Imprensa

Chegou Leinad Amil. Para
botar Daniel Lima na cadeia

LEINAD AMIL - 13/06/2016

De vez em quando vou aparecer por aqui. Reparem no meu nome logo acima. Olhem bem para minha assinatura. Sou um intruso neste espaço que o titular chama de nobre do jornalismo de reflexão. Mas me aguardem porque logo tomo o lugar dele. Quem sabe ele até desapareça da praça. Entrei nessa parada de propósito e não vou fazer segredo sobre minhas intenções. Como sou exatamente o contrário do Daniel Lima – Leinad Amil é isso, o contrário de Daniel Lima – minha intenção é marchar unido com os benemerentes sociais da região, que o titular desta revista digital tem a petulância de chamar de bandidos sociais. Onde já se viu tamanho desrespeito com gente que está na fila da canonização? Gente que entrega a alma em defesa da sociedade organizada.

Mais que dar guarida aos benemerentes da região, aqui, sob minha assinatura, não vai sair uma linha que faça menção à Província do Grande ABC. Escreverei sempre e sempre Grande ABC. Apenas Grande ABC, que já é suficiente para expressar o poderio que ostentamos e que jamais será vencido.

Ou alguém duvida que nossa trajetória de sucesso leva os alemães a nos olharem com admiração, os franceses com respeito, os japoneses com inveja? Somos o Brasil que deu certo. O Brasil que deu certo? Será que exagerei? Deixa assim mesmo, porque se vim para ser o contrário do Daniel Lima, não posso arredar pé dessa decisão. Mesmo que eventualmente eu me comporte com certo entusiasmo supostamente além da conta. Entusiasmo que a turma do Daniel Lima chama de triunfalismo -- onde já se viu tamanha bobagem?

Grande ABC sempre e sempre

Que se danem as muitas dezenas de formadores de opinião que lá atrás deram guarida ao Daniel Lima na fixação da marca Província do Grande ABC. Seria uma aberração, como antítese dele, aceitar a morte e o enterro de Grande ABC. Tenho muitos seguidores nessa proposta. Aliás, represento esses mesmo seguidores. Gente da mais alta categoria.

Não é a primeira vez que incorporo essa alma de contrariedade a tudo o que o Daniel Lima escreve. Contrariedade no dizer dele, porque Leinad Amil, que sou eu, está apenas recuperando o que lhe foi indevidamente usurpado, ou seja, a conjunção de vocais e consoantes que viraram aquele outro nome o qual, reconheço, é mais conhecido e identificado. Pelo menos por enquanto.

Nem me lembro bem, mas nos primeiros tempos deste CapitalSocial, nos anos 1990, quando o que o Daniel Lima transformou em revista digital era apenas uma newsletter com um número reduzido de leitores, dei as caras para dizer o que o meu contrário não diz porque não tem o peito que tenho. Sim, é preciso ter o peito de Leinad Amil para dizer certas coisas que vou dizer não hoje, mas num próximo encontro.

Hoje estou fazendo apenas uma apresentação inicial, porque sou uma estrela gigantesca no firmamento jornalístico a merecer essa deferência, em vez de entrar anonimamente e de uma vez no palco. Mereço um marketing especial.

Meu Grande ABC

Por mim, se querem saber a verdade, nem o nome desta revista digital eu adotaria. CapitalSocial é um sonho do Daniel Lima que jamais se realiza porque ele é muito exigente. Para mim, bastaria “Meu Grande ABC” como marca desse espaço. Sim, essa expressão é minha alma de elástico. Dizem que o Diário do Grande ABC já adotou essa ideia no passado, lá nos anos 1990. Não tenho constrangimento em parecer cópia. Melhor uma cópia que exala alegria e confiança do que um original cheio de restrições a todos nós que formam essa sociedade organizada. Como meu antípoda, claro.

Sendo Meu Grande ABC, não deixo a menor sombra de dúvida que vou ser um ardoroso defensor destas terras. Entenda-se defensor como algo automaticamente doutrinado a aplaudir tudo que encontrar pela frente. Nenhum sentimento crítico assolará minha alma, exceto a perseguição que vou mover contra o Daniel Lima. Estou aqui para dar valor a quem deve ser valorizado mesmo.

O Daniel Lima precisa mesmo ser preso, enjaulado, porque tem essa mania besta de achar que há coisas a serem corrigidas. Somos a nata da nata da sociedade brasileira. O mundo inteiro deveria convergir atenção ao nosso território. E vem esse meu antagonista para escrever bobagens sucintamente definidas, segundo ele, na expressão “Província do Grande ABC”.

Como Leinad Amil sempre atento ao mundo cor de rosa que deve prevalecer em qualquer situação, não terei dúvida em ir adiante às incursões que de vez em quando vou expor neste espaço. Não gostaria de contar com a companhia do Daniel Lima na mesma edição. Não gostaria de tê-lo a rivalizar espaços comigo. O entrechoque de opiniões que manteremos lhe será bastante ruim. Eu falo a língua do povo esclarecido. Mas gostaria de ter exclusividade nas análises. O contraditório é um saco. Hoje mesmo estou sabendo que ele vai aparecer daqui a pouco para mandar o pau em benemerentes sociais. Onde já se viu cutucar o meu gado? Acho que ele está querendo brigar comigo.

Cadeia para Daniel Lima

Mas, pensando bem, é até bom que participe, porque assim os leitores poderão aferir o quanto sou mais importante do que ele, o quanto contribuo mais do que ele para a sociedade organizada.  Isso mesmo: sociedade organizada, que o Daniel Lima chama de sociedade desorganizada.

Vejam só que petulância. Somos uma prova provada do quanto fizemos de intensamente produtivo no campo institucional, entre outros, deste Meu Grande ABC. Acho que as lideranças de todas as áreas deveriam acionar o Daniel Lima na Justiça porque nos chama a todos de sociedade desorganizada. Está certo o Milton Bigucci, meu amigão de todas as horas, que meteu ele no pau judicial.

Onde já se viu dizer que à época em que ele era presidente, a então extraordinária Associação dos Construtores, Imobiliárias e Administradoras, nossa inigualável Acigabc, era mequetrefe? Para quem não sabe, mequetrefe é algo sem muita importância. Onde já se viu usar esse adjetivo para a Acigabc que tantas conquistas institucionais e sociais deixou de herança a nossa vibrante sociedade? São tantas as conquistas que nem consigo citá-las. A transparência, por exemplo, sempre foi muita cara, caríssima, à presidência do meu amigão.

Então, estamos combinados: de vez em quando eu, Leinad Amil, vou arrebentar com o discurso de meu contrário, o Daniel Lima. Precisamos todos nós, colocar esse cara no devido lugar. Ele quer acabar com o Grande ABC com essa mania besta de apontar problemas, mesmo que em seguida aponte soluções, ou propostas de soluções. Eu, Leinad Amil, vim para ficar ao lado da população desse maravilhoso Meu Grande ABC.

Aqui não devemos permitir que gente com olhar crítico tenha meios tecnológicos de fazer a cabeça dessa vibrante sociedade organizada. Cadeia para Daniel Lima.

Que ideia mais besta tem esse Daniel Lima de transformar liberdade de expressão em algo que não seja exclusivamente voltado a perfilar com a turma do Meu Grande ABC?

Me aguardem, portanto, porque cheguei para garantir a ordem. Os inconformados que se mudem.

Leiam também:

Quanto vale um jornalista numa sociedade silenciosa?



Leia mais matérias desta seção: Imprensa

Total de 1971 matérias | Página 1

20/02/2026 BARCAÇA DA CATEQUESE E O GATABORRALHEIRISMO (21)
13/02/2026 BARCAÇA DA CATEQUESE E O GATABORRALHEIRISMO (20)
06/02/2026 BARCAÇA DA CATEQUESE E O GATABORRALHEIRISMO (19)
30/01/2026 BARCAÇA DA CATEQUESE E O GATABORRALHEIRISMO (18)
23/01/2026 BARCAÇA DA CATEQUESE E O GATABORRALHEIRISMO (17)
16/01/2026 BARCAÇA DA CATEQUESE E O GATABORRALHEIRISMO (16)
09/01/2026 BARCAÇA DA CATEQUESE E O GATABORRALHEIRISMO (15)
22/12/2025 QUANDO FAKE NEWS MERECEM DESPREZO
19/12/2025 BARCAÇA DA CATEQUESE E O GATABORRALHEIRISMO (14)
12/12/2025 BARCAÇA DA CATEQUESE E O GATABORRALHEIRISMO (13)
05/12/2025 BARCAÇA DA CATEQUESE E O GATABORRALHEIRISMO (12)
03/12/2025 DIÁRIO 20 MIL É FIEL RETRATO HISTÓRICO
28/11/2025 BARCAÇA DA CATEQUESE E O GATABORRALHEIRISMO (11)
21/11/2025 BARCAÇA DA CATEQUESE E O GATABORRALHEIRISMO (10)
14/11/2025 BARCAÇA DA CATEQUESE E O GATABORRALHEIRISMO (9)
07/11/2025 BARCAÇA DA CATEQUESE E O GATABORRALHEIRISMO (8)
06/11/2025 TAPAS CAMARADAS E BEIJOS ARDENTES
31/10/2025 BARCAÇA DA CATEQUESE E O GATABORRALEIRISMO (7)
24/10/2025 BARCAÇA DA CATEQUESE E O GATABORRALHEIRISMO (6)