Imprensa

Pesquisas eleitorais: CapitalSocial
interrompe parceria com a IMD

DANIEL LIMA - 02/12/2015

CapitalSocial não abrirá mão jamais de analisar pesquisas eleitorais, como tem feito este jornalista ao longo dos anos, mas a parceria com a IMD (Inteligência de Marketing Digital) não terá sequência. O descumprimento de cronograma previamente aprovado é a razão da ruptura do contrato que fizemos com o representante da empresa de tecnologia.


 


As avaliações sobre os resultados de pesquisas eleitorais em Diadema, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra sofreram atraso em relação ao prometido neste espaço e motivaram o rompimento. Nada que, eventualmente, não possa ser reformulado de maneira informal, ou seja: os eventuais resultados divulgados pela IMD poderão ser interpretados nestas páginas com o foram e voltarão a ser os dados de outras fontes. 


 


Avaliamos atentamente o convite da IMD para a avaliação dos dados de pesquisas. Consideramos a metodologia adequada e o sistema de captura de opiniões confiável. Os resultados apresentados sobre os cenários em Santo André. São Bernardo, São Caetano e Mauá parecem confirmar essa premissa. Embora separados em alguns meses no tempo, não diferiram pronunciadamente dos dados divulgados pelo Diário do Grande ABC com base no DataDiário.


 


Rejeição explicada


 


Houve apenas uma possível inconformidade que me chamou a atenção, mas que teve justificativa que vale a pena ser mencionada. Trata-se do nível de rejeição ao deputado federal Alex Manente, candidato à Prefeitura de São Bernardo. Os 38% detectados estão quase empatados com os estratosféricos e mais que esperados números do candidato petista Tarcísio Secoli.


 


A explicação da direção da IMD não pareceu despropositada: Alex Manente se expôs excessivamente em filmetes do PPS em horário nobre de televisão e teria capitalizado a rejeição monstro dos eleitores à classe política num contexto em que a corrupção passou a liderar as queixas da população brasileira. Ou seja: o tiro do microhorário de propaganda obrigatória teria saído pela culatra.


 


Quem conhece jornalismo sabe que o cumprimento de prazos é indescartável. Fui forjado nas redações de jornais diários e durante 20 anos numa revista mensal com o compromisso de seguir à risca as etapas de fechamento. Quem tem conhecimento do que se passa nas redações entende o que estou dizendo. Cada minuto é sagrado para que não haja convulsão no fechamento editorial.


 


Doutrina do horário


 


Trago essa doutrina do tempo em meu âmago profissional. A IMD deveria ter entregado os resultados de Diadema, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra a partir de segunda-feira da semana passada. Até agora não o fez. Não precisará mais fazê-lo. Os leitores são sagrados. Prometi a eles que publicaria as análises seguindo o tratado com a IMD.


 


Diferentemente daqueles que escondem eventuais problemas nas linhas de produção jornalística, CapitalSocial jamais sonegaria informações aos leitores. Por isso tomamos a iniciativa de informar que a IMD não consta mais de nossas relações de parceria. Voltaremos a analisar pesquisas eleitorais de fontes sem qualquer vínculo colaborativo. Como sempre o fizemos. O DataDiário é prova disso. Com seus acertos e seus erros -- segundo minha avaliação.


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