Vou escrever na edição de amanhã, quarta-feira, um contraponto entre regionalismo e provincianismo. Seriam duas faces da mesma moeda cultural? Juro que esse transtorno de personalidade institucional -- se poderia chamar assim essas manifestações sociais -- jamais me despertou a atenção como insumo filosófico. Agora despertou. Mas isso não quer dizer que vou preparar um texto recheado de conjecturas supostamente eruditas.
Vou ser prático, reto e direto. E vou contar a origem dessa proposta que tem a pretensão provocativa de chamar a atenção dos leitores da Província do Grande ABC. Você sabe mesmo o que significa regionalismo? E provincianismo?
Vou revelar o santo, mas não vou me estender sobre o milagre, que me motivou a escrever o texto que publicarei amanhã. Um leitor do Diário do Grande ABC, cujo nome manterei em segredo absoluto por questão ética, manifestou-se provocativamente contra este jornalista por conta do que escrevi na edição de domingo no “ContextoABC”, coluna que assino como espécie de ombudsman daquela publicação. Mais tarde, ante minha resposta, o leitor, amigo de longa data, disse que apenas quis me cutucar, porque não discordara de fato do que eu escrevera. Mas isso não importa, porque nosso diálogo virtual foi construtivo em todos os sentidos. Tanto que me levou à exploração conceitual de regionalismo e provincianismo.
Inflação, a origem
Quase esqueci que o leitor em questão discordou do fato de que chamei a atenção sobre o que entendi ter sido um erro de edição do Diário do Grande ABC. Aquele jornal elevou quinta-feira passada à condição de manchetíssima (manchete das manchetes de primeira página) a notícia sobre o recorde de inflação no País nos últimos tempos. Considerei que havia duas matérias regionais, de São Bernardo, mais poderosas para ocupar aquele espaço. O que não significava a exclusão da inflação de um bom destaque de primeira página.
Vou explicar mais detalhadamente amanhã a base de sustentação daquela crítica. É importante que o faça, acreditem. Regionalismo e provincianismo são parentes próximos. Regionalismo e provincianismo são distantes mas tão distantes entre si que, paradoxalmente, muitas vezes se avizinham ardilosamente. Ainda mais quando se trata de jornalismo regional. Mais ainda quando se trata de um jornal que decidiu radicalizar, no bom sentido do termo, sua regionalidade explícita e implícita.
Acho que vale a pena esperar pelo texto desta quarta-feira. Somos a Província do Grande ABC entre outras razões porque nos tornamos especialistas em Complexo de Gata Borralheira. Que também tem tudo de conflitivo como objeto de análise sociológica. Provincianismo está para Gata Borralheira assim como Regionalismo está para Cinderela. Entenderam? Vou tentar me safar dessa. Prometo.
Total de 1884 matérias | Página 1
13/11/2024 Diário: Plano Real que durou nove meses (33)