Imprensa

Reformismo solapado (35)

DANIEL LIMA - 08/03/2007

Não falta quem me encontre na rua ou em algum estabelecimento comercial para me indagar: “puxa, como você escreveu no tempo que estava no Diário” — referindo-se à reprodução da newsletter Capital Digital Online que, hoje, tem novo capítulo, agora de 28 de fevereiro de 2005. Respondo francamente que aquilo que andam lendo na Internet é apenas uma parte do quanto produzi em textos naquele período, embora fosse tradição (e agora é muito mais que isso) que diretor de Redação não tinha obrigação de escrever mais que o Editorial. Escrever, digo a todos, é minha terapia. Se dá dor de cabeça em eventuais desafetos, problema deles. Boa leitura.


Grande ABC, segunda-feira, 28 de fevereiro de 2005


Leitura é a base de tudo.
Quem não leu, já perdeu!


É inegável que temos alguns problemas na Redação, cujas resoluções não podem mais ser postergadas. Outros problemas, menos graves, podem ser administrados. A sapiência está em saber distinguir o emergencial do suportável, sempre tendo em vista o que chamaria de cronologia ancorada no Planejamento Estratégico Editorial.


Vivemos situações complicadíssimas. Ouço atentamente os responsáveis pela secretaria e também pelas editorias, os quais participam diariamente de reuniões de pauta com este profissional. Reuniões de pauta que, aliás, tratam sistematicamente de questões conceituais. Editores e secretários são disseminadores da nova cultura do jornal. Qualidade, qualidade e qualidade — eis nossas três prioridades. E, todos sabem, ainda estamos muito longe do necessário.


Temos profissionais que não conseguem compreender que há novos tempos na Redação. Talvez até compreendam, mas não conseguem reagir. Provavelmente não se empenham e não se empenharam como deveriam nesse ofício ao longo dos anos. Ser bom jornalista é processo histórico que começa, segue e se consolida principalmente com uma ação: leitura voraz, meticulosa, detalhista, crítica, avaliativa. Quem não lê fora do ambiente de trabalho durante pelo menos duas horas diárias pode esquecer que não será jamais bom jornalista. Será um depositário de informações, sem qualificações para ancorar as matérias — sim, ancorar as matérias, que é o grande mote da informação qualificada.


Os finais de semana são experiência corriqueira de duplicidade de minha carga de leitura. Chego a acumular 12 horas de avidez. E olha que tenho tempo ainda para muita coisa. Quem não tem foco está perdido. E só se tem foco com conhecimento. E conhecimento não se compra. É extrato divinamente resultante de esforço individual. Nenhuma tecnologia é capaz de substituir o aprendizado proporcionado pela leitura.


CONTEXTUALIZANDO
Meus filhos sabem mais que ninguém o quanto me dedico à profissão que abracei aos 14 anos de idade. E sabem também o quanto recomendo que leiam, leiam e leiam muito, seja o que for, até que possam depurar os insumos disponíveis. Escrever é a extensão do conhecimento acumulado. Quem não lê, coalha.


Leiam também:


Reformismo solapado (34)


Leia mais matérias desta seção: Imprensa

Total de 1971 matérias | Página 1

20/02/2026 BARCAÇA DA CATEQUESE E O GATABORRALHEIRISMO (21)
13/02/2026 BARCAÇA DA CATEQUESE E O GATABORRALHEIRISMO (20)
06/02/2026 BARCAÇA DA CATEQUESE E O GATABORRALHEIRISMO (19)
30/01/2026 BARCAÇA DA CATEQUESE E O GATABORRALHEIRISMO (18)
23/01/2026 BARCAÇA DA CATEQUESE E O GATABORRALHEIRISMO (17)
16/01/2026 BARCAÇA DA CATEQUESE E O GATABORRALHEIRISMO (16)
09/01/2026 BARCAÇA DA CATEQUESE E O GATABORRALHEIRISMO (15)
22/12/2025 QUANDO FAKE NEWS MERECEM DESPREZO
19/12/2025 BARCAÇA DA CATEQUESE E O GATABORRALHEIRISMO (14)
12/12/2025 BARCAÇA DA CATEQUESE E O GATABORRALHEIRISMO (13)
05/12/2025 BARCAÇA DA CATEQUESE E O GATABORRALHEIRISMO (12)
03/12/2025 DIÁRIO 20 MIL É FIEL RETRATO HISTÓRICO
28/11/2025 BARCAÇA DA CATEQUESE E O GATABORRALHEIRISMO (11)
21/11/2025 BARCAÇA DA CATEQUESE E O GATABORRALHEIRISMO (10)
14/11/2025 BARCAÇA DA CATEQUESE E O GATABORRALHEIRISMO (9)
07/11/2025 BARCAÇA DA CATEQUESE E O GATABORRALHEIRISMO (8)
06/11/2025 TAPAS CAMARADAS E BEIJOS ARDENTES
31/10/2025 BARCAÇA DA CATEQUESE E O GATABORRALEIRISMO (7)
24/10/2025 BARCAÇA DA CATEQUESE E O GATABORRALHEIRISMO (6)