Imprensa

LM inicia milênio
ainda mais leve

DANIEL LIMA - 05/01/2000

LivreMercado inicia o milênio com novidades comerciais que se refletem no desenho editorial. Os rodapés -- anúncios que, como a própria denominação sugere, alicerçam as páginas -- não fazem mais parte da grade publicitária. A medida visa fundamentalmente a garantir plasticidade mais requintada à revista, o que a sintoniza definitivamente com o padrão contemporâneo das principais publicações do País. Os rodapés publicitários obstruíam a qualidade editorial de LivreMercado à medida que cerceavam os limites dos textos e das ilustrações jornalísticas. A partir desta edição, a revista passa a contar com espaços publicitários mais nobres do ponto de vista estratégico, o que, em última instância, significa maior potencial de recall das mensagens veiculadas. 

No lugar de rodapés, LivreMercado passa a contar com anúncios cuja centimetragem é semelhante, mas a colocação é vertical, ao invés de horizontal. Na linguagem publicitária são os chamados um terço de página, ou ainda rouba-página, pela capacidade que reúnem de absorver leitura expandida dos textos jornalísticos. 

Essa mudança está embutida em nova forma de negociações com anunciantes e agências de publicidade, a cargo do Departamento Comercial desta publicação e cujo resultado prático é o aumento do número de anúncios de página inteira e também de meia página. Os limites editoriais impostos pelos rodapés foram considerados empecilhos ao contínuo processo de aperfeiçoamento plástico de LivreMercado, publicação que se prepara para comemorar 10 anos de circulação ininterrupta em março.

A exclusão de rodapés, o incremento de páginas inteiras de anúncios e a criação de roteiros publicitários são alguns dos mecanismos inovadores que LivreMercado vem aplicando ao longo de sua trajetória no Departamento Comercial. Maior revista regional do País no gênero, com tiragem mensal que supera largamente as revistas nacionais que circulam no Grande ABC, LivreMercado tem-se consolidado a cada edição como a segunda mídia impressa mais importante da região -- atrás apenas do Diário do Grande ABC, publicação que faz parte do mesmo grupo acionista de LM.


Novo espaço -- Outra novidade editorial a partir desta edição é o espaço fixo Sociedade Intelectual, com análises sucintas sobre lançamentos do mercado de livros ou mesmo sobre obras publicadas há mais tempo, mas cujo temário seja de interesse dos leitores. É o caso de Os Parceiros do Rei, do economista José Júlio Senna, que está na segunda edição, depois de ter a primeira noite de autógrafos em 1995. 

Sociedade Intelectual dá sequência à série de consolidação editorial de espaços permanentes em LivreMercado e se insere no mesmo conceito de dinamizar o conjunto de atratividade aos leitores. A proposta de distribuir tematicamente a revista em algo que se assemelhe a um supermercado cultural tornou-se processo de contínuo aperfeiçoamento. 

Sociedade Intelectual junta-se a Sociedade Esportiva, Sociedade Cultural, Sociedade Ilimitada, Sociedade Digital, Sociedade Beneficente, Corpo a Corpo, Saúde, Decoração, Negócios, Campo Aberto, Tecnologia, Happy-Hour, Educação, Veículos, Alimentação, Turismo, Capital Social, Alta Cotação, Montadoras, Imóveis e Entidades.  São 22 espaços fixos a cada edição de LM, numa dinâmica que se harmoniza com cases de empresas, entidades e instituições, reportagens especiais, acompanhamento das atividades das administrações públicas da região, entre outros macroeixos editoriais. 


PDE -- Leitores de LivreMercado vão participar mais efetivamente da formação da lista de candidatos aos troféus individuais do Prêmio Desempenho. Os títulos de Executivo do Ano, Empreendedor Histórico, Empreendedor Esportivo, Empreendedor Cultural e Empreendedor Social vão passar por processo seletivo ainda mais intenso em relação ao ano passado, quando foram entregues pela primeira vez na história do PDE, exceto o de Empreendedor Social, uma inovação prevista para a edição deste ano. 

Ainda este mês, perto de 1,5 mil leitores de LM vão receber correspondência detalhando a forma de participar da seleção preliminar. A lista sugerida pelos leitores passará por avaliação da coordenação geral do Prêmio Desempenho e em seguida será encaminhada aos 40 membros do Conselho Consultivo para votação. Não se tem ainda definidos quantos candidatos serão eleitos para cada categoria. Constaram da lista de vencedores individuais do PDE do ano passado os Executivos do Ano André Beer, Fernando Tadeu Perez, Miriam Belchior, Luiz Marinho, Mark Emkes e Guilherme Paulus. Já os Empreendedores Históricos foram Abraham Kasinski, Alberto Pedro, Isaías Apolinário, Oswaldo Falchero, Antonio Henrique Afonso, Itiro Hirano e Armando De Nadai.  Consagraram-se como Empreendedores Culturais Ivonice Satie, Milton Andrade e Luiz Sacilotto. Já os Empreendedores Esportivos vencedores foram José Vicente Guerra e Paschoalino Assumpção. 


73 cases -- Com a edição de dezembro último de LM, subiu para 73 o número de empresas e instituições preliminarmente classificadas como Destaques do Ano do Prêmio Desempenho. A pré-seleção se estende até a edição de março. Acredita-se que perto de 100 organizações privadas, públicas e não-governamentais constarão da relação preliminar. Uma segunda etapa de seleção, da qual constará a atualização de informações, definirá o conjunto de Destaques do Ano do 7º PDE. A primeira festa da premiação, com o anúncio das organizações selecionadas e cujos cases integrarão a Edição Premium de LM, está programada para maio. 


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