Economia

Negócio que não é
só pão e mortadela

WALTER VENTURINI - 05/05/2003

Em outubro de 2001, o comerciante Alexandre Ferreira pensava seriamente em vender sua padaria no Centro de Diadema. Para muitos, a abertura de hiper e supermercados criou concorrência desigual. “Houve mesmo um problema de administração. A maioria dos donos de padaria não sabia nem quanto ia de farinha na receita do pão” — fala sem meias palavras Alexandre, que participou do estudo com 21 padarias de Diadema.

O levantamento revelou que a maioria dos panificadores não tinha noções de gerenciamento, nada conhecia sobre marketing e se limitava a cuidar do caixa fazendo troco. Alexandre Ferreira chegava a perder 40% da fornada de pão de coco porque não sabia balancear a receita e acabava produzindo além da capacidade de venda. “O Sebrae ensinou que não adianta ficar com bronca do concorrente. A gente tinha de se aliar e crescer juntos, pois havia mercado para todos” — conta o comerciante. 

A partir do estudo, o Sebrae montou cursos e palestras aos panificadores. Foi quando descobriram que os supermercados não eram o bicho-papão dos negócios e que as padarias tinham diferencial que dificilmente seria igualado: o calor humano que só é possível no contato próximo do cliente com panificadores e balconistas. Era preciso diversificar, buscar o que o consumidor estava procurando. “Quem ainda mantém a visão antiga de que o negócio é vender pão, leite e mortadela, está saindo do ramo” — afirma Alexandre.


Leia mais matérias desta seção: Economia

Total de 1894 matérias | Página 1

21/11/2024 QUARTO PIB DA METRÓPOLE?
12/11/2024 SETE CIDADES E SETE SOLUÇÕES
07/11/2024 Marcelo Lima e Trump estão muito distantes
01/11/2024 Eletrificação vai mesmo eletrocutar o Grande ABC
17/09/2024 Sorocaba lidera RCI, São Caetano é ultima
12/09/2024 Vejam só: sindicalistas agora são conselheiros
09/09/2024 Grande ABC vai mal no Ranking Industrial
08/08/2024 Festejemos mais veículos vendidos?
30/07/2024 Dib surfa, Marinho pena e Morando inicia reação
18/07/2024 Mais uma voz contra desindustrialização
01/07/2024 Região perde R$ 1,44 bi de ICMS pós-Plano Real
21/06/2024 PIB de Consumo desaba nas últimas três décadas
01/05/2024 Primeiro de Maio para ser esquecido
23/04/2024 Competitividade da região vai muito além da região
16/04/2024 Entre o céu planejado e o inferno improvisado
15/04/2024 Desindustrialização e mercado imobiliário
26/03/2024 Região não é a China que possa interessar à China
21/03/2024 São Bernardo perde mais que Santo André
19/03/2024 Ainda bem que o Brasil não foi criado em 2000