É claro que deixei de propósito para os últimos capítulos (o que se obterá com o link abaixo será o antepenúltimo) de Complexo de Gata Borralheira diálogos que considerassem aspectos econômicos das sete borralheiras da região e a Cinderela São Paulo. A compreensão do que foi rotulado de “o mais completo estudo sociológico” já produzido sobre o Grande ABC exigia o contexto econômico, de fato o centro de narrativas sociais.
Não custa lembrar mais uma vez que estamos transpondo da materialidade do papel para o mundo digital todo o conteúdo do livro Complexo de Gata Borralheira, que lancei na noite de 16 de abril de 2002 num Teatro Municipal lotadíssimo.
Foi uma noitada de gala, por assim dizer, porque, além da representatividade dos convidados a homenagear o legado de Celso Daniel, prefeito de Santo André assassinado dois meses antes, contamos também com leitura dramática que colocou no palco todos os personagens daquele drama recheado de comicidade.
Como já escrevi outras vezes, aquela leitura dramática chacoalhou meu corpo e minha mente. A sensação de ver ao vivo e em cores aqueles 10 personagens (os oito já conhecidos e os dois que emergirão nos capítulos finais) ganhando forma humana, manifestando-se, dando voz e expressões ao texto que produzi em apenas duas semanas, aquilo tudo foi absolutamente inesquecível.
Imagino a loucura que invade os autores de telenovelas quando suas criações conquistam popularidade e geram, reforçam ou sedimentam costumes sociais na cordilheira de transformações que a cultura desencadeia.
Leiam, portanto:
Total de 1884 matérias | Página 1
13/11/2024 Diário: Plano Real que durou nove meses (33)