Chegamos à edição de número 12 da newsletter Capital Digital Online. A diferença numérica em relação ao título decorre de ter utilizado duas edições numa mesma data. Essa ferramenta de comunicação foi utilizada durante o período em que atuei como Diretor de Redação do Diário do Grande ABC, entre julho de 2004 e maio do ano seguinte. Capital Digital Online era distribuída eletronicamente a todos os colaboradores, diretores e acionistas do jornal. Vivia-se um tempo em que o Planejamento Editorial Estratégico dava os primeiros passos. O Diário do Grande ABC que encontrei há uma década e meia está impresso e expresso nos boletins diários. Como na edição que se segue, de oito de setembro.
Edição número 12
A enorme contribuição
da revista para o Diário
No período de 2 de agosto a 8 de setembro, a equipe de jornalistas da revista LivreMercado produziu 245 mil caracteres de matérias publicadas pelo jornal Diário do Grande ABC. O volume equivale a 61 páginas da revista. Algo como uma nova edição da publicação de mais ou menos 100 páginas, levando-se em conta a proporção média de 40% de espaços publicitários.
O que quero dizer com isso? Que estamos provando como revista que para fazer jornal diário com qualidade basta apenas trabalhar com empenho, dedicação, metodologia, cultura regional, operacionalidade e tantos outros atributos que espero que o Diário tenha um dia no conjunto, não em algumas editorias apenas.
Vale ressaltar que minha produção individual no período para o Diário, de aproximadamente 150 mil caracteres, não está contabilizada.
Convém lembrar, para evitar qualquer tipo de mal-entendido, que a equipe da revista trabalha dentro do horário regulamentar, sem banco de horas ou absurdos semelhantes. Sei que tudo isso pode chocar algumas pessoas do Diário, mas não deveria.
O fato é que encontramos um jornal sucateado em sua estrutura redacional, mas, com a contribuição de todos, haveremos de virar o jogo. Entretanto, convém também não perder de vista que o que ora apresentamos é uma rotina produtiva da revista e, como tal, demonstração inconteste de que, seja lá o que o futuro nos reserva, não temos nada a provar a ninguém -- nem eu nem minha equipe da revista.
Quem tem de provar que está no jogo para ganhar é a equipe que temos no jornal. Essa virada precisa ser feita dentro de campo, só dentro de campo.
O que escrevi no Planejamento Estratégico Editorial do jornal bem antes de tomar posse e com base simplesmente em observador distante do Diário ratifico nestas linhas: a redação é tremendamente burocrática, dispersiva, pouco produtiva e suscetível demais a observações menos adocicadas. Entenda-se redação não como o conjunto, mas algumas editorias mais alarmantemente abaixo da qualidade que os leitores exigem e sobre as quais deitamos nossas preocupações. A responsabilidade pela situação passa majoritariamente longe da equipe de redação, que é apenas reflexo de um quadro histórico.
Mais que qualquer outro objetivo, quando apresentamos os números abaixo, de produção auxiliar da revista em favor da melhoria do jornal, pretendemos principalmente mandar um recado a todos aqueles que acham que fazer revista é mais fácil: a produção que aí está foi feita diariamente, com o compromisso diário, com a alucinante marcação de tempo diário.
Exatamente o que fazemos na revista, porque a revista para ser revista de fato -- e não uma coleção de releases ou de baboseiras -- precisa ser feita diariamente para que chegue no fechamento sem atropelos. Afinal, são apenas oito jornalistas a integrá-la, com custo inferior ao de qualquer editoria do jornal.
Estamos provando sem mistificações que os discursos mesquinhos de alguns de que fazer revista é mais fácil não passa exatamente disso, de discurso mesquinho. Entendo essa mesquinhez, porque quando falta substância, abunda ignorância.
Meu sonho é ver o Diário com a qualidade da revista. Quem sabe um dia cheguemos a isso, principalmente se a maioria de colaboradores completamente engajada nos novos destinos da publicação exigir de uns poucos menos interessados a responsabilidade de transformações. Afinal, redação alguma é obra de messias. É uma ação coletiva. Tenho muito orgulho da equipe de redação da revista. Haverei de ter também do jornal.
Total de 1884 matérias | Página 1
13/11/2024 Diário: Plano Real que durou nove meses (33)