Imprensa

Nove meses de cinco anos que
transformariam o Diário (10)

DANIEL LIMA - 18/09/2019

Estamos no dia 2 de setembro de 2004. Uma década e meia atrás. Estava este jornalista Diretor de Redação do Diário do Grande ABC, após breve período de adaptação corporativa exercendo a função de Ombudsman. Veja o conteúdo da newsletter Capital Digital Online, ferramenta que preparei para manter contato permanente com todos os colaboradores da empresa, além das diretorias e acionistas.

 Edição número 11

Diário passa a contar a partir

de hoje com Editoria Especial

O Diário do Grande ABC passa a contar com uma novidade no organograma de Redação. Trata-se da Editoria Especial. O novo quadradinho vai ser exatamente o que diz a nomenclatura, uma Editoria Especial. O que significa isso?

Significa que os profissionais que a integrarão terão todas as atribuições e responsabilidades dos editores, embora ocupem um degrau acima. Para que não haja dúvidas sobre o assunto, vamos a um pingue-pongue didático:

P -- Quem comporá a Editoria Especial

R -- A Editoria Especial terá como componentes iniciais o Diretor de Redação e membros da Secretaria que atuam diretamente no dia-a-dia, casos de Eduardo Reina, Robinson Sasaki, Marcelo Moreira e Maurício Milani. Também integrarão o time James Capelli, Danilo Angrimani e Antonio Cazzali.

P -- Como será a atuação da Editoria Especial

R -- Desenvolverá e acompanhará pautas que procurarão dar suporte às demais editorias.

P -- Qual será a área temática da Editoria Especial?

R -- Os integrantes da Editoria Especial atuarão em todas as áreas do jornal e serão responsáveis por todas as etapas, da produção à edição. Poderão, diante de eventuais necessidades operacionais, delegar a fase de edição aos respectivos editores temáticos, repassando-lhes os conceitos do tratamento gráfico planejado para determinado texto.

P -- Há previsão de novos integrantes da Editoria Especial?

R -- Sem dúvida. Pretendemos dar à Editoria Especial um arcabouço de recursos humanos que seja capaz de oferecer-se permanentemente como suporte a todas as editorias.

P -- A Editoria Especial vai trabalhar apenas com pautas especiais?

R -- Não necessariamente. Teremos várias ações pontuais também, mas que nos permitirão acrescentar valor agregado ao cotidiano do jornal. Nosso maior problema editorial é a falta de informações sistemicamente fortes, densas, com matérias mais bem aprofundadas.

P -- A Editoria Especial terá colaboração de free-lanceres?

R -- Sem dúvida. Contaremos com reforços. Teremos um corpo de atuação que não deixe dúvida sobre a importância do jornal.

P -- Por que a Editoria Especial?

R -- Porque precisamos elevar o nível médio de qualidade do jornal em todos os dias da semana. Precisamos ter um conjunto de pautas que nos dê sustentação de manchetes. Que as manchetes não sejam vulneráveis à qualidade, algo comum diante da falta de uma política específica de tratamento de primeira página como vitrine que não desencante o leitor.

P -- Há alguma experiência prática que o levou a implementar a novidade?

R -- Na Editora Livre Mercado temos profissionais de áreas operacionais com múltiplas funções do cotidiano mas que, quando dos eventos, integram força-tarefa especificamente dirigida para dar conta do recado. O Prêmio Desempenho é um evento integralmente sob responsabilidade da Editora Livre Mercado. Não terceirizamos a operação porque é por demais importante acompanhar todos os detalhes. E nos pontos que terceirizamos, como no caso da empresa que cuida de som e imagem, a coordenação é de nossa equipe. Os resultados são fantásticos. Formamos profissionais proativos, que não circunscrevem suas atividades à formalidade da função-eixo. Imagine um time versátil, que ataca e defende em bloco, que tem criatividade, que joga junto o tempo todo. É assim que fazemos.

P -- Quem comandará a Editoria Especial?

R -- O Diretor de Redação.

P -- Já existe exemplo prático da Editoria Especial?

R -- A Sabatina Diário é um exemplo. Foi formulada pelo Diretor de Redação e contou com amplo suporte e empenho da Secretaria de Redação. Tanto que nem tenho participado dos encontros. Aliás, meu sonho é que todos os profissionais do jornal tenham suas capacidades reconhecidas. A centralidade em torno do Diretor de Redação não é interessante para ninguém. Nem mesmo para o Diretor de Redação.

P -- Outro exemplo de prática da Editoria Especial?

R -- A divulgação da pesquisa Brasmarket/Diário, que, a partir de ação do Diretor de Redação, se espalhou seletivamente entre alguns dos atuais membros da Editoria Especial.

P -- Mais um exemplo?

R -- O projeto de cobertura do Quem é Quem poderia ser citado como possível exemplo de Editoria Especial, mas, de fato, acabou subdividido entre o Diretor de Redação e a Editoria de Economia. Os erros que ocorreram na edição não mais se registrarão. Aliás, aqueles erros de edição nos levaram a amadurecer a proposta e a definição da Editoria Especial.

P -- Quer dizer que em determinados eventos a Editoria Especial acabará assumindo a responsabilidade de cobertura?

R -- Sem dúvida. Vamos ter agora em setembro a festa do Prêmio Desempenho e essa cobertura será de responsabilidade da Editoria Especial. Do começo ao fim. Também a cobertura das eleições exigirá coordenação-geral da Editoria Especial. Aliás, esse será um trabalho de fôlego que vai envolver profissionais de várias editorias.

P -- Se já há na prática a ação de uma Editoria Especial, porque a formalização nesta newsletter?

R -- Exatamente para que todos estejam antenados com as transformações que passarão a aprofundar as relações neste jornal e que não vejam, na ação dos integrantes da Editoria Especial, qualquer movimento que fira a autonomia e o território das editorias. Até porque, se nada é mais estanque no mundo, nem mesmo o próprio mundo, por que as editorias convencionais deveriam considerar-se inexpugnáveis? Sobretudo porque todas serão reforçadas.

P -- A quem devem ser dirigidas as dúvidas sobre a atuação da Editoria Especial?

R -- Primeiramente aos membros da Secretaria. Em caso de eventual dificuldade de resolução, o Diretor de Redação deverá ser acionado.

P -- Como será possível medir a eficiência da Editoria Especial?

R -- Pelos evidentes resultados editoriais que apresentará. Trabalharemos sempre sintonizados com a produção cotidiana das demais editorias. Ofereceremos também a oportunidade de complementar pautas entre membros da Editoria Especial e das demais eventualmente envolvidas na pauta em questão.

P -- Como se explica que o Diário, em fase de contenção de despesas, quando não de cortes de despesas, agora apareça com essa tal de Editoria Especial?

R -- Salvo excepcionalidades, a Editoria Especial não vai provocar despesas à companhia, porque se trata muito mais de pôr em prática um plano de ação editorial baseado em diagnósticos que realizei do que propriamente no aporte de recursos financeiros. Ou seja: depois de 40 dias de trabalho e da experiência de 30 dias como ombudsman, cheguei à conclusão de que é imperioso que se estabeleçam medidas organizacionais para encaixar sob o mesmo teto profissionais que hoje, por falta de metodologia, estão desgarrados.

P -- O que significa esse desgarramento?

R -- Improdutividade, sobreposição funcional, ciumeiras nem sempre justificáveis, tudo que é substancialmente nocivo ao ambiente da corporação. Não estamos providenciando nada que não seja sob o ponto de vista organizacional o mínimo que se espera de estratégia voltada à melhoria do jornal.

P -- E que jornal vamos ter?

R -- Nosso compromisso é que o jornal seja respeitado pelas classes A e B do Grande ABC, mas que também atinja a classe C mais preparada. Precisamos de qualidade editorial que nos leve a tornar o jornal imprescindível aos tomadores de decisão e aos formadores de opinião. Não podemos ser um jornal maria-vai-com-as-outras. Precisamos elevar o número de assinantes a um patamar expressivo e isso só será possível quando o jornal sensibilizar as cerca de 20% de residências e moradores da região que estão disponíveis para tornarem-se assíduos leitores. Outros 30% da população virão naturalmente. A outra metade das famílias tentaremos capturar com vendas em bancas. Só estaremos satisfeitos quando tivermos pelo menos 80 mil assinantes em nossos cadastros. Para isso, não adianta fórmula mágica: o jornal precisa ir além da superficialidade permanente, recheada de profundidade eventual. Precisamos inverter essa equação: profundidade permanente, superficialidade eventualmente.

P -- É por isso então que a revista LivreMercado passará a ser encartada no jornal?

R -- Essa é uma das muitas estratégias para sensibilizar os leitores do jornal. Todos sabem o quanto a revista é respeitada como produto editorial e o quanto poderá, agora, complementar a linha editorial do jornal. Precisamos fidelizar os leitores do jornal e a revista é um dos instrumentos que utilizaremos nesse sentido. Quando fizemos a sociedade com o Diário imaginávamos que essa obviedade seria aplicada, mas questões que não valem a pena ser dissecadas nos levaram a caminhos diferentes. Agora, porém, chegou a hora.

P -- O que será do Diário do futuro?

R -- Será o melhor jornal regional do País. Quem participar desse projeto vai ser gratificado e usufruirá dos benefícios da revolução que ajudar a empreender. Quem não participar, lamentará muito.



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