Sociedade

Conselhão Regional vai radiografar o
ambiente da Província do Grande ABC

DANIEL LIMA - 13/02/2012

CapitalSocial está preparando nova bateria de perguntas que integrarão ampla base de consulta sobre o que pensam os formadores de opinião da Província do Grande ABC. A diferença em relação ao que realizamos no ano passado é que desta vez vamos incluir também quem não consta da relação atual de conselheiros editoriais da publicação.  Ou seja: estamos organizando o Conselhão Regional. A lista permanecerá aberta com atualização permanente. Mostraremos quem respondeu e quem não respondeu às questões formuladas.


 


Vamos considerar que os ausentes não têm compromisso regional. Por isso seus nomes permanecerão nas páginas desta revista digital. Entendemos que está na hora de a sociedade saber quem tem vínculos para valer com transformações que lubrificam o futuro. Fugir do Conselhão Regional escancararia indiferença à Província do Grande ABC.


 


Sei que a maioria dos conselheiros editoriais de CapitalSocial (e também aqueles que já integraram o organismo na descontinuada revista LivreMercado) não terá dificuldades em participar desse projeto. Afinal, conhecem de sobra os critérios que adotamos ao longo dos anos à frente do Prêmio Desempenho da revista LivreMercado. Foram 15 anos de sucesso de público, ética e idoneidade. Com a composição do Conselhão Regional não será diferente.


 


Queremos e vamos atualizar a percepção, o pensamento, o conhecimento e a posição dos formadores de opinião. Quem não responder será identificado. Tanto como aqueles que não deixarão de colaborar.


 


Lista sempre aberta


 


A lista de leitores que participarão do Conselhão Regional não estará fechada. A relação poderá ser ampliada na medida em que leitores também pretenderem participar e tiverem nomes confirmados pela coordenação-geral deste jornalista. Abriremos as portas a todos que têm a contribuir para a cidadania regional.


 


Para evitar eventuais dores de cabeça o Conselhão Regional terá as respectivas respostas individuais mantidas sob sigilo. O receio de retaliações não justificará afastamento. Queremos tomar o pulso da sociedade regional, por isso só revelaremos o posicionamento de leitores que se manifestarem pela individualização das respostas e de eventuais análises fora dos questionários-padrão.


 


Diferentemente do ano passado, adotaremos nesta temporada detalhismo mais profundo na abordagem. Embora os resultados da temporada anterior tenham sido expressivamente úteis e esclarecedores, é preciso mergulhar um pouco mais nas avaliações. Conceitos do Conselhão Regional deverão, com isso, tornarem-se ainda mais sólidos.


 


O que esperamos dessa nova e importante rodada que pretende alcançar a alma da Província do Grande ABC é demonstrar que, embora segmentada, embora claudicante no coletivismo, a sociedade regional respira expectativa de mudanças. Ou estaríamos enganados todos, depois de os resultados do ano passado apontarem claramente nessa direção?


 


Respostas compulsórias


 


A compulsoriedade de respostas expressa na relação dos convidados a participar do Conselhão Regional não é um jogo de cena. É uma quase cobrança desta publicação que sempre assume posições em defesa da sociedade. Se anteriormente, em todas as ações de interação, inclusive em uma década e meia do Prêmio Desempenho, a identidade dos ausentes foi mantida sob sigilo, agora será diferente: é preciso, sob confidencialidade das respostas individuais, que todos os conselheiros participem das enquetes. Ou que a sociedade saiba quem não se interessa pelo andar da carruagem regional.


 


O que CapitalSocial está patrocinando é a continuidade de uma pioneira ação jornalística iniciada nos anos 1990, quando criamos a revista LivreMercado e em seguida o Prêmio Desempenho, o qual envolveu até duas centenas e meia de profissionais de múltiplas atividades na definição da grade dos melhores de cada temporada. Mais tarde, quando este jornalista assumiu a direção de Redação do Diário do Grande ABC, estendeu o formato de cidadania ao conceber pela primeira e única vez na história daquela publicação um Conselho Editorial integrado por membros da sociedade civil. Algo que se esfarelou logo após a saída desse profissional daquele veículo de comunicação.


 


As facilidades de comunicação do mundo digital não podem ser desperdiçadas e tampouco vulgarizadas. CapitalSocial sustenta o dogma de relacionamento construtivista que só desagrada a detratores e predadores de plantão. Contra esses, nada melhor que o peso da comunidade unida virtualmente. É o que se pretende com o Conselhão Regional. Aguardem mais informações.


Leia mais matérias desta seção: Sociedade

Total de 1097 matérias | Página 1

21/01/2025 PAULINHO, PAULINHO, ESQUEÇA ESSE LIVRO!
20/01/2025 CELSO DANIEL NÃO ESTÁ MAIS AQUI
19/12/2024 CIDADANIA ANESTESIADA, CIDADANIA ESCRAVIZADA
12/12/2024 QUANTOS DECIDIRIAM DEIXAR SANTO ANDRÉ?
04/12/2024 DE CÃES DE ALUGUEL A BANDIDOS SOCIAIS
03/12/2024 MUITO CUIDADO COM OS VIGARISTAS SIMPÁTICOS
29/11/2024 TRÊS MULHERES CONTRA PAULINHO
19/11/2024 NOSSO SÉCULO XXI E A REALIDADE DE TURMAS
11/11/2024 GRANDE ABC DOS 17% DE FAVELADOS
08/11/2024 DUAS FACES DA REGIONALIDADE
05/11/2024 SUSTENTABILIDADE CONSTRANGEDORA
14/10/2024 Olivetto e Celso Daniel juntos após 22 anos
20/09/2024 O QUE VAI SER DE SANTO ANDRÉ?
18/09/2024 Eleições só confirmam sociedade em declínio
11/09/2024 Convidados especiais chegam de madrugada
19/08/2024 A DELICADEZA DE LIDAR COM A MORTE
16/08/2024 Klein x Klein: assinaturas agora são caso de Polícia
14/08/2024 Gataborralheirismo muito mais dramático
29/07/2024 DETROIT À BRASILEIRA PARA VOCÊ CONHECER