A vida não está fácil para os sete representantes do Grande ABC naquela mesa retangular para 10 convidados no hotel-fazenda. O assassinato do prefeito Celso Daniel não saia do noticiário quando São Paulo, Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra foram chamados a discutir relações metropolitanas. Quem seriam os ocupantes das duas cadeiras vazias, uma das quais na cabeceira oposta à de São Paulo?
Nessa altura do campeonato as discussões pegavam fogo. Alguns dos convivas mal se davam conta de que faltavam ainda dois personagens. Quem seriam eles?
Afinal, São Paulo decidiu botar para quebrar. Desfilou rosário de riquezas econômicas e culturais. Sem cerimônia, refere-se aos vizinhos à Leste de provincianos. Como se percebe, a Capital do Estado, a Cinderela, não dispensa tratamento politicamente incorreto. Jogava na cara de todos o quanto estava acima da vizinhança. Estrela-maior cercada de satélites.
Nesse capítulo, São Caetano foi quem mais se manifestou sobre o futuro econômico. Colocava toda a expectativa na exploração da quebra da alíquota do ISS que, do outro lado de São Paulo, à Oeste, Barueri esgrimia com sabedoria e de forma não necessariamente semelhante às afirmativas de São Caetano.
Depois deste capítulo, faltarão outros 10 para o desfecho da tragicomédia de Complexo de Gata Borralheira. Os 18 capítulos da obra reúnem 123 mil caracteres. Comecei a escrever naquela sexta-feira, 18 de janeiro de 2002, quando, coincidentemente, algumas horas depois dos primeiros capítulos, Celso Daniel foi assassinado.
Transportar para o mundo digital as páginas impressas de Complexo de Gata Borralheira, lançadas na noite de 16 de abril de 2002 em leitura dramática num Teatro Municipal de Santo André lotado, é possivelmente o complemento inescapável que tanto se fazia necessário.
Complexo de Gata Borralheira, portanto, rompe os limites físicos da matéria e invade o terreno da Internet, com direito a um espraiamento imensurável. Acompanhem o sétimo capítulo.
Leiam, portanto:
Total de 1884 matérias | Página 1
13/11/2024 Diário: Plano Real que durou nove meses (33)