Estamos em 13 de setembro de 2004. Uma década e meia atrás. E chegamos à edição de número 13 da newsletter Capital Digital Online, ferramenta com a qual, como diretor de Redação do Diário do Grande ABC, me comunicava com topa a tropa, como se costumava dizer no ambiente corporativo.
Acompanhem o que abordamos na edição de número 13 daquela publicação focada na reestruturação do jornal mais tradicional da região. Alcançamos, ao encerramento da jornada, 61 edições. Ou seja: tem muita, mas muita memória a ser recuperada.
Esse material é inédito, porque fora enviado apenas a um grupo restrito de colaboradores, diretores e acionistas do Diário do Grande ABC. Muito do Grande ABC de hoje tem raízes explicativas na série desses documentos que vão muito além de compromisso jornalístico.
Edição número 13
Vamos nos preparar para
a cobertura das eleições
Na semana que vem vamos fazer uma reunião específica para detalhar a cobertura das eleições municipais no Grande ABC e no País. Centralizaremos nossa munição nos municípios locais. Precisaremos de uma força-tarefa que não deixe pedra sobre pedra em matéria de informação. Teremos que privilegiar municípios onde as pesquisas anunciam grandes dúvidas sobre o vencedor. Mas isso não significa que vamos esquecer os demais.
O desafio é produzir pautas táticas e estratégicas que saiam do convencional e que despertem a atenção dos leitores. Precisamos nos preparar com o banco de dados para robustecer as matérias. O jornal precisa transformar a cobertura eleitoral num case de sucesso absoluto, para fortalecer sua nova etapa editorial na qual todos estão diretamente envolvidos.
Estamos em cima das eleições desde a criação da Sabatina Diário. Agora temos, a partir desta quinta-feira, matérias especiais sobre a movimentação dos principais concorrentes às Prefeituras. Essa máquina tem de continuar azeitada para nos levar às alturas de audiência. Já melhoramos em muito a pauta política, mas não podemos nos descuidar. É provável que o bando de candidatos a vereador não esteja satisfeito com a elevação do nível das pautas, mas é assim que tem de ser. O jornal vale pelo que publica. Tanto quanto os jornalistas que o representam.
Tenho uma proposta para definir quem serão os sete jornalistas que, agregados pela Editoria Especial, conduzirão a cobertura em cada um dos sete municípios. Eles serão os responsáveis pela adição de valor nas informações, inclusive com a obtenção de dados históricos. Precisamos descentralizar a cobertura. Mas para isso é indispensável a definição conceitual para que o resultado não seja uma colcha de retalhos.
Não podemos perder de vista que teremos ainda a publicação da Sabatina Diário na semana que antecederá as eleições. Além disso, teremos mais duas rodadas da pesquisa do Instituto Brasmarket. Na última das quais, aliás, poderemos realizar operação de marketing interessante e cujo detalhamento exporemos mais tarde.
Creio ser desnecessário lembrar que o revezamento de folgas sofrerá evidente mudança no final de semana das eleições.
Total de 1884 matérias | Página 1
13/11/2024 Diário: Plano Real que durou nove meses (33)