Sociedade

“Defenda” define tom, mensagem
à sociedade e vai ajustar estatuto

DANIEL LIMA - 05/05/2014

O movimento Defenda Grande ABC está em fase de preparação mas já avançou passos importantes. Nesta quarta-feira, em reunião fechada à participação dos integrantes que confirmaram e reafirmaram inscrição, serão conhecidos o tom que prevalecerá no estatuto e os termos da mensagem oficial de criação da entidade.  O Defenda Grande ABC terá direção colegiada. Os resultados de sondagens feitas diretamente com 43 integrantes iniciais do movimento serão oficialmente conhecidos durante o encontro programado para as 12h30 no Centro Empresarial Pereira Barreto, em Santo André.


 


Ainda não se pode garantir que o Defenda Grande ABC é um sucesso. Há naturais e artificiais obstáculos a tornar a ação senão uma loteria em termos de consolidação pelo menos algo a ser comedidamente avaliado. Diferentemente dos organismos institucionais com representação na região, todos corporativos, o Defenda Grande ABC será constituído por individualidades conectadas aos interesses inequívocos da sociedade.


 


As entidades de classe tradicionais, por explicitude da própria denominação, cuidam dos respectivos redutos e não necessariamente do conjunto da população. Daí concluir que se trata de modelo sem velocidade, flexibilidade, independência e segurança de que a comunidade será respeitada nos pressupostos de demandas.


 


Tanto o tom que conduzirá a atuação do Defenda Grande ABC nas instituições públicas e privadas quanto as expressões-chave que nortearão a produção e a aprovação da Carta à Sociedade do Grande ABC, serão apresentados nesta quarta-feira.  Dos 43 integrantes inscritos no Defenda Grande ABC, 37 confirmaram participação não só ao responderem questionários de múltiplas alternativas como também ao comparecerem, em menor número, à primeira reunião do movimento. Sete inscritos não integraram qualquer atividade e já estão excluídos. A dúvida a ser dirimida na reunião desta quarta-feira, é se as identidades dos faltosos serão levadas ao público externo.


 


Como estarei presente, vou propor que a questão seja levada à votação entre os demais participantes presenciais. Vou sugerir que os faltosos sejam conhecidos do público externo, entre outros motivos porque desconfio seriamente que, pelo menos um deles, atuou como espião do processo ainda de arrumação do Defenda Grande ABC.


 


Votação democrática


 


Como um dos coordenadores do movimento, entendo que a responsabilidade desse agrupamento de formadores de opinião reconhecidamente corajosos, porque sabem que enfrentam forças consolidadoras do estado de congelamento da sociedade regional, não pode permitir blefes. Mas não valho mais que um voto, apenas um voto, um voto democrático, em qualquer consulta e decisão do Defenda Grande ABC. O que pressupõe alinhamento à maioria.


 


Qual terá sido o tom à atuação do Defenda Grande ABC, cláusula pétrea da organização? Terão os integrantes do movimento preferido a primeira alternativa, que trata de aproximação mais colaborativa que crítica de instâncias públicas e privadas para cobrar uma nova realidade à Província do Grande ABC? Ou será que prevaleceu a segunda alternativa -- de cobrança cautelosamente crítica? Teria havido entre a maioria dos inscritos a preferência pela terceira alternativa, de cobrança rigorosa dos responsáveis pelos cordéis políticos, administrativos e sociais da Província do Grande ABC? A resposta só será conhecida durante a reunião desta quarta-feira.


 


E a outra sondagem levada aos integrantes do Defenda Grande ABC, que trata da definição de 10 expressões-chave que constarão da Carta à Sociedade do Grande ABC. A inovação é que a mensagem não será resultado de escolha de um grupo fechado de articuladores do movimento, mas fruto da participação de todos os inscritos. Foram apresentadas 30 expressões-chave, com direito individual à escolha de 10. O resultado final determinará uso mais intenso das expressões mais votadas. Mas isso não significa que as demais expressões estarão fora da Carta à Sociedade do Grande ABC porque, de fato, formam espécie de agenda de contestação à letargia da regional.


 


Já o estatuto do movimento deverá ocupar mais tempo dos participantes da reunião desta quarta-feira. Uma proposta do especialista Elísio Peixoto, também integrante do movimento, será analisada pelos presentes. Um dos conceitos-chave é que o Defenda Grande ABC não ultrapassará os limites de atuar como representação da sociedade sem obrigatoriedade de colocar a mão na massa, ou seja, de resolver os problemas em forma de atuação executiva. Essa atribuição é das instituições que contam com aparelhamento funcional e recursos orçamentários para tanto. O Defenda do Grande ABC será espécie de animador do processo democrático de definições e realizações, principalmente do Poder Público.


 


O erro cometido pelo Fórum da Cidadania, entre tantos outros, não contaminará o movimento. A premissa de que a Província do Grande ABC peca pela falta de diretrizes e de foco em medidas essenciais mobilizará o Defenda Grande ABC como entidade cerebral.


 


Sem muita pressa


 


Além de todos esses pontos que constarão da segunda reunião preparatória do Defenda Grande ABC, uma sugestão que deverá ser debatida durante o encontro desaconselha a aceleração da criação oficial do movimento, bem como e consequentemente a prática do exercício estatutário de ir a campo com agenda de definições. Tanto a disputa da Copa do Mundo como as eleições presidenciais serão apresentadas como eventos que favorecem o amadurecimento de todas as linhas de atuação do Defenda Grande ABC.


 


Ou seja: a formação de uma entidade com lastro social e também com suporte conceitual é muito mais importante para o futuro da Província do Grande ABC do que eventual açodamento temporal.  A região de tantos descalabros não reagirá mediante um grupo organizado e independente se as bases conceituais não forem sólidas. Entretanto, isso não impede que eventuais medidas sejam deliberadas no curto prazo, sempre de acordo com o cronograma de arrumação organizacional do movimento.


 


A definição de seis eixos estruturantes que vão balizar a atuação do Defenda Grande ABC, retirada do primeiro encontro preparatório, foi um avanço e tanto. Saúde, Educação, Mobilidade Social, Transparência Pública, Segurança Pública e Desenvolvimento Econômico vão ditar a atuação do movimento.


 


Intruso no baile


 


Certo mesmo é que uma realidade se impõe e somente os voluntários corajosos acabarão por resistir: o Defenda Grande ABC é um intruso num baile de máscaras institucionais da Província e, por conta disso, provavelmente será hostilizado pelos promotores da festa que só admitem convidados que lhes afaguem o ego.


 


Quem acreditar que não haverá impacto a atingir os integrantes do movimento provavelmente carregue expectativa otimista demais. Uma das regras de boa administração diz que não se deve desprezar cenário de complicações quando se inicia uma trajetória ousada. A realidade é que o movimento Defenda Grande ABC sofre por antecipação um processo de rejeição de quem se afastou despudoradamente das legitimidades sociais.


 


É possível que também outra pauta faça parte do encontro desta quarta-feira, proposta pelo empresário Gilberto Wachtler: cada integrante já confirmado poderia convidar dois novos participantes para engrossar o movimento. 


Leia mais matérias desta seção: Sociedade

Total de 1097 matérias | Página 1

21/01/2025 PAULINHO, PAULINHO, ESQUEÇA ESSE LIVRO!
20/01/2025 CELSO DANIEL NÃO ESTÁ MAIS AQUI
19/12/2024 CIDADANIA ANESTESIADA, CIDADANIA ESCRAVIZADA
12/12/2024 QUANTOS DECIDIRIAM DEIXAR SANTO ANDRÉ?
04/12/2024 DE CÃES DE ALUGUEL A BANDIDOS SOCIAIS
03/12/2024 MUITO CUIDADO COM OS VIGARISTAS SIMPÁTICOS
29/11/2024 TRÊS MULHERES CONTRA PAULINHO
19/11/2024 NOSSO SÉCULO XXI E A REALIDADE DE TURMAS
11/11/2024 GRANDE ABC DOS 17% DE FAVELADOS
08/11/2024 DUAS FACES DA REGIONALIDADE
05/11/2024 SUSTENTABILIDADE CONSTRANGEDORA
14/10/2024 Olivetto e Celso Daniel juntos após 22 anos
20/09/2024 O QUE VAI SER DE SANTO ANDRÉ?
18/09/2024 Eleições só confirmam sociedade em declínio
11/09/2024 Convidados especiais chegam de madrugada
19/08/2024 A DELICADEZA DE LIDAR COM A MORTE
16/08/2024 Klein x Klein: assinaturas agora são caso de Polícia
14/08/2024 Gataborralheirismo muito mais dramático
29/07/2024 DETROIT À BRASILEIRA PARA VOCÊ CONHECER