Economia

Diretoria de peso
para os desafios

DA REDAÇÃO - 05/02/2000

A nova diretoria da Acisa (Associação Comercial e Industrial de Santo André) tem planos arrojados que poderão transformá-la em referência na atividade. Ou não é digna de exemplo uma entidade que fortalece a economia local por meio de divulgação de produtos e serviços das empresas associadas na vitrine internacional da Internet? Que envolva comerciantes, incluindo os da periferia, em campanha promocional jamais vista no Município? Que ajude a transformar o Calçadão da Oliveira Lima em shopping center a céu aberto, inclusive com benefício de estacionamento gratuito? Que materialize, finalmente, um centro de convenções e exposições para vitaminar o setor de turismo de negócios? 


Essas são algumas das metas da diretoria encabeçada pelo presidente Wilson Ambrósio da Silva, diretor-administrativo do Diário do Grande ABC. Eleito no final de janeiro, ele substitui a Saul Gelman, que assumiu cargo de ombudsman (ouvidor municipal) em Santo André.


Wilson Ambrósio afirma que a criação de site com informações sobre produtos e serviços de empresas associadas responde à necessidade de aquecer a economia de Santo André como suporte à nova Lei de Desenvolvimento Industrial (LDI), que flexibiliza o uso do solo para atrair novos investimentos. Apresentadas na rede mundial de computadores, lojas e indústrias poderão expandir vendas para além dos limites do Município. O presidente da Acisa afirma que o site será criado até o final do ano em parceria com a Facesp (Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo) e Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo).


A promoção que a Acisa pretende organizar com participação de lojistas de bairro, do Centro e até de shoppings visa a intensificar as vendas do próximo Natal. Wilson Ambrósio projeta sorteios de prêmios por meio de cuponagem e estacionamento gratuito para cativar os consumidores. "Lançaremos grande campanha publicitária para atrair consumidores locais e de outras cidades" -- promete.


Já a conversão do Calçadão da Oliveira Lima ao conceito de shopping center depende de esforços públicos e privados que vão além de obras já inauguradas, como cobertura e substituição do piso. "Será preciso criar dois pontos de carga e descarga para o abastecimento das lojas, banheiros públicos e sistema de segurança com monitoramento por circuito de TV, além de oferecer vagas gratuitas por meio de convênio entre lojistas e estacionamentos próximos. Assim como a Rua das Flores é símbolo de Curitiba, a Oliveira Lima deve se consolidar como marca de Santo André" -- considera. Sobre a intenção de criar um centro de exposições e convenções no Município, Wilson Ambrósio economiza informações. Revela apenas que tem reuniões programadas para possível liberação de área pública. 


Com experiência de quem já esteve à frente da Acisa por dois mandatos, de 1991 a 1995, além de ter sido vice-presidente da Facesp e coordenador do Fórum da Cidadania do Grande ABC, Wilson Ambrósio convidou cinco empresários e executivos para compor a diretoria como vice-presidentes: Octavio Leite Vallejo, diretor da Ford Sandrecar, é vice-presidente administrativo; Antonio José Monte, presidente da Coop, é vice-presidente econômico-financeiro; Flávio Caio Martins, diretor do Center MM Estacionamentos, cuida de expansão e serviços; Sidnei Muneratti, diretor de Relações Industriais da Pirelli Pneus, é responsável pela área patrimonial; e Maria Beatriz Setti Braga, franqueada de duas lojas Habibs em Santo André e diretora da Auto Viação ABC, entre outros negócios, cuida de assuntos institucionais. É a primeira vez que uma mulher integra a vice-presidência da Acisa, entidade fundada há 62 anos. A nova diretoria foi eleita em chapa única. Obteve 188 votos dos dois mil associados com direito a voto. Outros mil associados ainda não têm direito a voto. 


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