A cronologia desse resgate da memória da Redação do Diário do Grande ABC no período em que dirigi uma equipe empenhadíssima na recuperação da qualidade do jornal não bate com a cronologia da newsletter Capital Digital Online, o meio eletrônico que usamos para chegar a todos os colaboradores daquela empresa. Se esta série está no número 31, a newsletter que segue atingia o número 42. Explica-se: alguns textos de terceiros, de outras publicações, utilizados para reforçar nossa pregação, acabaram descartados nessa volta ao passado. Boa leitura.
Grande ABC, segunda-feira, 14 de fevereiro de 2005
Primeiro Plano reformatado,
com espírito de regionalidade
Uma das mudanças que introduzimos no jornal está impressa diariamente no Primeiro Plano, de Economia. Estamos publicando a cada dia o perfil de uma pequena empresa do Grande ABC. Gente que empreende. Gente que produz. Gente com esperança de resistir a um mercado muito competitivo. Gente que dificilmente tinha acesso às páginas do jornal. Gente que era simplesmente esquecida, porque o jornal trabalhava principalmente com releases de assessorias de imprensa de grandes corporações e instituições diversas.
O que aplicamos conceitualmente no Primeiro Plano, em realidade, é uma reintrodução. Em tempos passados, inclusive quando Editor de Economia deste jornal, introduzimos o princípio da valorização dos empreendimentos locais como prova de que temos compromisso com a regionalidade. A revista LivreMercado, que veio depois, é exatamente isso e muito mais.
Por isso, quem pretender colaborar com nossa empresa e também estimular os empreendedores de pequeno porte, está convidado a nos informar sobre as potenciais reportagens. Só teremos a ganhar com isso. Em forma de prováveis futuros anunciantes. Ou mesmo de anunciantes já ativos do jornal e da revista do Grupo Diário.
Jogamos no lixo, literalmente, os releases que não são de interesse regional. Ou reciclamos o material, caso haja importância, produzindo pautas específicas, fora do Primeiro Plano. O que não permitimos mais é que o Primeiro Plano seja tapa-buraco, algo sem importância. Como, infelizmente, foi durante muito tempo, por absoluta falta de estratégia editorial.
CONTEXTUALIZANDO
Como podem observar os leitores, não tinha nada a esconder quando me dirigia aos jornalistas e demais colaboradores da empresa. Muito menos preconceito contra empreendimentos privados. A coluna Primeiro Plano era um espaço jornalístico para divulgar as atividades principalmente de pequenas e médias organizações. A regionalidade da coluna estava conectada ao Planejamento Estratégico Editorial.
Leiam também:
Total de 1859 matérias | Página 1
16/09/2024 Diário: Plano Real que durou nove meses (14)