O prefeito de Ribeirão Pires já não é o mais discreto dos chefes de Executivos da região segundo medição do Observatório de Promessas e Lorotas, uma criação desta revista digital. Os 30 pontos negativos que colocavam Saulo Benevides na condição de mais equilibrado entre os eleitos há dois anos agora são 90 pontos. O acréscimo se deve ao pacote de lorotas que apresentou à sociedade na semana passada, a propósito de mais um aniversário da cidade.
Saulo Benevides está distantíssimo do líder em promessas e lorotas, Carlos Grana, prefeito de Santo André, que totaliza 850 pontos, ou do vice-líder em propor o que não entrega, o prefeito Luiz Marinho, de São Bernardo, com 590 pontos. Mas Saulo Benevides deixou para trás o prefeito de Rio Grande da Serra, Gabriel Maranhão, que soma 50 pontos. E ameaça outros prefeitos da região: Donisete Braga, de Mauá, tem 150 pontos, contra 120 pontos de Lauro Michels, de Diadema, e 110 de Paulo Pinheiro, de São Caetano. Provavelmente a salvação do prefeito de Ribeirão Pires é que cidades também só fazem aniversário uma vez por ano.
Há uma diferença básica de pontuação entre lorota e promessa, adotada pelo Observatório de Promessas e Lorotas. São 10 pontos negativos para cada anúncio de obras dos prefeitos e secretários que se encaixam no conceito de promessa, ou seja, de algo que potencialmente pode ser concretizado. Já lorotas, de improvável execução, valem 20 pontos cada.
Saulo Benevides incidiu na categoria de lorota ao anunciar na semana passada a construção de um teleférico, de um parque temático e de uma fábrica artesanal de chocolate. As declarações do prefeito de Ribeirão Pires estão impressas no suplemento do Diário do Grande ABC de aniversário do Município. As declarações:
É importante lembrar que a ideia é o turismo ser cada dia mais desenvolvido em Ribeirão Pires. Nós já temos um turismo natural, como a qualidade do ar. Mas ainda faltava uma foto para o nosso cartão-postal, e para sanar esse problema vamos construir o teleférico. Essa será a maior obra de cunho turístico do Estado de São Paulo. Serão R$ 22 milhões de verbas carimbadas que só podem ser usadas no turismo, metade vinda do governo federal e a outra metade do governo do Estado. Ou seja, zero do Município. O trajeto e muito bacana e vai sair da área central até o Morro Santo Antônio, passando paralelo à nossa represa. Além disso, teremos um parque temático lá e uma fábrica artesanal de chocolate, criando uma identidade para o festival também – disse o prefeito de Ribeirão Pires.
Revolução jornalística
O Observatório de Promessas e Lorotas é uma revolução no jornalismo verde e amarelo. Fosse a atividade mais rigorosa com os poderes públicos, especialmente com gestores municipais, estaduais e federais, o placar que dimensionaria até que ponto a sociedade consome informações fantasiosas poderia ser instalado nas respectivas sedes dos governantes.
Já imaginaram os leitores se os Legislativos municipais da Província do Grande ABC não fossem tão submissos aos prefeitos e decidissem caminhar em sintonia com a sociedade? Quem sabe um imenso placar, algo como o que a Federação do Comércio do Estado de São Paulo exibe defronte a sua sede pra medir a carga de impostos, pudesse integrar a paisagem dos paços municipais da região com as respectivas pontuações dos prefeitos de plantão?
Ou alguém em sã consciência, como cidadão e contribuinte, pode admitir que se perpetuem bravatas de gestores públicos em busca de manchetes de jornais sem compromisso com o resultado final?
Lançar as três propostas de Saulo Benevides à categoria de lorota não é exagero. A situação econômica do País não parece apropriada a devaneios de marketing. Mesmo a possibilidade de obter sucesso na tríplice empreitada não desaconselha a rubrica de lorota às obras anunciadas. Muito pelo contrário. Lorotas são catalogadas para serem desafiadas pelos gestores públicos. Tanto quanto as promessas. Saulo Benevides prometeu entregar o teleférico, a fábrica de chocolates e o parque temático até o final de seu mandato. Provavelmente nem que seja reeleito conseguirá a façanha. Se conseguir, Ribeirão Pires agradecerá por tamanha ousadia.
Total de 1884 matérias | Página 1
13/11/2024 Diário: Plano Real que durou nove meses (33)