A privilegiada São Caetano continua sendo o alvo preferencial dos complicados irmãozinhos do Grande ABC naquela hotel-fazenda em que São Paulo se reúne com os sete representantes locais da imensa rede populacional de 39 municípios da Região Metropolitana de São Paulo.
Se no capítulo anterior a atmosfera de hostilidades entre os municípios da região esfriou porque todos se deram conta de que a melhor pauta era debater o Estado da Grande São Paulo, neste 12º capítulo tudo volta ao que era antes. Diálogos abrasivos não dão espaço a contemporizações, embora a cinderelesca São Paulo aja como mediadora das contendas com certo grau de tolerância.
Complexo do Gata Borralheira, que lancei em abril de 2002 em homenagem ao prefeito Celso Daniel, assassinado dois meses antes, está sendo transposto da materialidade do papel em forma de livro para este site sucessor da revista LivreMercado. Aquela mesa retangular para 10 pessoas continua a receber oito convidados. Faltam dois personagens, que seriam os anfitriões do encontro. Quem seriam eles?
Vale a pena acompanhar o capítulo que se segue porque verdades inconvenientes continuam a brotar em cada diálogo. A franqueza tão rara entre os entes regionais, cultivadores do politicamente correto em nome de uma regionalidade jamais praticada, é uma das marcas registradas de Complexo de Gata Borralheira.
Leiam, portanto:
Total de 1884 matérias | Página 1
13/11/2024 Diário: Plano Real que durou nove meses (33)