Era 14 de setembro de 2004. Ocupa há menos de dois meses a direção de Redação do Diário do Grande ABC, depois de passar por quase dois meses como o primeiro ombudsman daquela publicação. Criei a newsletter Capital Digital Online para manter permanente comunicação com acionistas, diretores e colaboradores do jornal. A transparência era condição irrecusável àquela empreitada. Vejam o que escrevi para a edição de número 16 ao me referir às eleições municipais no Grande ABC.
Edição número 16
Armadilhas denuncistas
e o calendário eleitoral
Temos recomendado à Editoria de Política e à Secretaria de Redação cuidado específico com os oportunistas eleitorais que plantam informações para desgastar adversários políticos. Condeno veementemente a prática jornalística adotada pela maioria dos veículos de assumir a função de caixas de ressonância de sanguessugas sazonais.
É preciso que materiais denuncistas sejam cuidadosamente analisados e que, mesmo assim, sejam encaminhados ao prévio conhecimento do diretor da área.
Duas questões básicas nos dão a garantia de que denuncismos precisam de tratamento ético mais cuidadoso.
Primeiro, se os eventuais casos são realmente sustentáveis, é fundamental definir a justeza de cada um. Ou seja: estão as supostas gravidades sem vícios de origem eleitoral ou estariam geneticamente comprometidas pelo calendário dos votos e, portanto, sob forte suspeição?
Segundo, se as supostas denúncias se sustentam documentalmente e se não são perecíveis ao tempo, por que não dispensar tratamento editorial depois que os votos forem contabilizados? Principalmente se o assunto em questão teve origem de fontes político-partidárias.
Essas alternativas e o conceito central não significam que vamos dispensar linearmente toda e qualquer informação valiosa. Não é isso. O que pretendo passar é que haja cuidado seletivo nesse período. Que a Secretaria de Redação esteja informada sobre matérias eventualmente explosivas e que, por isso mesmo, tenha acesso ao conteúdo a fim de avaliá-lo.
Essa orientação não tem cores partidárias específicas. Vale para todos os paços municipais e os possíveis interesses político-eleitorais que giram em torno dos poderes locais.
Total de 1884 matérias | Página 1
13/11/2024 Diário: Plano Real que durou nove meses (33)