Imprensa

Paulinho Serra critica Aidan e PT em nova Entrevista Especial

DANIEL LIMA - 09/08/2011

O vereador Paulinho Serra respondeu a 19 perguntas da Entrevista Especial que a revista digital CapitalSocial lhe encaminhou e que faz parte do projeto editorial indexado às eleições do ano que vem na Província do Grande ABC. O tucano não só confirmou decisão de concorrer à Prefeitura de Santo André como se coloca entre as três principais forças eleitorais, juntamente com o situacionista Aidan Ravin, que buscará a reeleição, e provavelmente o petista Carlos Grana. Paulinho bateu forte na gestão de Aidan Ravin, considerando-a frustrante, e também criticou o que chama de paralisia do Partido dos Trabalhadores em Santo André desde a morte de Celso Daniel. CapitalSocial vai publicar na edição desta quarta-feira, na íntegra, todas as respostas de Paulinho Serra, já encaminhadas à Redação.

A série de Entrevistas Especiais de CapitalSocial foi iniciada com o também candidato à Prefeitura de Santo André, Edgard Brandão Júnior, e terá continuidade ao longo dos meses que separam as disputas municipais.

A lógica editorial adotada por CapitalSocial com esse novo trabalho esquadrinha-se no projeto de responsabilidade social. A falta de profundidade da maioria dos questionamentos aos agentes sociais e públicos que se anunciam concorrentes às disputas do ano que vem não pode perpetuar-se como estratégia de composições oportunistas.

Por isso, CapitalSocial constrói uma rede de abordagens que tanto pode levar o candidato a movimentar-se com mais desenvoltura em relação às potencialidades eleitorais, dadas as facilidades que a Internet proporciona na multiplicação de cópias do trabalho, como enredar-se em complicações caso ceda às tentações de acasalamentos ditados por circunstâncias que conflitam com as declarações.

Veja as perguntas encaminhadas a Paulinho Serra:

CapitalSocial – Que avaliação faz da Administração de Aidan Ravin sob o aspecto de governança, ou seja, da relação com os quadros da Prefeitura e o Legislativo?

CapitalSocial – Que avaliação faz da administração de Aidan Ravin sob o aspecto de governabilidade, ou seja, da relação com a sociedade como um todo?

CapitalSocial – O senhor aprovaria ou desaprovaria a Administração de Aidan Ravin depois de 30 meses de governo?

CapitalSocial – A candidatura de Raimundo Salles, que também tem inserção na classe média tradicional de Santo André, atrapalharia seus planos?

CapitalSocial – Qual vai ser o posicionamento do senhor com relação à Cidade Pirelli? Votará favoravelmente à eventual supressão das obrigações que a Pirelli e seus parceiros obtiveram para alcançar os benefícios de mudanças de uso e ocupação do solo ou vai lutar para fazer valer o cumprimento daquelas decisões? Não se pode esquecer que a Brookfield, que ocuparia apenas 25% da área destinada à Cidade Pirelli, afirma que não tem nada a ver com aquela iniciativa do final do século passado, embora se beneficie das mudanças aprovadas pelo Legislativo de Santo André.

CapitalSocial – Considerando-se que o PT está envolvido na aprovação da Cidade Pirelli, um projeto deixado por Celso Daniel e que não teve sequência com João Avamileno, o senhor acredita que contará com o apoio da bancada do partido em eventual oposição ao desmonte de contrapartidas dos investidores?

CapitalSocial – Até que ponto o quadro macroeconômico, que poderia atingir a economia brasileira, implicaria em contaminação no ambiente eleitoral à Prefeitura de Santo André?

CapitalSocial – O senhor faz parte do agrupamento que teme escândalos financeiros no Paço Municipal nesse período pré-eleitoral?

CapitalSocial – Se for para o segundo turno, qual seria o adversário preferido e que aumentaria as possibilidades de vitória?

CapitalSocial – O senhor acredita que contará com o suporte do governo do Estado nas eleições do ano que vem?

CapitalSocial – O senhor adotaria o sistema de distribuição de recursos para os vereadores aplicarem de acordo com seus interesses específicos, retomaria o orçamento participativo do Partido dos Trabalhadores ou tem uma alternativa para a participação da sociedade nos destinos dos recursos financeiros públicos?

CapitalSocial – A candidatura à Prefeitura no ano que vem é uma deliberação consolidada, sem retorno, ou é possível que haveria um alinhamento com Aidan Ravin? Dizem que o senhor estaria opondo resistência para concorrer como vice de Aidan?

CapitalSocial – O senhor considera o supersecretário Nilson Bonome o que muitos dizem ser, ou seja, uma espécie de primeiro-ministro? Como prefeito incorporaria alguém com tanto poder ou suposto poder no quadro executivo?

CapitalSocial – Muito se fala sobre o baixo nível de produção e de produtividade dos legislativos, inclusive federal. Em Santo André é diferente?

CapitalSocial – A Santo André que o senhor vive hoje é a mesma Santo André de seus pais? O senhor acha que, de maneira geral, a Santo André de hoje oferece mais oportunidades de mobilidade social do que a Santo André do passado, de industrialização fértil?

CapitalSocial – O senhor distingue a diferença entre antes, durante e depois da administração de Celso Daniel?

CapitalSocial – Santo André é uma cidade dividida entre liberais e trabalhistas de centro-esquerda. Os números eleitorais tanto para o controle do Paço Municipal quanto para o governo do Estado e a Presidência da República são denunciatórios dessa divisão. Teremos no ano que vem mais uma disputa acirradíssima para prefeito?

CapitalSocial – Com Lula nas ruas da Província do Grande ABC, o senhor acredita em fator diferenciado na balança de possibilidades de candidaturas petistas?

CapitalSocial – O senhor entende que o Rodoanel Sul, que tangencia a Província do Grande ABC, é mais um complicador do já baixo dinamismo econômico regional, ou acredita que a obra será sempre benéfica a empreendedores interessados em se manter ou se instalar na região?


Leia mais matérias desta seção: Imprensa

Total de 1893 matérias | Página 1

06/12/2024 Diário: Plano Real que durou nove meses (40)
04/12/2024 Diário: Plano Real que durou nove meses (39)
02/12/2024 Diário: Plano Real que durou nove meses (38)
28/11/2024 Diário: Plano Real que durou nove meses (37)
26/11/2024 Diário: Plano Real que durou nove meses (36)
25/11/2024 ENCONTRO COM O PASSADO DE UM GRANDE ABC FORTE
21/11/2024 Diário: Plano Real que durou nove meses (35)
18/11/2024 Diário: Plano Real que durou nove meses (34)
14/11/2024 Moedas competitivas e personagens regionais
13/11/2024 Diário: Plano Real que durou nove meses (33)
11/11/2024 Diário: Plano Real que durou nove meses (32)
08/11/2024 Diário: Plano Real que durou nove meses (31)
06/11/2024 Maioria silenciosa sufoca agressão de porcos sociais
06/11/2024 Diário: Plano Real que durou nove meses (30)
04/11/2024 Diário: Plano Real que durou nove meses (29)
31/10/2024 Diário: Plano Real que durou nove meses (28)
29/10/2024 Diário: Plano Real que durou nove meses (27)
28/10/2024 OMBUDSMAN DA SOLIDARIEDADE (2)
25/10/2024 OMBUDSMAN DA SOLIDARIEDADE (1)