O programa Construindo o Futuro vai trazer um especialista em desenvolvimento econômico regional neste 24 de outubro em local a ser confirmado pelo boletim eletrônico Capital Social. Trata-se de Fernando Musa, sócio-diretor do Monitor Group, uma das grandes companhias internacionais de consultoria. Fernando Musa virá ao Grande ABC numa ação conjunta da Editora Livre Mercado e do Diário do Grande ABC, promotores do Construindo o Futuro, e também da Agência Regional de Desenvolvimento Econômico, comandada pelo prefeito de Santo André, Celso Daniel.
Formado em Engenharia Mecânica pelo ITA (Instituto Tecnológico da Aeronáutica) de São José dos Campos, Fernando Musa concluiu o MBA no respeitadíssimo Insead em 1992. Foi um dos fundadores da empresa de consultoria MGDK e diretor de Planejamento em empresa líder no mercado editorial brasileiro, além de ter trabalhado como consultor e gerente de projetos em grande empresa internacional de consultoria até tornar-se sócio do Monitor Group, atuando em projetos de estratégia, operações, organizações e corporate finance.
Fernando Musa é filho de Edson Vaz Musa, ex-presidente da Rhodia e também um dos representantes no Brasil de empresa internacional fundada em 1983 pelos professores Michael Porter e Mark Fuller, do Departamento de Estratégia da Harvard Business School. O Monitor Group conta com mais de mil profissionais espalhados por 28 escritórios em 23 países. A proposta de convidar Fernando Musa para encontro com empreendedores públicos, privados e agentes sociais do Grande ABC está ligada à importância de disseminar visões contemporâneas de estratégias de competitividade.
O consultor do Monitor Group representa uma organização que já montou mais de 60 estudos de competitividade nacionais e regionais, bem como análises de segmentos em todo o mundo. Especificamente para o Grande ABC que passa por transformações marcadas por duras perdas econômicas no rastro da evasão industrial que ainda não terminou, a palestra de Fernando Musa significa importante contato com experiências internacionais de sucesso.
A parceria entre a Editora Livre Mercado e Diário do Grande ABC com a Agência de Desenvolvimento Econômico no agendamento do evento se prende aos próprios pressupostos da Monitor Group: a criação da competitividade deve ser processo compartilhado por representantes públicos e privados. Fernando Musa lembra que a competitividade emergiu como importante questão em todas as nações para empresas e governos. O que é competitividade? É exatamente isso que Musa vai dissecar no encontro do dia 24. Competitividade é a produtividade com a qual os recursos humanos, financeiros e ativos físicos são desenvolvidos. Musa explica que não são os países que competem, mas empresas e regiões.
Um dos pontos de sua palestra, seguida de debate, terá ênfase na definição de que vantagem competitiva é construída em décadas, não em curtos ciclos de negócios, e que a competitividade internacional surge em clusters de indústrias geograficamente concentradas. Um assunto que interessa de perto ao Grande ABC, cuja base industrial foi constituída sem qualquer preocupação de complementaridade estratégica.
Aliás, cluster vai ser um dos pontos fortes da palestra de Fernando Musa. Ele vai explicar por que a complementação entre empresas e outras instituições pode ser melhor explorada para reduzir o custo das operações e desenvolver novos produtos e serviços. Uma das transparências que serão utilizadas pelo especialista é elucidativa sobre o princípio de cluster que o Grande ABC sempre ignorou: os Estados Unidos não são um país competitivo, mas um país de clusters competitivos. Ele vai citar vários exemplos que fundamentam essa definição, entre os quais as empresas de microeletrônica do Vale do Silício, o pólo de aeronaves leves de Wichita, o desenvolvimento de imóveis em Dallas e Houston, os produtos químicos de Texas e Louisiana, além do gerenciamento hospitalar de Nashville e Louisville, entre outros.
Total de 1894 matérias | Página 1
21/11/2024 QUARTO PIB DA METRÓPOLE?