A foto instantânea do Grande ABC econômico é de um copo meio cheio e meio vazio. A Ambev instalou megacentro de distribuição em Diadema, a rede Center Castilho transferiu sede administrativa e centro de distribuição de São Paulo para São Bernardo, a produtora de azeite de oliva Biolivas está se instalando em galpão industrial em Santo André e a DaimlerChrysler abriu contratação de 650 empregados para a fábrica de São Bernardo. Em compensação, a Ford hesita em trazer novo veículo para São Bernardo, a Valeo vai se despedir de Diadema e mais uma pequena metalúrgica fechou as portas em São Caetano.
A instalação da Biolivas em travessa da Avenida Industrial, ao lado da estação rodoviária, simboliza a negação econômica priorizada pelo projeto Eixo Tamanduatehy, voltado para o terciário de valor agregado e habitações, além de áreas de entretenimento. O galpão de 10 mil metros quadrados construídos que já acolheu a metalúrgica Turin está ganhando nova destinação sob comando de quatro empreendedores que investiram R$ 9 milhões entre aquisição do imóvel, reformas e equipamentos, incluindo 10 tanques com capacidade de armazenamento de 25 mil litros cada.
O início das operações está programado para o primeiro bimestre de 2005 com envase e venda de azeite de oliva, azeitonas, champignon e alcaparras. A capacidade de envase atinge seis mil latas de azeite e oito mil potes de azeitona por hora, mas o potencial de geração de empregos é relativamente modesto: inicialmente serão contratados cerca de 60 empregados. “O nível de automação é muito alto” — explica o diretor-administrativo Fabrício Magalhães Castelan.
No lugar de indústria
Exemplo de reversão de área industrial deu-se com a chegada da rede Center Castilho ao prédio que pertencia à TRW Motores, na Avenida Rotary, em São Bernardo. A estimativa é de que o complexo de loja, centro de distribuição e sede administrativa gere 800 empregos, incluindo profissionais transferidos da antiga sede, no Morumbi.
Já o megacentro de distribuição da Ambev em Diadema ocupa 85 mil metros quadrados no Bairro Piraporinha e tem potencial para gerar 1,5 mil empregos. A Prefeitura estima entre R$ 12 milhões e R$ 15 milhões o repasse de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) proporcionado pelo novo inquilino, com base na previsão de faturamento de R$ 750 milhões anuais. Diadema foi escolhida basicamente por se situar no meio do caminho das principais regiões no foco da Ambev: a Grande São Paulo e a Baixada Santista, facilmente acessada pela Rodovia dos Imigrantes, que corta a cidade.
As 650 novas contratações anunciadas pela DaimlerChrysler são motivadas principalmente pelas vendas externas que devem levar o setor automotivo a bater recorde histórico com produção de 2,1 milhões neste ano. Das 49 mil unidades de caminhões e ônibus que sairão das linhas de montagem em 2004, nada menos que 17 mil — um terço — seguirão para destinos internacionais. Com as 650 novas vagas chegará a 1.850 o total de funcionários admitidos pela montadora alemã no decorrer deste ano, totalizando 11.430.
Ford adia anúncio
Mas nem tudo são flores no setor automotivo em ritmo de retomada. O Custo ABC foi responsável pelo adiamento da decisão da Ford de produzir novo veículo compacto em São Bernardo. Já a multinacional francesa Valeo anunciou a centralização, em Guarulhos, de unidades produtivas de sistemas de segurança, pulverizadas entre Diadema e São Paulo. E não é só: a metalúrgica Ferrame fechou as portas em São Caetano com o desligamento de 90 funcionários.
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