São Bernardo e Santo André estão entre os 15 principais Municípios brasileiros no ranking do Índice de Potencial de Consumo elaborado pela divisão técnica da Francap Sistemas de Franchise. O estudo envolve as 983 melhores cidades do Brasil pelo critério de consumo global de produtos e serviços voltados para classes sócio-econômicas de extrato superior. Os Municípios relacionados representam 85% do potencial de consumo de cada Estado brasileiro. Apenas Rio Grande da Serra não integra a região no ranking. Depois de São Bernardo, 14ª colocada, e de Santo André, 15ª, aparecem na lista Diadema (58ª), Mauá (70ª), São Caetano (78ª) e Ribeirão Pires (190ª) no ranking nacional.
Já o posicionamento do Grande ABC no ranking paulista é mais brilhante. São Bernardo ocupa a terceira colocação, Santo André a quarta, Diadema a 16ª, Mauá a 20ª, São Caetano a 24ª e Ribeirão Pires a 63ª.
Esses resultados não significam, entretanto, que Diadema e Mauá suplantam São Caetano em atratividade para investimentos. O Índice de Potencial de Consumo de Diadema alcança 0,76% no Estado e 0,2778% no País, contra 0,65% de Mauá no Estado e 0,2378% no País e 0,61% de São Caetano no Estado e 0,226% no País.
Ações específicas
A diferença, que o estudo da Francap não contempla porque o trabalho, como define o presidente da empresa, André Nudelman, "é um mapeamento que serve de base para incursões específicas", é que São Caetano tem praticamente a metade da população de Mauá e de Diadema. Isto significa que, embora tenha percentualmente um IPC levemente inferior ao dos outros dois Municípios da região, São Caetano leva vantagem por ter população significativamente menor e mais concentrada, até porque seu território geográfico é o menor do Grande ABC, com apenas 15 quilômetros quadrados.
São Paulo lidera o ranking paulista e brasileiro. Com 9 milhões e 963 mil habitantes, a Capital paulista reúne 12,9637 do Índice de Potencial de Consumo nacional e 35,67% do Estado. Campinas está em segundo lugar no ranking paulista, com população de 885 mil habitantes e IPC de 3,62, mais de um ponto percentual de vantagem sobre São Bernardo, cujo índice paulista é 2,14, e mais de um ponto e meio percentual sobre Santo André, que detém 2,08 do IPC no Estado.
A Francap é a maior empresa de consultoria na área de franchising do País e elaborou o trabalho com base em dados estatísticos do IBGE e de seu banco de dados composto de mapeamento de consumo de energia elétrica, volume de impostos arrecadados e dados do sistema financeiro. "Este estudo, com tabelas e mapas digitalizados, permite a melhor análise do potencial existente em cada localidade para implantação de lojas, unidades franqueadas, expansões, redistritamento de equipes de venda, além de outras atividades voltadas ao planejamento estratégico" -- explica André Nudelman.
A Francap tem 11 anos de atividades e já realizou mais de 100 projetos de franquia, incluindo-se Plano 100, Amor aos Pedaços, Companhia Melhoramentos, entre outros. "O Banco Excel, por exemplo, direciona a abertura de novas agências com base em nossos estudos" -- afirma o empresário.
Clientes decidem
Embora Nudelman considere o Índice de Potencial de Consumo, editado pela primeira vez, instrumento indispensável a empresas e organizações que pretendem expandir negócios com base em informações sólidas, ele afirma que estudos específicos são desenvolvidos pela Francap. É com base nesse trabalho de detalhamento que os clientes da Francap decidem pelos investimentos.
Um dado que chamou a atenção de André Nudelman, numa breve consulta à publicação que está à venda por R$ 790,00, é que São Caetano segue de perto a liderança de Santos como Município que reúne o maior contingente de moradores com mais de 50 anos de idade. Santos tem índice de 22,67%, contra 22,12% de São Caetano. Como territorialmente é menor que Santos, São Caetano pode ser considerado o Município campeão nessa faixa etária, oferecendo, portanto, série de vantagens ao marketing de produtos e serviços que interessem mais de perto a esse público-alvo.
A publicação contempla também variedade de informações sobre os 127 shoppings centers instalados no Brasil.
Total de 1894 matérias | Página 1
21/11/2024 QUARTO PIB DA METRÓPOLE?