Imprensa

Luiz Marinho volta a superar Grana;
Observatório totaliza 68 propostas

DANIEL LIMA - 16/09/2013

O prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho, retomou a liderança do Observatório de Promessas e Lorotas nesta que é a quarta rodada do projeto desenvolvido por CapitalSocial. Marinho ultrapassou o prefeito de Santo André, Carlos Grana, com 280 pontos no passivo. Grana tem 240 pontos, contra 100 de Donisete Braga, prefeito de Mauá, 100 de Paulo Pinheiro, prefeito de São Caetano, 50 pontos de Lauro Michels, prefeito de Diadema, 40 de Gabriel Maranhão, prefeito de Rio Grande da Serra, e 10 pontos de Saulo Benevides, prefeito de Ribeirão Pires. Nenhuma das 68 propostas registradas no OPL foi efetivada pelos chefes de Executivos da Província do Grande ABC.


 


A tendência de Luiz Marinho liderar o Observatório de Promessas e Lorotas, mesmo com a constante ameaça de Carlos Grana, está-se confirmando. Afinal, o petista de São Bernardo está há quatro anos e oito meses na chefia do Executivo, já que foi reeleito em outubro do ano passado. Os demais prefeitos da região são estreantes no cargo. Gradualmente CapitalSocial registra mais propostas de Luiz Marinho. O processo envolve pesquisas nos veículos de comunicação da região que acompanham de perto a gestão do ex-ministro do Trabalho e da Previdência Social do governo Lula da Silva.


 


Quatro dos sete novos apontamentos de CapitalSocial foram publicados em 2012, último ano do primeiro mandato de Luiz Marinho. A maioria dos registros refere-se a obras viárias. Dos 10 novos registros da quarta rodada do Observatório de Promessas e Lorotas, apenas um se enquadra no critério da baixa possibilidade de concretização e que, portanto, configura potencial “lorota’”. Trata-se do anúncio de Carlos Grana de, contando com reforço do governo estadual e do governo federal, entregar algumas centenas de moradias que comportariam moradores de risco da Chácara Baronesa, na divisa entre Santo André e São Bernardo.


 


CapitalSocial continua à espera das primeiras boas notícias dessa leva de promessas e lorotas. Na medida em que as propostas deixarem o espectro de passivos, ou seja, quando se tornarem realidade, um ranking de eficiência começará a se desenhar. A conta será simples: os 10 pontos negativos de cada proposta considerada “promessa” e os 20 pontos de cada proposta considerada “lorota” serão subtraídos da coluna de passivos e formará a coluna de ativos. A divisão dos pontos positivos por pontos negativos determinará a média de eficiência. Isso significa que quanto mais propostas um determinado prefeito tiver registrado no Observatório de Promessas e Lorotas, mais dificuldades encontrará para consolidar média exponencialmente positiva de pontos.


 


Vejam, em detalhes, todas as novas propostas registradas no Observatório de Promessas e Lorotas:


 


Administração Carlos Grana


 


 Em 9 de agosto de 2013 Carlos Grana anuncia que a urbanização do Núcleo Pintassilgo, nas imediações do Parque do Pedroso e da Represa Billings, está com os dias contados. Ocupando de forma irregular uma área há mais de quatro décadas, a regularização e a urbanização do núcleo foram prometidas pelo prefeito Aidan Ravin dois anos e meio antes. Agora Carlos Grana garante que contratou empresa para elaborar o projeto. Parte das cerca de 1,7 mil famílias terá de ser removida e reassentada em espaços no próprio núcleo, enquanto as que estiverem fora de área de risco serão atendidas por programas de moradia popular. Vale 10 pontos.


 


 Em 1º de setembro de 2013 Carlos Grana promete acabar com as irregularidades habitacionais na Chácara Baronesa. Durante evento que marcou o anúncio de investimentos do governo do Estado naquela área de 340 mil metros quadrados ocupada por mais de 700 moradias irregulares, Carlos Grana disse textualmente ao Diário do Grande ABC: “Faremos atualização cadastral do número de pessoas que moram na área e, em parceria com o Estado e a União, buscaremos solução habitacional”. Em seguida, o prefeito destacou que tem meta de construir cinco mil unidades habitacionais até 2016, mas que o número poderá ser ampliado para sete mil. “Certamente as famílias da Chácara Baronesa estarão contempladas” – afirmou. Vale 20 pontos.


 


Administração Luiz Marinho


 


 Em 17 de abril de 2012 Luiz Marinho anuncia que negocia com a EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) a permissão para que os ônibus intermunicipais utilizem parte do Corredor ABD, de uso exclusivo dos trólebus, administrados pela Metra. O prefeito pretende que pelo menos 10 linhas possam utilizar a faixa segregada na Avenida Brigadeiro Faria Lima, que liga o Centro ao Terminal Ferrazópolis. Em troca, o Executivo faria mudanças viárias no Paço Municipal para garantir maior fluidez ao transporte público. O projeto batizado Via Livre, prevê o fechamento do retorno entre a Praça Samuel Sabatini e a Guarda Civil para carros de passeio, trajeto que seria ocupado apenas por ônibus. Passam por São Bernardo 56 linhas intermunicipais, das quais 21 percorrem a Faria Lima.  A expectativa do secretário de Transportes e Vias Públicas de São Bernardo, Oscar Silveira Campos, é de que os ônibus comecem a utilizar a via segregada ainda em 2012. Vale 10 pontos.


 


 Em 7 de maio de 2012 o secretário de Transportes e Vias Públicas de São Bernardo, Oscar Silveira Campos, anuncia que até o final de 2013 motoristas terão nova opção de acesso à Avenida Pereira Barreto, porque a Prefeitura irá estender a Rua Kara. Com cerca de 600 metros de extensão, a Rua Kara liga a Avenida Kennedy à Avenida Senador Vergueiro. A proposta é ampliar em 800 metros, cruzando a Avenida Aldino Pinotti até chegar à Pereira Barreto. Vale 10 pontos.


 


 Em 1º de junho de 2012 Luiz Marinho apresenta formalmente projeto de requalificação da Rota do Peixe, formada por restaurantes que sobraram na Estrada do Mar, às margens da Represa Billings. Dos cerca de 30 restaurantes da área, restaram apenas três. Os terrenos pertencem à Emae (Empresa Metropolitana de Águas e Energia). Uma ação na Justiça solicitando suspensão do processo de integração de posse foi anunciada pela Prefeitura. O projeto apresentado à Emae pela Prefeitura consiste, segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Jefferson José da Conceição, em potencializar e valorizar os recursos naturais, fomentar o lazer e o turismo local e revitalizar os empreendimentos existentes. Entre as ações estão a criação de um portal da Rota do Peixe, bolsões de estacionamento, ciclovias e redutores de velocidade, além de sinalização turística. Vale 10 pontos.


 


 Em 22 de junho de 2012 Luiz Marinho anuncia a construção de mais um viaduto na Rodovia Anchieta, próximo à divisa com São Caetano. A intenção, segundo o jornal Diário do Grande ABC, é desafogar o tráfego nas saídas do quilômetro 13 e do quilômetro 14 da rodovia, com acesso aos bairros Rudge Ramos e Taboão. A área sofre diariamente com congestionamentos nos horários de pico por causa de universidades e empresas instaladas nas imediações. Segundo Marinho, a intenção é começar a construir o viaduto após a implementação de 11 novos corredores de ônibus em São Bernardo, previstos, segundo ele, para serem entregues no início de 2014. Vale 10 pontos.


 


 Em 3 de fevereiro de 2013 Luiz Marinho anuncia que as obras de ampliação e duplicação da Avenida Lauro Gomes serão iniciadas no mês seguinte. A previsão é de que as intervenções sejam concluídas no fim de 2014. O investimento é de R$ 60 milhões. O trecho de aproximadamente um quilômetro entre a Avenida São João Batista e a Estrada das Lágrimas será duplicado. A partir desse ponto, será construída outra pista, que também terá extensão de cerca de um quilômetro. Ainda serão construídos dois acessos da Lauro Gomes à Doutor Rudge Ramos, um dos quais passará por trás do Auto Shopping Cristal e desembocará em frente à Avenida do Taboão. A segunda passagem será próxima à divisa com a Capital. Pelo menos 10 terrenos terão de ser desapropriados. Os novos acessos diminuiriam os congestionamentos na divisa de São Bernardo com São Caetano nas proximidades do Instituto de Engenharia Mauá. Vale 10 pontos.


 


 Em 14 de março de 2013 Luiz Marinho anuncia que até o final de abril serão iniciadas as obras de prolongamento da Avenida Aldino Pinotti até a Praça Samuel Sabatini, onde se localiza o Paço Municipal. O novo trecho terá 200 metros e deverá levar quatro meses para ficar pronto. A extensão passará pelo estacionamento do Shopping Metrópole. Vale 10 pontos.


 


 Em 10 de maio de 2013 Luiz Marinho anuncia que um trecho de aproximadamente 400 metros da Avenida Winston Churchill será alargado, entre as Avenidas Senador Vergueiro e Vergueiro. A Winston Churchil é importante ligação do Rudge Ramos com o Bairro Valparaiso, em Santo André. Segundo o secretário de Transportes e Vias Públicas, Oscar Silveira Campos, não será necessário desapropriar imóveis, já que há espaço do lado direito da pista sentido Santo André. Serão feitas duas faixas de rolamento estreitas. “Vamos construir recuos para que os motoristas que querem fazer conversão à esquerda possam aguardar sem atrapalhar o trânsito”, afirmou o secretário. Vale 10 pontos.


 


Administração Lauro Michels


 


 Em 7 de agosto de 2013 Lauro Michels anuncia que solicitou ao Ministério da Saúde aporte de R$ 45 milhões para reformar o Hospital Municipal no Bairro Piraporinha. A proposta é de revitalizar todos os 10 andares do maior complexo hospitalar de Diadema, considerado um dos pontos de maior dificuldade administrativas. O prédio conta com 206 leitos e registra média mensal de 1.650 consultas. Vale 10 pontos. 


Leia mais matérias desta seção: Imprensa

Total de 1882 matérias | Página 1

08/11/2024 Diário: Plano Real que durou nove meses (31)
06/11/2024 Maioria silenciosa sufoca agressão de porcos sociais
06/11/2024 Diário: Plano Real que durou nove meses (30)
04/11/2024 Diário: Plano Real que durou nove meses (29)
31/10/2024 Diário: Plano Real que durou nove meses (28)
29/10/2024 Diário: Plano Real que durou nove meses (27)
28/10/2024 OMBUDSMAN DA SOLIDARIEDADE (2)
25/10/2024 OMBUDSMAN DA SOLIDARIEDADE (1)
24/10/2024 Diário: Plano Real que durou nove meses (26)
21/10/2024 Diário: Plano Real que durou nove meses (25)
18/10/2024 Diário: Plano Real que durou nove meses (24)
16/10/2024 PAULINHO SERRA É PÉSSIMO VENCEDOR
15/10/2024 Diário: Plano Real que durou nove meses (23)
11/10/2024 MEIAS-VERDADES E MENTIRAS NA MIRA
09/10/2024 Diário: Plano Real que durou nove meses (22)
03/10/2024 Diário: Plano Real que durou nove meses (21)
01/10/2024 CARTA ABERTA AOS CANDIDATOS
01/10/2024 Diário: Plano Real que durou nove meses (20)
27/09/2024 Diário: Plano Real que durou nove meses (19)