Os leitores desta revista digital, informados diariamente sobre questões que a mídia regional ignora porque a mídia regional subestima tudo que seja mais delicado às transformações de que precisamos, esses leitores têm até 23 de dezembro para o envio de questionamentos a este jornalista. Estou me submetendo a mais uma série de perguntas de “Entrevista Indesejada”, a segunda em sete anos.
Não existe nada de corajoso em enfrentar eventuais feras. Quem é do ramo jornalístico e entende o que é liberdade de expressão e responsabilidade social não pode sequer sugerir desestimulo a esse tipo de ação.
Entrevista Indesejada, inovação de CapitalSocial, é resultado explícito da importância de transparência nas relações com a sociedade. Até agora, como podem verificar os leitores, poucos se dispuseram a participar desse expediente informativo. O empresário Milton Bigucci, por exemplo, fugiu de todas as propostas. Luiz Marinho só foi questionado em uma tentativa. E também caiu fora.
Entrevista Esclarecedora
Se querem saber, acho Entrevista Indesejada um barato. As perguntas me chegam são ótima oportunidade de reafirmar posicionamentos ou esclarecer situações mal aparadas. Transformar Entrevista Indesejada em Entrevista Esclarecedora só é possível quando o alvo da ação jornalística não carrega um fardo de reticências sem potencial de virar pontos finais explicativos.
Vou receber questionamentos até a vizinhança do Natal. Como vou curtir 10 dias de férias, vou aproveitar esse período às respostas. E para estimular a curiosidade dos leitores, antecipo que uma das perguntas que me chegam diz respeito ao Diário do Grande ABC. Especificamente à análise que faria da Carta do Grande ABC, que o jornal publicou na primeira página de 11 de maio, quando completou mais um ano de circulação, e da qual participei porque ali estava como consultor e ombudsman.
Quero que perguntem mais, mas mais mesmo. Sobre Imprensa, Sociedade, Economia, Regionalidade, Caso Celso Daniel, Administração Pública, Economia e Esportes, assuntos que constam do cardápio desta revista digital, e eventualmente sobre temáticas fora do espaço territorial da região.
Exemplo aos prefeitos
Será espécie de prestação de contas. Algo que, como já escrevi, os prefeitos da região deveriam exercitar a cada temporada em audiências com representantes de instituições dos respectivos municípios e um determinado número de avulsos sorteados em caso de excesso de inscrições. Algo semelhante poderia se dar com o titular do Clube dos Prefeitos. Nesse caso, seriam convidados representantes de entidades com sede nos sete municípios locais e, igualmente, avulsos.
Mas quem disse que os prefeitos da região estão dispostos a enfrentar contraditórios que não sejam simulações romeroromulianas?
Quanto a este jornalista, venham com tudo. Faço jornalismo com aval de 50 anos de atividades profissionais. Não pratico imundícies apócrifas, típicas dos covardes remunerados por bandidos sociais.
Leiam também:
Adivinhe quem desafiamos para a próxima Entrevista Indesejada?
LivreMercado sempre ficou acima da expectativa da região, diz jornalista
Total de 1884 matérias | Página 1
13/11/2024 Diário: Plano Real que durou nove meses (33)