Nenhum dos municípios que integram o G-20, o grupo de elite econômica do Estado de São Paulo, exceto a Capital, aumentou como Diadema a frota de veículos de passeio durante os quase completos 13 anos de administração federal petista. E nenhum Município avançou tão pouco durante o período como São Caetano, líder do ranking de motorização do G-20. Os resultados metabolizados por CapitalSocial com suporte técnico da IPC, empresa especializada em potencial de consumo, é espécie de resumo da ópera econômica do governo petista: as classes populares ganharam substancialmente com medidas econômicas voltadas ao consumo, enquanto a classe média, sacrificada pela recarga tributária, sofre as consequências do pantagruelismo do Estado.
O G-20 criado e organizado por CapitalSocial é um conglomerado de municípios paulistas com população próxima à da Capital. São 10,5 milhões de habitantes, ante 11,7 milhões da cidade de São Paulo. A maioria dos representantes do G-20 é formada por municípios da Região Metropolitana de São Paulo e destaques regionais das áreas de Campinas, São José dos Campos e Campinas. Ribeirão Preto, Santos, Piracicaba e São José do Rio Preto são exceções.
O período que definiu o ranking de motorização, cuja fonte primária de dados é o Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), tem o ano de 2002 como base de operação. Justamente o último ano de oito temporadas da gestão de Fernando Henrique Cardoso. Os números vão até novembro deste ano. Diadema só não é campeã disparada de motorização no período porque Barueri e Osasco aparecem bem próximas no retrovisor. Diadema cresceu 117,8% no estoque de veículos de passeio, ante 108,6% de Barueri e 104,4% de Osasco.
No extremo oposto de motorização durante os 13 anos petistas está São Caetano com sua classe média historicamente bem abastecida de bens materiais e que naturalmente não apresenta a mesma velocidade dos retardatários em consumismo veicular: cresceu 26,4% no período, mas mantém taxa de motorização campeã entre as 20 cidades mais importantes do Estado. Santo André e São Bernardo assemelharam-se no rendimento, com crescimento de 49,2% e 52,5%. Mauá se aproximou de Diadema com avanço de 77%.
Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra integram a Província do Grande ABC mas não têm expressão econômica para constar do G-20 do Estado. Rio Grande da Serra avançou 169,7% no estoque de veículos de passeio no período, ante 115,2% de Ribeirão Pires. No conjunto, os dois municípios contam em 2013 com 51.689 automóveis, dos quais 41.710 em Ribeirão Pires e 9.979 em Rio Grande da Serra. O total não chega a 5% dos veículos de passeio na Província do Grande ABC – são exatamente 4,73% da frota. E nem a 1,5% do total do G-20.
Santo André em segundo
No conjunto, o G-20 avançou em 13 anos petistas 61,5% no índice de motorização: em 2002 contava com 2.249.912 veículos de passeio, ante 4.169.158 em 2013. O resultado é inferior somente a oito municípios: além de Diadema, Barueri e Osasco, os primeiros colocados, sempre pela ordem decrescente, são Guarulhos, Sumaré, Mauá, Mogi das Cruzes e Sorocaba.
A liderança de São Caetano na taxa de motorização de veículos de passeio no G-20 não pode ser considerada folgada. Segundo dados do Denatran, São Caetano em 1,59 morador para cada veículo, mas está ameaçada de perto por Santo André com 2,03 e Campinas com 2,04. Na outra ponta, entre os últimos colocados do G-20, o crescimento de Diadema não foi suficiente para deixar a lanterninha, com índice de 3,60 moradores por veículo de passeio. Mauá ocupa posição imediatamente inferior com índice de 3,49.
Veja o ranking de motorização do G-20:
1. São Caetano ocupa a liderança com 1,59 morador por veículo, resultado de 98.299 automóveis para 156.362 moradores.
2. Santo André registra 2,03 moradores por veículo, resultado de 346.895 automóveis para população de 704.942.
3. Campinas registra 2,04 moradores por veículo, resultado de 560.904 automóveis para população de 1.144.862.
4. Jundiaí registra 2,12 moradores por veículo, resultado de 185.857 automóveis para população de 393.920.
5. São Bernardo registra 2,21 moradores por veículo, resultado de 364.175 automóveis para população de 805.895.
6. São José do Rio Preto registra 2,31 moradores por veículo, resultado de 187.591 automóveis para população de 434.039.
7. Sorocaba registra 2,39 moradores por veículo, resultado de 263.758 automóveis para população de 629.231.
8. Ribeirão Preto registra 2,42 moradores por veículo, resultado de 268.816 automóveis para população de 649.556.
9. Piracicaba registra 2,43 moradores por veículo, resultado de 158.726 automóveis para população de 385.287.
10. Paulínia registra 2,52 moradores por veículo, resultado de 36.735 automóveis para população de 92.668.
11. São José dos Campos registra 2,58 moradores por veículo, resultado de 261.334 automóveis para população de 673.255.
12. Taubaté registra 2,63 moradores por veículo, resultado de 112.861 automóveis para população de 296.431.
13. Osasco registra 2,76 moradores por veículo, resultado de 250.402 automóveis para população de 691.652.
14. Barueri registra 2,78 moradores por veículo, resultado de 92.237 automóveis para população de 256.756.
15. Santos registra 2,98 moradores por veículo, resultado de 145.115 automóveis para população de 433.153.
16. Sumaré registra três moradores para cada veículo, resultado de 86.313 automóveis para população de 258.556.
17. Mogi das Cruzes registra 3,13 moradores por veículo, resultado de 132.689 automóveis para população de 414.907.
18. Guarulhos registra 3,47 moradores por veículo, resultado de 374.163 automóveis para população de 1.299.249.
19. Mauá registra 3,49 moradores por veículo, resultado de 127.434 automóveis para população de 444.136.
20. Diadema registra 3,60 moradores por veículo, resultado de 112.841 automóveis para população de 406.718.
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