Imprensa

Quantas vezes Luiz Marinho já
apareceu aqui nesta temporada?

DANIEL LIMA - 13/10/2015

Se o leitor tiver paciência vou responder a essa pergunta nos próximos parágrafos deste texto. Mais que isso: vou colocar à disposição de todos o título de cada um desses artigos para que se acione o mecanismo de busca desta revista digital e se tenha à mão o material requisitado. Antes, algumas explicações se fazem necessárias.


 


Primeiro: vou fazer de forma quase sistemática com outros agentes públicos, privados e sociais que atuam na região o mesmo que estou fazendo com Luiz Marinho. Ou seja: vou elencar todas as matérias desta temporada de modo que provoque ainda mais a curiosidade dos leitores sobre as análises que faço diariamente de inúmeros aspectos da região.


 


Segundo: leitores ocasionais desavisados e leitores assíduos mas descuidados precisam entender o espírito público deste site. Aqui não existe espaço e jamais existirá espaço a noticiário superficial ou mesmo mais elaborado. Aqui se constroem reflexões, análises, avaliações. Nosso jornalismo é autoral. Nada do fastfood dominante na Imprensa verde e amarela. Nesta Província, então, a grande massa de informações tem composição oficialesca, à direita ou à esquerda do espectro político-ideológico. São, na maioria das situações, informações sem valor agregado. Os entrevistados tomam conta do barraco de vantagens informativas. Eles deitam e rolam. Nesta revista digital, entretanto, quem imprime o ritmo do jogo a ser jogado, do jogo que está sendo jogado ou do jogo que já foi jogado é este jornalista. É assim, desculpem a franqueza, como se comportam os articulistas da mídia nacional.  Que são poucos, mas importantíssimos para destrinchar valores que estão em disputa em todos os quadrantes.  


 


Terceiro: é natural que, por força da personalização dos textos aqui editados, porque fogem do lugar comum e do mandonismo das fontes de informação que sequestram os veículos de comunicação refratários a análises, é natural, dizia, que se ergam barricadas dos poderosos de plantão, dos mandachuvas e dos mandachuvinhas, para cercear a liberdade de expressão e a liberdade de imprensa. O caso mais notório, porque reincidente na busca de impedir que CapitalSocial mantem-se como ferramenta formadora de opinião, é o do quadrilheiro (segundo o Ministério Público Estadual) Milton Bigucci, presidente do Clube dos Especuladores Imobiliários. As insistentes tentativas de calar este jornalista têm efeito contrário: fico mais atento ao mercado imobiliário, entre outras razões porque é preciso distinguir bons empresários de empresários do tipo de Milton Bigucci.


 


Para ajudar magistrados


 


Colocamos essas três dimensões do processo de produção de CapitalSocial inclusive para que magistrados pouco afeitos ao jornalismo – até porque não são gênios para dominarem conhecimento sobre todas atividades humanas -- entendam as diferenças entre um jornalismo puramente reprodutor de fases interesseiras de jornalismo metabolizado para servir a sociedade.


 


Volto, agora, à origem deste artigo: quantas vezes Luiz Marinho, prefeito de São Bernardo, prefeito dos prefeitos da Província do Grande ABC, ex-ministro de Estado, anunciado candidato petista às eleições ao governo do Estado em 2018, coordenador da campanha de Dilma Rousseff à presidência da República no Estado de São Paulo, líder espiritual dos sindicalistas da CUT (Central Única dos Trabalhadores), entre outras funções oficiais e oficiais, quantas vezes Luiz Marinho foi citado como protagonista ou figurante nesta revista digital nesta temporada? Exatamente 93 vezes, do total de 371 artigos editados desde janeiro. Ou 25% dos textos.


 


Acredito que todas as tarefas executadas por Luiz Marinho mais que explicam a frequência com que está com destaque ou não nestas páginas. Diria, sem falsa modéstia, que são tantos os textos imperdíveis que deveriam ser consumidos independentemente da temporalidade supostamente defasada.


 


Luiz Marinho é fonte inesgotável de intervenções jornalísticas independentes. Como o território prioritário desta revista digital é a Província do Grande ABC, como explicita o próprio slogan (“Regionalidade para ser impressa”), Luiz Marinho será sempre motivo de análises. Goste ou não.


 


Medição autoritária


 


Digo que goste ou não porque recebi informação não oficial de que o prefeito de São Bernardo teria movido queixa-crime contra mim. Não sei do que se trata, mas como sei muito bem o que escrevo neste espaço, não tenho dúvida alguma: é mais uma lambança desse agente público que provavelmente dará nova demonstração de que não entende bulhufas de liberdade de expressão e que mede o tamanho da responsabilidade dos profissionais de imprensa pela possibilidade de calá-los ou não. Luiz Marinho seria uma espécie de Milton Bigucci do Poder Público. Eles se conhecem muito bem. Detestavam-se, aliás. Estranhamente, então, por razões que apenas eles mesmos podem explicar, preferencialmente com a mão direita sobre a Bíblia para que a verdade tenha eventual substância, tornaram-se bastante próximos.


 


Como estou à espera de eventual notificação do queixume judicial de Luiz Marinho, não custa nada os leitores observarem, abaixo, a lista completa dos textos que produzi este ano sobre ele. Vinte e cinco por cento -- repito -- das matérias editadas por mim nesta temporada têm o nome de Luiz Marinho como estrela ou não das análises.


 


Nada mais lógico para quem se entrega a um imenso caudal de projetos. Talvez Luiz Marinho tenha se esquecido de que, por ter atuação multiplica, embora lastimável em vários pontos, está sujeito ao escrutínio do jornalismo independente. Vou adorar receber a suposta intimação para enfrentá-lo nos tribunais. Será sempre uma ótima oportunidade para colocar todos os pingos nos is e demonstrar ao líder petista da região que o consenso que o recepciona, embora nem sempre, nas mais que manjadíssimas reuniões de conselhos populares -- porque os participantes são doutrinados ao aplauso fácil -- não tem extensão privilegiada neste espaço jornalístico.


 


Enfrentar Luiz Marinho nos tribunais significaria oportunidade excepcional para que, desta feita, o Ministério Público retire o lacre da inconsistência investigativa no empreendimento Marco Zero e instale do caso onde, desde o início deveria estar para punição dos infratores. Como, afinal, a gestão de Luiz Marinho transformou um escândalo em conchavo a ponto de sonegar ao Ministério Público o material entregue por mim ao então Procurador-Geral do Município?


 


Vejam Luiz Marinho nas matérias desta temporada:


 


Em Administração Pública foram encontradas 22 matérias:


01/10/2015 Desafio a Marinho: coloque Clube dos Prefeitos para seguir Haddad


22/09/2015 Celso Daniel versus Marinho: falta analisar sete dos 10 Mandamentos


21/08/2015 Luiz Marinho vai se consagrar como prefeito quase obreiro


12/08/2015 Pinheiro e UFABC fazem tabelinha que poderia ter alcance regional


11/08/2015 Veja como peguei carona na entrevista do Repórter Diário com Luiz Marinho


31/07/2015 Prefeitos usam métrica que não combina com crivo da realidade


27/07/2015 Luiz Marinho treme com delação premiada da empreiteira OAS


03/07/2015 Marinho flutua entre Pedro de Lara e Márcia de Windsor. Quem aguenta?


22/06/2015 Província é rebaixada à Série C do Brasileiro de Gestão Fiscal


05/06/2015 Monotrilho une Marinho, Bigucci e também outros especuladores


19/05/2015 O que esperar de um prefeito que faz do vice-prefeito um fantasmão?


15/05/2015 Marinho experimenta do próprio veneno sindical e se dá muito mal


28/04/2015 Marinho terceiriza comando do Paço. Como a CUT vai reagir?


27/04/2015 Prefeito Grana precisa falar a verdade sobre Santo André


24/04/2015 Gestão Luiz Marinho é poço sem fundo de desconfiança


15/04/2015 Vezo autoritário de Luiz Marinho aparece sempre na hora do aperto


10/04/2015 Que tal comemorar aniversário da cidade com sabatina do prefeito?


13/03/2015 O que o prefeito Luiz Marinho está escondendo na compra dos caças?


23/02/2015 Fundação do ABC lubrifica suspeita de que poderia ser uma Petrobras


18/02/2015 Que tal o Clube dos Prefeitos fazer um balanço da Operação Lava Jato?


13/02/2015 São Bernardo inventa carnaval rural. Cadê o carnaval regional?


14/01/2015 Luiz Marinho segue prefeito dos prefeitos. Nada mais compulsório


Em Economia foram encontradas 11 matérias:


24/09/2015 Veja como prefeito Marinho colhe lambanças do sindicalista Marinho


18/09/2015 São Bernardo: trajetória de uma economia em frangalhos (1ª parte)


10/07/2015 Disque “M” de Marinho e “M” de Marques para matar o bom-senso


08/07/2015 São Bernardo demite nove vezes mais que São Paulo. Como pode?


18/06/2015 Balas Juquinha e Rhodia resumem realidade econômica da Província


25/03/2015 Clube dos Prefeitos não passa de vergonhosa instituição regional


24/03/2015 Duas boas notícias para a economia da Província. Ou seria apenas uma?


12/03/2015 Quando os sindicatos vão abrir a Caixa de Pandora da produtividade?


05/03/2015 Falta organização industrial e sobra complexo de taxista na Província


11/02/2015 China chega à Argentina e ameaça galinha de ovos de ouro da Província


06/01/2015 Indústria da Província perde mais espaço durante o governo petista


Em Imprensa foram encontradas 29 matérias:



25/09/2015 Veja como notícia encaixada na realidade poderia ser manipulada


14/09/2015 Marco Zero: quando Luiz Marinho vai reagir diante da roubalheira?


09/09/2015 Sugestão a Marinho: convide-me para entrevista sobre caças Gripen


04/09/2015 Celso Daniel está perdendo corrida para Lula da Silva. Isso é muito ruim


16/08/2015 Desindustrialização perde para políticos*


10/08/2015 Cientista afirma que é fácil enganar jornalistas. Ele não conhece a região


02/08/2015 Quem disse que jornal perdeu embocadura?*


17/07/2015 Por que jornalistas insistem em não olhar para o próprio umbigo?


15/07/2015 PPE: Diário Regional faz melhor cobertura, mas falta profundidade


05/07/2015 Desmanche de cidadania arrefece força do jornal*


28/06/2015 Faltou manchetíssima do desabafo de Lula*


26/06/2015 Promotor prefere silêncio como resposta à Entrevista Indesejada


19/06/2015 Marinho e especuladores fazem de São Bernardo farra imobiliária


17/06/2015 Complexo de Gata Borralheira explica provincianismo midiático


14/06/2015 Um teste pedagógico sobre rumos do Diário*09/06/2015 Luiz Marinho que se prepare para apanhar. Estou pronto para debater


07/06/2015 Uma sociedade que precisa se organizar*


10/05/2015 Trimanchetíssima salva semana de solavancos*


03/05/2015 Uma quinta marcha desafiadora ao Diário*


19/04/2015 Voo panorâmico revela eletricidade da Redação*12/04/2015 Diário ensandecido ameaça meus textos*


23/03/2015 Prefeito de Ribeirão Pires lança pacote de lorotas e eleva passivo


23/03/2015 Veja em detalhes como está o ranking do Observatório


11/03/2015 Cínico ou alienado, Luiz Marinho pergunta por quê panelas batem


09/03/2015 Como seria bom se Bigucci e outros ditadores fossem Hitoshi


27/02/2015 Polo Aeronáutico de Marinho agora é lorota do Observatório


12/02/2015 Crise da merenda de Marinho leva Diário à manchetíssima explicativa


21/01/2015 Quatro lorotas e três promessas aumentam passivo de Marinho


19/01/2015 Mais passivo de promessas e lorotas consolida vice-liderança de Marinho


Em Esportes foi encontrada uma matéria:



09/01/2015 Água Santa é novidade do futebol da região. Como vamos nos comportar?


Em Política foram encontradas 7 matérias:



27/08/2015 Lava Jato segue a ditar tempo para Marinho indicar candidato petista


24/07/2015 Paulinho Serra foge de escombros petistas e vira adversário de Grana


08/07/2015 Quando Julinho Fuzari vai levar adiante ação contra Marco Zero?


19/06/2015 Em quem o leitor aposta: Grana reeleito ou Marinho vitorioso?


16/06/2015 Lava Jato pauta definição eleitoral de Luiz Marinho em São Bernardo


27/03/2015 Sem Petrolão, como serão as eleições na Província em 2016?


15/01/2015 Dib marca posição eleitoral contra PT. Morando e Manente esperam


Em Sociedade foram encontradas 22 matérias:



23/09/2015 Falta Operação Bisturi para acabar com a farra da Churrascaria Fuabc


30/07/2015 Dirigente empresarial que vira gestor público preserva ética?


21/07/2015 Residencial Ventura: esperem um pouco que a verdade está chegando


14/07/2015 Vejam como bato para valer em Milton Bigucci. É fácil demais


15/06/2015 Quando o Clube dos Prefeitos vai abrir a caixa-preta imobiliária?


12/06/2015 Bigucci propaga benemerência, mas pratica delinquência social


12/06/2015 Bigucci não paga IPTU e ISS*


08/06/2015 Escândalo do monotrilho: Bigucci controla encenação institucional


21/05/2015 Um ouvidor desastrado que a OAB repassou ao prefeito Carlos Grana


19/05/2015 Até quando quadrilheiro Bigucci vai resistir no caso Marco Zero?


06/05/2015 Máfia do Semasa: agora só falta MP homenagear os mercadores


29/04/2015 Por que vereadores de oposição ignoram escândalo de Bigucci?


22/04/2015 Marco Zero: Administração de Luiz Marinho sonega informações ao MP


20/04/2015 Marco Zero de Bigucci é caso irrebatível de batom na cueca


09/04/2015 Escândalo do Marco Zero: veja o que o MP resolveu desprezar


18/03/2015 Será que Marinho e seu entorno escaparão da Operação Lava Jato?


20/02/2015 Como está o PAC na região? Que Marinho trate de dar informações


19/02/2015 Cresce passivo de complicações durante o período carnavalesco


06/02/2015 Diário revela potencial negócio suspeito entre Marinho e Bigucci


05/02/2015 Quando as máfias imobiliárias da Província vão ser desmascaradas?


03/02/2015 Contribuinte sempre perde quando Luiz Marinho e Bigucci se encontram


16/01/2015 Polo Petroquímico é a Petrobras da Província. O que vai acontecer?


Em Entrevista Indesejada fori encontrada uma matéria:



04/08/2015 Pressão sobre Legislativo é uma das perguntas para Bigucci responder 


Leia mais matérias desta seção: Imprensa

Total de 1884 matérias | Página 1

13/11/2024 Diário: Plano Real que durou nove meses (33)
11/11/2024 Diário: Plano Real que durou nove meses (32)
08/11/2024 Diário: Plano Real que durou nove meses (31)
06/11/2024 Maioria silenciosa sufoca agressão de porcos sociais
06/11/2024 Diário: Plano Real que durou nove meses (30)
04/11/2024 Diário: Plano Real que durou nove meses (29)
31/10/2024 Diário: Plano Real que durou nove meses (28)
29/10/2024 Diário: Plano Real que durou nove meses (27)
28/10/2024 OMBUDSMAN DA SOLIDARIEDADE (2)
25/10/2024 OMBUDSMAN DA SOLIDARIEDADE (1)
24/10/2024 Diário: Plano Real que durou nove meses (26)
21/10/2024 Diário: Plano Real que durou nove meses (25)
18/10/2024 Diário: Plano Real que durou nove meses (24)
16/10/2024 PAULINHO SERRA É PÉSSIMO VENCEDOR
15/10/2024 Diário: Plano Real que durou nove meses (23)
11/10/2024 MEIAS-VERDADES E MENTIRAS NA MIRA
09/10/2024 Diário: Plano Real que durou nove meses (22)
03/10/2024 Diário: Plano Real que durou nove meses (21)
01/10/2024 CARTA ABERTA AOS CANDIDATOS