Vou cumprir amanhã o que prometi na edição de oito de abril. Participarei de um debate virtual ao expor meu ponto de vista sobre o alinhamento histórico do Diário do Grande ABC à direita ou à esquerda ideológica. Fui instigado por um artigo do professor e economista Jefferson da Conceição, ligado ao Partido dos Trabalhadores. Ele, Jefferson, utilizou-se de uma dissertação de mestrado de um dos criadores do jornal ABCD Maior, Celso Horta, também ligadíssimo ao PT e ao movimento sindical cutista. Em resumo, Celso Horta escreveu que o Diário do Grande ABC é um jornal de direita. Jefferson da Conceição o apoiou. Discordo de ambos.
O título da dissertação de mestrado (“Diário, o braço ‘direito’ do Grande ABC”) foi deliberadamente provocativo e interessante. Detesto quem fica em cima do muro. Talvez só exista algo pior que ficar em cima do muro: é saltar para um dos lados do muro onde um Rottewailler está à espreita. No caso do artigo de Jefferson da Conceição, que faz referência ao estudo de Celso Horta, o Rottewailler do lado inconveniente do muro é este jornalista. Ambos desabaram em direção à minha bocarra. Democraticamente vou tentar colaborar para colocar os pontos nos respectivos lugares.
Passado sempre presente
Vou explicar ou pelo menos tentar explicar que a conclusão da tese de Celso Horta foi apressada, enviesada e levada a cabo porque provavelmente ele se tenha impregnado de um esquerdismo comum que coloca lentes de aumento sobre todos que não compartilhem da mesma posição.
O trabalho de mestrado foi produzido há 13 anos, mas a estrutura conceitual está atualizadamente envelhecida desde a concepção. O tempo passou sem que se registrasse desgaste do material a ponto de inviabilizar qualquer argumento critico que pudesse ser considerado desleal. A esquerda tem o poder miraculoso de se utilizar de naftalina estrutural para conservar conceitos. O tempo dos esquerdistas assemelha-se à Januária da janela. É, portanto, sempre presente, por mais que seja passado. Talvez Chico Buarque tenha se autobiografado ideologicamente naquela canção.
Tenho a impressão de que vou surpreender os leitores na edição de amanhã. Podem se preparar, porque, a partir do título do artigo que estou preparando, entro em campo para bagunçar o coreto de convicções desprovidas de legitimidade histórica. O Diário do Grande ABC não é um jornal de direita. Estão enganados o professor Jefferson da Conceição e o jornalista Celso Horta.
Total de 1884 matérias | Página 1
13/11/2024 Diário: Plano Real que durou nove meses (33)