Imprensa

Reformismo solapado (36)

DANIEL LIMA - 08/03/2007

O que os leitores deste Capital Social Online vão ler na sequência é o conteúdo da newsletter Capital Digital Online de 7 de março de 2005. Faço abordagem breve sobre a Teoria da Produtividade Editorial que implementei na revista LivreMercado e cujos resultados atuais podem ser aferidos na edição de março. Como se sabe, durante nove meses atuei como diretor de Redação do Diário do Grande ABC, entre julho de 2004 e abril de 2005. Como se sabe, também, foi um período do qual não me arrependo entre outras razões porque deixei muitos amigos entre jornalistas que mal conhecia ou mesmo desconhecia e dos quais tenho muita saudade. Só deles, evidentemente. Boa leitura.


Grande ABC, segunda-feira, 7 de março de 2005


Teoria da Produtividade Editorial
segue em frente na revista do Grupo


Há três meses estamos desenvolvendo o que chamo de Teoria da Produtividade Editorial. Estamos aplicando a metodologia na revista LivreMercado, do Grupo Diário. Escrevi recentemente extenso arrazoado sobre o assunto. Estamos saindo da teoria para a prática, para acabar com simplismos metodológicos de aferição de produção da equipe de jornalistas. Uma coisa horrorosa sob qualquer ponto de vista.


Seria chover no molhado, pelo menos para quem entende do assunto, o quanto é risível a introdução de mecanismos de aferição da atividade individual dos jornalistas sem levar em conta série de aspectos que só quem é do ramo pode efetivamente encaminhar. A Teoria da Produtividade Editorial é um caminho nesse sentido, porque não mede produção no jornalismo sem associá-la com produtividade. Como se sabe, produção é uma coisa, produtividade é outra.


Reconheço o interesse de profissionais da casa em lutar pela melhoria dos indicadores de eficiência da empresa. Nada mais salutar, nada mais engajador. Entretanto, há minúcias que saltam do campo exclusivamente técnico. Jornalismo é função que nenhum mágico de gerenciamento corporativo conseguirá enquadrar na medição convencional.


O que fizemos na revista LivreMercado — e podemos provar com números, com informações, com detalhamento conceitual — no campo editorial é uma revolução que, quem sabe, um dia, seja replicada no próprio Diário do Grande ABC.


Um dia poderemos ter o diagnóstico perfeito de toda matéria que foi publicada no jornal, do nascedouro da pauta à impressão final. E medir um monte de indicadores relativos a isso. Inclusive vetores subjetivos, de qualidade do texto, obra exclusiva de jornalistas que entendam do riscado.


CONTEXTUALIZANDO
Salvo falha de memória, este texto foi preparado na sequência de uma tarde mais acalorada na Redação do Diário do Grande ABC, quando descobri que, a mando de gente que não entende nadinha de jornalismo, uma profissional da Redação, sempre solícita às demandas do sexto andar, estava coordenando à revelia do diretor da área uma medição prosaica, imbecil, estúpida, da produção dos repórteres. Sabia que ao dar um esporro naquele servilismo que traía os princípios de relacionamento transparente com a Redação, a repercussão seria desagradável porque o pau mandado utilizado gozava (e ainda goza) de benefícios extra-redacionais.


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