Resolvi alterar a forma de inserir neste site o acervo das principais matérias que escrevi ou editei na então melhor revista impressa regional do País, LivreMercado, publicação que criei e conduzi por duas décadas num Grande ABC de grandes transformações. A partir de hoje, terça-feira, entra em campo o acervo escalonado, em vez do acervo empacotado. Vou tentar explicar a mudança.
Conto com 42 textos prontíssimos para postar neste CapitalSocial mas, diferentemente de situações análogas do passado, não vou inseri-los em bloco, de uma vez só, mas sim em doses homeopáticas, um por dia, até que outros textos, que já estão sendo recuperados nos arquivos digitais, sejam igualmente capturados e, também, transpostos para este espaço virtual.
Creio que todos entenderam. Se há dúvidas, vou tentar de novo: em vez de, hoje, relacionar os 42 textos que acabo de preparar para levar aos leitores, vou postar apenas um. Em compensação, por 41 dias úteis seguidos, vou introduzir um novo texto a cada dia.
É assim que daremos mais fôlego aos leitores para conhecer de perto algumas das principais matérias daquela LivreMercado que fez história no jornalismo brasileiro, porque acompanhou de perto principalmente as mudanças econômicas e sociais que aqui se deram no período mais explosivo do Grande ABC — principalmente os anos 1990.
Mudanças que não foram captadas internamente, nem por grandes veículos de comunicação. O Grande ABC, como se sabe, só atrai a mídia nacional quando palco de desgraças ou, de vez em quando, com lantejoulas. Internamente, condicionalidades editoriais ditadas pelo mercado publicitário nem sempre são dribláveis.
A novidade da medida que anuncio não se esgota no sistema conta-gotas. Também tem a ver com a cronologia dos fatos. Vamos organizar de tal maneira nosso acervo que já a partir de hoje postaremos textos tendo como base a primeira edição da fase de formato revista de LivreMercado.
Entre março de 1990, quando foi lançada a primeira edição, e outubro de 1996, LivreMercado adotava formato tablóide, sem caracterização física de revista, embora o conceito editorial, desde o nascimento, fosse uma realidade em cada página impressa. Em novembro de 1996, com a foto de capa de um Celso Daniel recém-eleito prefeito em Santo André pela segunda vez, adotei o formato revista. A matéria Celso Daniel garante que vai ser prefeito de toda a comunidade está editada neste site já faz bom tempo.
Selecionamos outras cinco matérias daquela edição inaugural da nova LivreMercado. As edições seguintes, de dezembro de 1996, janeiro, fevereiro e março de 1997, já estão enquadradíssimas. Reli todas as reportagens e análises que publiquei naquele período e que ganharam novo formato agora, neste CapitalSocial. A cada releitura sobra um sentimento ambíguo de glória e frustração.
Glória porque resplandecia que estávamos, eu e a equipe de redação, fazendo história do jornalismo mais responsável que o Grande ABC poderia exigir.
Frustração porque são tantas as questões que soçobraram ao longo do tempo, de promessas não cumpridas, de planos mirabolantes que fizeram água, de propostas que se inviabilizaram, de iniciativas que se dissolveram, que, francamente, não há como deixar de sentir vazio imenso.
Por isso me considero gato escaldadíssimo e não me impressiono mais com o noticiário mais generoso de veículos que se deixam levar por gente que simplesmente está repetindo a história, agora como farsa planejada.
Sim, farsa planejada e também orquestrada porque, salvo uma ou outra situação, os grandes momentos de institucionalidade do Grande ABC, principalmente nos anos 1990, partiram de uma premissa de idealismo e comprometimento que, por razões diversas, acabaram dando luz a decepções.
Por tudo isso e muito mais valerá a pena acompanhar uma a uma as antigas-novas matérias que este CapitalSocial passará a exibir diariamente. Preparem-se para reforçar a certeza de que viverão um passado que tem muito a nos ensinar, igualmente como centenas de textos já postados aqui e distribuídos sem a sequência cronológica que fixamos agora.
Resgatar a história do Grande ABC contada por LivreMercado durante duas décadas é uma das missões que pretendo levar adiante até onde for possível. Os anos anteriores a 1996 serão recuperados em intensidade menor, porque exigem digitação.
Conviria aos jornalistas que andam se deixando levar por novas promessas e novos e antigos personagens da vida regional uma atenção redobrada no acervo deste site.
Total de 1893 matérias | Página 1
06/12/2024 Diário: Plano Real que durou nove meses (40)