Com novas 37 matérias disponíveis a um simples click, estamos zerando o estoque parcial do mais substancioso acervo jornalístico dos anos 1990 e 2000 na Província do Grande ABC. Outras dezenas de matérias estão em fase de seleção e recuperação e serão transpostas a esta revista digital. Grande parte do que se sugere à leitura foi publicado originalmente na revista LivreMercado, publicação que comandei por quase duas décadas. Outra parte do material integra os arquivos digitais de CapitalSocial, então em formato de newsletter. Como tantos outros textos, estes também são imperdíveis.
Hão de notar os leitores que este jornalista, autor de 20 dos novos 37 textos, caiu do cavalo da confiança depositada no então prefeito William Dib sobre a pretendida e anunciada reestruturação econômica de São Bernardo. As matérias fazem incursão pelo projeto de Wiliam Dib e provam que este jornalista geralmente errou, quer como autor, quer como editor, quando deixou de lado os mecanismos preventivos e acreditou piamente nos gestores públicos. Por isso me tornei cético, incrédulo, desconfiado e tudo o mais. Por isso decidi criar o Observatório de Promessas e Lorotas.
Os marinheiros de primeira viagem de meus textos – e há muitos a cada dia por conta da democracia da Internet – não sabem o que está por trás do posicionamento geralmente ácido deste jornalista. Tivessem experimentado apenas um pouco as frustrações de quem acreditou em planos de intervenção na economia regional, seriam meus aliados automáticos. Mas nada que um leitor ou outro me desagrade deixa de ser interessante. Há sempre a possibilidade de interlocução também digital.
As matérias sintetizadas nos títulos abaixo estão em ordem cronológica. De baixo para cima. Começam em junho de 2004 e vão até março de 2007. O material acresce ainda mais a qualidade desta revista digital. Além dos 20 textos deste jornalista e 13 de André Marcel de Lima, Vera Guazzelli assina outros dois, enquanto Walter Venturini e Maurício Milani completam o estoque com uma matéria cada.
LivreMercado foi uma obra-prima de jornalismo regional brasileiro mesmo quando, no caso da confiança depositada em William Dib e seu plano de fortalecimento do setor automotivo de São Bernardo, de autoria deste jornalista, determinadas ações se tornaram referência de recuo no ímpeto de confiança e de crédito à revitalização de uma região pródiga em promessas e lorotas.
Leiam:
Até quando metalúrgicos vão resistir ao aperto?
São Caetano a salva região em 10 anos de muitas perdas
Motores Búfalo, monumento concreto do fim de uma era
Como ocupar espaços que sobram na região?
Indústria resiste. Ótima notícia para quem estava afundando
Entrevista com quem passa a vida produzindo entrevistas
Com a faca e o queijo nas mãos
Recuperação sob ameaça cambial
Querem dourar a pílula outra vez
Crise é sinônimo de oportunidade
Estado tem que ser protagonista
Dib decide fortalecer legado regional de JK
Lulacá diminui perdas outra vez
Sindicalista garante retorno de autopeças ao Grande ABC
Prestem atenção: William Dib pode mesmo virar nosso JK
William Dib pode mesmo se tornar JK do Grande ABC
São Bernardo não pode ficar à espera da região
William Dib prepara-se para virar JK regional
Grande ABC reage e reduz em 7,58% perdas do governo FHC
Como não repetir os erros do ABC?
Portas abertas ao aconselhamento
No epicentro da crise econômica
Exportações ao alcance de todos?
Grande São Paulo já não domina a produção industrial paulista
Exclusivo! Grande ABC cresce 5,67% em 2003
Diadema descobre beleza que pode ser ainda maior
Indiana Jones em ação na beleza de Diadema
Grande ABC econômico é diferente de outros blocos
Grande ABC perde com São Paulo em unidades industriais
Total de 1882 matérias | Página 1
08/11/2024 Diário: Plano Real que durou nove meses (31)