Imprensa

Reformismo solapado (22)

DANIEL LIMA - 07/03/2007

Naquele 10 de novembro de 2004 resolvi fazer uso de metáfora para me comunicar ainda mais com os colaboradores do Diário do Grande ABC. A recuperação temporal das edições da newsletter Capital Digital Online vem obtendo a aprovação e o nível de leitura que imaginava, principalmente entre aqueles que também colocam o jornalismo como atividade pública acima de interesses mercantis. Boa leitura.


Grande ABC, quinta-feira, 10 de novembro de 2004


Jornalismo e telenovela,
eis a fórmula do sucesso


Uma das fórmulas mais poderosas de fazer do jornalismo atividade diária de sucesso de público e bilheteria é inspirar-se na cultura nacional de telenovela. Jornalismo diário e telenovela são semelhantes. Precisamos manter a expectativa dos leitores sobre a edição do dia seguinte. Mas para isso é indispensável que o hoje seja instigante.


Aos poucos — e espero que não haja interrupção no processo — estamos conseguindo amarrar série de pautas sobre as quais devemos impor marcação forte até que se extingam por fadiga do material. CDP, IML, UFABC, orçamentos públicos e tantas outras questões estão vivas nas páginas do jornal. E assim tem de ser.


Não podemos abandonar o barco temático. Descuidar-se da repercussão de assuntos relevantes é jogar na lata do lixo a oportunidade de saciar o interesse do leitor. É algo como um descuidado autor de telenovela de um capítulo em que a vilã apanha da heroína e, na noite seguinte, espetáculo recomeçado, a cena simplesmente desaparece por negligência ou esquecimento.


Precisamos arrancar de nossas pautas as matérias varejistas, sem substância, que ficam bem, quando ficam, se bem tratadas, em colunas específicas. Temos de deixar de banalizar nossas páginas. E a melhor maneira de fazer essa obra é contrariar a demanda burra que muitos tentam nos impingir. Vamos reagir. Vamos analisar com mais critério o que é e o que não é interessante aos leitores. Não podemos alçar às páginas gente sem expressão. Gente que só faz lobby. Gente que só quer se locupletar. Talvez a licença poética disso tudo seja o InformeDiário.


Estou preparando série de pautas para Economia, para Política e também para Setecidades. São questões que estão aí e que precisam ser colocadas em nossas páginas. Aliás, foi o que fizemos nas sete edições da Sabatina Diário. Uniformizamos conceitualmente aqueles encontros. Consolidamos questionamentos que fugiram da extemporaneidade. Vamos insistir em matérias que digam respeito à metropolização do Grande ABC. Precisamos transpor para o jornal o compromisso histórico da revista LivreMercado nessa área.


Essa é uma das razões, aliás, que me fez produzir a matéria de hoje sobre o novo remelexo geopolítico da Região Metropolitana de São Paulo. Temos mais assuntos para tratar. É uma pena que não contamos, no jornal, com especialista no assunto. Porque ao longo dos anos o jornal ignorou o assunto, embora esteja na boca do forno.


Vamos transformar questões metropolitanas em telenovelas também. Para chamar audiência constante. Vivemos num País de 19 milhões de habitantes, como poderia ser definida a RMSP. Pouca gente se apercebeu disso. Preferem os jornais paulistanos direcionar esforços a Brasília. Por isso cobrem muito mal a administração municipal paulistana e, principalmente, a atuação do governo do Estado na RMSP. Não é à toa que, em período eleitoral, descarrega-se um caminhão de informações verdadeiras mas oportunísticas.


Bola para a frente. Não esqueçamos das telenovelas que nos prendem. O jornal precisa ser um grande CDP de informação e análise regionais. Com a diferença que o “P” não deve ser de provisório, mas de permanente.


CONTEXTUALIZANDO
Há muito tempo metropolização voltou a ser palavrão no léxico do jornalismo diário local e também nos veículos paulistanos. De vez em quando todos são obrigados a tirar os olhos de Brasília e enxergar o buraco do Metrô. Mas logo voltam à rotina da irresponsabilidade editorial.


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