-feira só não comprometeu o jornal porque, em tempo, fizemos uma blitz com o Secretário Eduardo Reina. Infelizmente, tive de deixar minha residência num domingo à noite para ajudar a imprimir à matéria alterações substanciais que nada mais significariam que uma meia-sola muito da vagabunda, mas indispensável, por causa do horário.


Entrarei em detalhes técnicos sobre a matéria numa reunião específica hoje, mas o fato é que sinto o rufar de evidente premonição, por assim dizer: estamos completamente despreparados para dar suporte a uma questão fundamental da regionalidade que pretendemos para o jornal e que a campanha eleitoral tem quebrado o galho: não contamos com qualidade estável para suportar o tranco de primeiras páginas fortes, respeitáveis, assim que as eleições se forem.


Resumidamente, a matéria sobre a falência do IML no Grande ABC, obrigação do governo do Estado, pecava por vários aspectos. Por falta de qualidade textual, por causa de copidescagem minimamente qualificada, por abordagem sofrível, por falta de embocadura de manchete e muito mais. Não creio que a repórter seja setorista de saúde. Espero estar redondamente enganado, mas acho que se a Secretaria e os editores não entenderem que o jornal precisa de melhoria contínua, estaremos todos fritos.


Francamente, e escrevo isso sem a menor preocupação em ser politicamente correto, meu fígado não resistirá a novas jornadas como a de ontem à noite.


Não é possível — e vou cobrar da Secretaria e dos editores — que o jornal trate a qualidade textual, gráfica e informativa com descuido. Temos de ser insistentemente intolerantes com a baixa qualidade, porque senão levaremos nossos leitores à negligência e, portanto, longe do reformismo que tanto imaginamos.


Infelizmente, não fosse um telefonema — entre tantos no domingo — para saber detalhes sobre a manchete principal do jornal, teríamos publicado uma matéria muito abaixo do mínimo que exijo e que os leitores cobram. Não poderíamos jamais ter chegado a esse ponto, ao ponto de o diretor de Redação deixar sua família num domingo à noite para corrigir bobagens. Não é essa vida que imagino para mim e para meus filhos. E nem para este jornal.


Portanto, exijo dos senhores editores e da Secretaria compromisso sistemático com a qualidade. Sei que os equipamentos obsoletos que infestam a Redação atrapalham, mas não podem ser justificativa eterna. O modelo operacional que implantei na revista LivreMercado é meu sonho e hei de botá-lo em prática. Sei que isso não agrada a alguns profissionais culturalmente deformados pela baixa qualidade de fechar jornal, em vez de fazer jornal, mas não aceito alternativa. Ou melhoramos o modus operandi dessa Redação ou não teremos futuro.


Não é por ser diário que o jornalismo tem de ser de baixa qualidade. Há vários exemplos de jornais diários que atendem a requisitos mínimos de robustez redacional.


CONTEXTUALIZANDO
Não tinha hora nem dia para atuar. O sacrifício familiar é algo que jamais esquecerei, porque, em verdade, quase a perdi. Minha saúde também quase foi para o beleléu. A reforma daquele produto era uma tarefa extremamente extenuante.


Leiam também:


Reformismo solapado (18)


Leia mais matérias desta seção: Imprensa

Total de 1859 matérias | Página 1

16/09/2024 Diário: Plano Real que durou nove meses (14)
13/09/2024 Diário: Plano Real que durou nove meses (13)
11/09/2024 Diário: Plano Real que durou nove meses (12)
09/09/2024 Diário: Plano Real que durou nove meses (11)
05/09/2024 Diário: Plano Real que durou nove meses (10)
03/09/2024 Diário: Plano Real que durou nove meses (9)
21/08/2024 Diário: Plano Real que durou nove meses (8)
15/08/2024 Diário: Plano Real que durou nove meses (7)
08/08/2024 Diário: Plano Real que durou nove meses (6)
02/08/2024 Diário: Plano Real que durou nove meses (5)
25/07/2024 Diário: Plano Real que durou nove meses (4)
16/07/2024 Diário: Plano Real que durou nove meses (3)
10/07/2024 Diário: Plano Real que durou nove meses (2)
04/07/2024 Diário: Plano Real que durou nove meses (1)
13/06/2024 CapitalSocial: atacado do atacado e livro histórico
09/05/2024 Perguntas para o deputado Manente
08/05/2024 Veja as perguntas ao sindicalista Martinha
07/05/2024 Veja todas as perguntas ao vereador Carlos Ferreira
06/05/2024 Ao Judiciário e ao MP: acusado faz ameaça