Imprensa

Diário ensandecido
ameaça meus textos*

DANIEL LIMA - 12/04/2015

O Diário do Grande ABC está procurando me sabotar. Bendita sabotagem. Não é que o jornal mais importante da região resolveu atacar para valer nos últimos dias questões simbólicas de novos tempos editoriais? Pensem bem: o que vou fazer se este Diário engrenar uma sequência interminável de reportagens que surpreendam os leitores num primeiro estágio e depois se consolide mais e mais como parceiro indissociável das demandas sociais?
 
O chega prá-la na Pirelli agora com vestimentas e alma chinesas não é pouca coisa para um jornal regional que, como todo jornal regional de verdade, não pode abdicar da autorização explícita da sociedade para atuar incisivamente em sua defesa. E fixar os olhos no futuro da Pirelli deve ser exercício permanente. A extensão a outras empresas também. Não podemos deixar escapar entre os dedos da indiferença companhias tão importantes ao equilíbrio social e econômico da região.
 
Uma pena que à investida editorial deste Diário não tenha havido a correspondente mobilização de supostos forças representativas da sociedade local. A administração municipal fez uma reunião quase secreta com executivos da Pirelli logo após o jornal estampar em manchetíssima que havia algo a ser esclarecido.
 
Soube-se superficialmente dos planos da multinacional sob nova direção. Nada que tranquilize ou que desafie a valer quem quer continuar a ver Santo André como endereço da companhia. O sindicato de trabalhadores está numa luta particular para salvar empregos por conta da crise econômica. Os trabalhadores não foram comunicados sobre as pretensões dos chineses. E as supostas lideranças de entidades de classe ficaram na moita. Eles não sabem o que fazem porque fazem muito pouco. Gostam mesmo é de promover festas.
 
Foco permanente
 
A Pirelli certamente seguirá como foco do jornal. E lamentavelmente não está nos radares das demais mídias da região. Até parece que os jornais impressos e digitais locais se ofenderam com a iniciativa deste Diário e congelaram um assunto que é candente. Aliás, em matéria de distanciamento editorial, a repercussão da agressão do jogador Michael ao fotógrafo Claudinei Plaza, deste Diário, seguiu o mesmo féretro de omissão no caso Pirelli.
 
Juro que pretendia inaugurar esta coluna no Diário com algumas cacetadas no próprio Diário, mas o que posso fazer se a Redação desandou a oferecer um cardápio de primeira linha aos leitores? O compromisso do jornal com a regionalidade, minha eterna saga, pareceu explicitamente sabotador.
 
A situação dos precatórios municipais foi outro assunto explorado. E os caças suecos, então, cuja compra está sendo questionada pelo Ministério Público Federal? A regionalização do temário, porque o prefeito Luiz Marinho está comprometido até o pescoço para o bem e para o mal com a aquisição das 36 unidades do Gripen, é providencial. E deverá ter desdobramentos. Mais uma novela da qual os leitores tanto gostam. Preferencialmente se o final for republicano.
 
Falta uma rua
 
O prefeito de Diadema, Lauro Michels, também entrou no foco maravilhosamente enlouquecido do Diário nesta semana. Onde já se viu alguém, que ainda recentemente apregoou que iria moralizar o mercado imobiliário da cidade, metido numa baita omissão sobre a contrapartida de uma construtora responsável pela construção de 1,6 mil unidades habitacionais numa área nobre? Simplesmente se esqueceram de construir uma rua no meio do empreendimento.
 
Tomara que essa seja a primeira de muitas denúncias sobre mercadores imobiliários, esse mundo à parte de responsabilidade social na região, tomado por arruaceiros legislativos.
 
Como este Diário esteve incansável nos últimos dias, quase me esqueço da manchetíssima que deu conta dos custos do escândalo nas prometidas obras do PAC (Plano de Aceleração do Crescimento) do governo federal. Escancararam-se as cifras e as obras atingidas pela corrupção. Cronogramas estão inexoravelmente defasados. Promessas podem virar lorotas.
 
Duas manchetíssimas
 
A ordem cronológica dessas notícias não importa porque estou zonzo com a multiplicação de reportagens. Já nem sei exatamente se a página inteira que desnuda parte do escândalo da Cidade Pirelli, que está longe de ser completamente esclarecido, foi publicada antes, depois ou mesmo no dia da reportagem sobre o PAC.
 
Pensando bem, ajeitando aqui e ali meus arquivos, eis que descubro que as duas reportagens foram publicadas na mesma edição. Vejam só: o Diário do Grande ABC que num passado ainda recente mal transmitia a ideia de que contava com uma manchetíssima (manchete das manchetes de primeira página) resolveu esnobar e publica duas potenciais manchetíssimas numa mesma edição. Para tanto, a escolha de Sofia favoreceu as obras prometidas do PAC.
 
Vou parar por aqui nesta estreia domingueira porque o espaço se foi e não escondo minha bendita contrariedade ao ver o Diário recheadíssimos de questões substantivas. Tenho a impressão que os acomodados institucionais já começaram a se mexer. Acho até que podem pedir um tempo para repensar o quanto são inúteis numa provável nova quadra de transformações regionais a bordo das páginas deste Diário. Assim o seja. Perder a argumentação de crítico mordaz é meu maior sonho. Talvez vire novelista e lide com ficção de fato, não mais com frustrações de demandas cansadas de guerra.


*Matéria originalmente publicada no Diário do Grande ABC


Leia mais matérias desta seção: Imprensa

Total de 1884 matérias | Página 1

13/11/2024 Diário: Plano Real que durou nove meses (33)
11/11/2024 Diário: Plano Real que durou nove meses (32)
08/11/2024 Diário: Plano Real que durou nove meses (31)
06/11/2024 Maioria silenciosa sufoca agressão de porcos sociais
06/11/2024 Diário: Plano Real que durou nove meses (30)
04/11/2024 Diário: Plano Real que durou nove meses (29)
31/10/2024 Diário: Plano Real que durou nove meses (28)
29/10/2024 Diário: Plano Real que durou nove meses (27)
28/10/2024 OMBUDSMAN DA SOLIDARIEDADE (2)
25/10/2024 OMBUDSMAN DA SOLIDARIEDADE (1)
24/10/2024 Diário: Plano Real que durou nove meses (26)
21/10/2024 Diário: Plano Real que durou nove meses (25)
18/10/2024 Diário: Plano Real que durou nove meses (24)
16/10/2024 PAULINHO SERRA É PÉSSIMO VENCEDOR
15/10/2024 Diário: Plano Real que durou nove meses (23)
11/10/2024 MEIAS-VERDADES E MENTIRAS NA MIRA
09/10/2024 Diário: Plano Real que durou nove meses (22)
03/10/2024 Diário: Plano Real que durou nove meses (21)
01/10/2024 CARTA ABERTA AOS CANDIDATOS