Imprensa

Alguém vai cuidar do melhor
jornalismo regional do País

DANIEL LIMA - 06/04/2021

Muito antes do fatídico primeiro de fevereiro, me preocupava com alguém da família ou próximo da família para cuidar dos arquivos de papel e digitais da revista LivreMercado e dos textos originalmente digitais de CapitalSocial. Agora não posso mais perder tempo.  

Os 30 anos do disparadamente melhor jornalismo regional do País não podem ficar dispersos no emaranhado da Internet, embora possa parecer suficiente seguir neste site. O desafio é dar sistemicidade motivacional a consultas. Sem contar que esse mesmo arquivo permaneça ativo no cotidiano.  

Há disponíveis à leitura nada menos que 7.800 textos nos arquivos de CapitalSocial. O material agrega também os 18 anos de circulação da revista LivreMercado. Convém lembrar que nem todo o arquivo de LivreMercado foi incorporado. Estou selecionando os textos na medida da disponibilidade de tempo. Transporto com seletividade de valor institucional, com vistas a pesquisas de quem no presente e no futuro esteja interessado em entender o Grande ABC.  

Carga selecionada 

Diria que uma carga de 30% de cada edição de LivreMercado é transportada a este site. Os demais 70% eram igualmente importantes, mas não contam com o mesmo apelo de resistência ao tempo no sentido de escrutínio histórico de tudo que caiba no guarda-chuva de regionalidade mais abrangente.   

Para que os leitores compreendam quanto representa em termos físico-digitais o que já está neste site, basta lembrar que estou tentando abrir uma brecha para reproduzir os títulos das matérias num mesmo arquivo. Pretendia que fosse nesse, mas ainda não encontrei suporte tecnológico. Nada mais desafiador. São mais de 400 mil caracteres somente de manchetes. Ou seja: sem contar o conteúdo de cada enunciado jornalístico.  

Querem saber o que significam 400 mil caracteres? Imagine um livro de tamanho convencional com 250 páginas só com as manchetes de cada texto que consta do arquivo. Como o de hoje, por exemplo, como 54 caracteres. Agora, tente chegar ao tamanho do acervo, só de matérias/análises de produção própria. Nada de agências de notícias, de sites. Nada disso. Dá para ir à lua e voltar várias vezes. Ou estaria exagerando?  

O legado do melhor jornalismo regional do País é um trabalho coletivo. A redação de LivreMercado se constituiu em celeiro de craques de textos personalizados e temáticas muito além do imediatismo do jornalismo diário. O suporte técnico da área operacional de redação completava a equipe com brilho.  

Melhores dias  

Foram os melhores dias de minha vida profissional. Havia sincronismo e um espírito de equipe fabulosos. Os anos que se seguiram ao fim do ciclo de LivreMercado estão no acervo de CapitalSocial como tarefas que desenvolvi solitariamente.  

Acho que consegui aperfeiçoar a linha editorial que LivreMercado incrementou de forma inédita e jamais sequer miseravelmente foi reproduzida em qualquer território regional do País.   

LivreMercado/CapitalSocial são metades da mesma laranja de reflexão, interpretação, questionamento, protagonismo e tudo o que há de mais inovador no jornalismo contemporâneo.   

Foi assustador voltar à vida e constatar talvez com exagero, mas também com a inquietação que tudo que foi produzido por jornalistas desbravadores de temáticas econômicas e sociais jamais tocadas, poderia perder-se nas cordilheiras da rede mundial.  

Consulta indispensável  

É impossível conhecer sobretudo a Economia e os costumes políticos e sociais do Grande ABC dos últimos 30 anos sem lançar mão de uma fonte interpretativa que rompeu com o lugar-comum de controle ditatorial de mandachuvas e mandachuvinhas de plantão. Quem são eles? Todos que manipulam os cordéis das informações e os transformam em commodities para deleite próprio.  

Há muitas verdades inconvenientes no acervo de LivreMercado/CapitalSocial. Há também a reprodução de conhecimentos de terceiros que colaboraram intensamente com a cristalização da maturidade editorial. E há erros de avaliação e excesso de confiança também.  

Os maiores equívocos de LivreMercado, principalmente de LivreMercado, foram consumados quando a publicação acreditou na possibilidade de que o Grande ABC não seria mais uma embarcação perdida num oceano de idiossincrasias que se espraiam e impedem transformações cada vez mais inadiáveis.  

Independência crítica  

O Grande ABC dos últimos 30 anos passou criticamente pelas páginas de LivreMercado e de CapitalSocial. Agora chegamos à quarta década consecutiva de experiência única no País. Por mais que vasculhe, não encontro uma janelinha de frescor analítico e independente como a que oferecemos neste site e como LivreMercado se pautou.  

LivreMercado/CapitalSocial jamais perdeu o controle da agenda regional com que foram concebidos como produtos jornalísticos diferenciados. É natural que por conta disso jamais obtiveram aprovação dos mandachuvas.  

Talvez tudo que escreva sobre LivreMercado/CapitalSocial só fará com que caia a ficha dos incrédulos ou dos desatentos, quando não dos negligentes, senão dos rancorosos, quando puder colocar, num mesmo arquivo, os respectivos títulos das quase oito mil matérias disponíveis. O sequenciamento temático e cronológico que se observará (e que vejo à minha frente no computador, mas ainda à espera de uma solução tecnológica para saltar ao site) é um dos grandes espetáculos do Grande ABC sem ilusionismo e manipulações.  

Traste briguento, não  

O susto de me ver reduzido a um traste briguento num pet shop, como um jornal da região assim conduziu apressadamente a reportagem que, em outros tempos, iria direto para a página policial, e a preocupação com outros profissionais de jornalismo que acalentaram o sucesso de LivreMercado, me conduzem a uma saída para que, seja qual for o futuro da mídia regional, esses até agora 30 anos sejam cuidadosamente examinados como fonte de inspiração credibilidade.  

Daquela equipe de LivreMercado já perdemos alguns nomes. Rafael Guelta, por exemplo. Quando em 2000 me comunicou que havia recebido uma proposta irrecusável para prestar assessoria à Volkswagen do Brasil, nos abraçamos e choramos. De felicidade. Rafael Guelta, dois anos antes, parecia sem rumo e prumo num restaurante, lutando com o diabetes que o atormentava. Estava desempregado e desamparado. Um craque da escrita, ali, perdido.  

Não vejo como destino justo deixar que o legado de Rafael Guelta, e de tantos outros que passaram por LivreMercado, cai no esquecimento. As memoráveis matérias que produziu, especialmente com autopeças e montadoras de veículos da região, ajudam muito à compreensão do que nos reservava o futuro.  

Futuro garantido  

O futuro de LivreMercado/CapitalSocial não está mais em risco. Alguém já escalado, mas outros que poderão ser convocados no âmbito familiar, jamais deixarão de manter o site esclarecedor.  

Os protagonistas cíclicos do mundo especialmente político e econômico do Grande ABC não podem ser protegidos pela falta de memória do que deixaram de fazer e fizeram porcamente ao longo dos tempos. Da mesma forma que os exemplares de responsabilidade social devem ser cultivados como motivadores às próximas gerações.  

LivreMercado/CapitalSocial é a única regionalidade que deu e dá certo para valer num Grande ABC municipalista de cabo a rabo -- e que finge regionalismo apenas para ludibriar a boa-fé.  

Fora Celso Daniel, não existe nada no passado distante ou no presente que merece o título de prefeito regional. E isso, entre tantos outros fatos, não pode desaparecer ante a mortalidade humana quando a tecnologia oferece todas as vantagens de manter vivo quem faz do jornalismo independente razão de viver.   

Aliás, a mesma tecnologia que, em contraponto, incentiva a tentativa de dar aos falastrões perfil incondizente com a realidade. Por isso, LivreMercado/CapitalSocial não podem repetir o ciclo material da vida humana. A tecnologia é a resposta que se impõe para que a sociedade não seja enganada com a reciclagem ordinária de ações políticas ineficazes no passado e inúteis no presente de um Grande ABC à deriva nesses mesmos 30 anos.  

Para completar, e de forma quase aleatória, reproduza em ordem cronológica qualquer 10 das manchetes de cada editoria desta dupla publicação. São 400 mil no total, não esqueçam?  

 Em Administração Pública 

05/04/2019 - Conselho Especial sai satisfeito da reunião com Paulinho Serra

02/04/2019 - Em que pé está a região na Lei de Responsabilidade Fiscal?

25/03/2019 - Reunião com prefeito decidirá futuro do Conselho Especial

22/03/2019 - Conselho Especial define rumos de atuação inédita

25/02/2019 - Paulinho Serra assegura que Conselho Especial vai virar lei

18/02/2019 - Paulinho Serra abre as portas à competitividade municipal

15/02/2019 - Região arrecada com IPTU tanto quanto com ISS. Pode?

11/12/2018 - Exclusivo: IPTU caro emperra dinâmica econômica da região

05/12/2018 - Prefeitos decepam recursos de Cultura, Lazer e Esportes

03/12/2018 - Lambança do IPTU pode gerar lambança do ITBI?  

 Em Economia  

05/12/1998 - Plásticos perto de centros de A&D

05/12/1998 - Software de casa faz mais que milagres

05/11/1998 - Cooperação é a base dos plásticos

05/11/1998 - Shopping Center é Torre de Babel

05/10/1998 - Uma bomba que ninguém desativa

05/10/1998 - Crescimento sob o embaraço da lei

05/10/1998 - Comerciantes e Prefeitura juntos

05/10/1998 - Novo Astra muda fábrica da região

05/10/1998 - Diversificado, mas fora de sintonia

05/09/1998 - Muitos desafios esperam por Piva  

 Em Imprensa 

31/08/2016 - Se vivesse, qual seria situação de Celso Daniel hoje no PT?

26/08/2016 - Vulnerabilidade do mercado de trabalho é o primeiro indicador

15/08/2016 - Índice CapitalSocial vai reunir estatísticas e análises do G-22

05/08/2016 - Residencial Ventura: temos desafio à Imprensa regional

18/07/2016 - Entrevista de Cura sacramenta enxurrada de erros biguccianos

15/07/2016 - Manchetíssima do Diário é caso típico de Reportagem Premiada

12/07/2016 - Entrevista de Cura é prego no caixão de ilusões biguccianas

08/07/2016 - Uma entrevista bombástica sobre o mercado imobiliário

04/07/2016 - “Viveiro industrial” cada vez mais empobrecido. Aguardem

01/07/2016 - Regionalidade soma 204 textos no primeiro semestre. Leiam!  

 Em Esportes 

05/09/2011 - São Caetano é paciente que aceita tudo como fatalidade

02/09/2011 - Escolha a contagem e decida o futuro do São Caetano na Série B

31/08/2011 - São Caetano joga mal mas começa bem contagem para fugir da queda

29/08/2011 - São Caetano reduz diferença entre qualidade técnica e ação coletiva

24/08/2011 - Futuro do Santo André é muito mais inquietante que o presente

22/08/2011 - Vadão repete números de Márcio Goiano, mas com desvantagem

19/08/2011 - Queda do São Caetano é tão inviável quanto queda do Santos

17/08/2011 - São Caetano segue sofrendo com Síndrome de Namoradinha do Brasil

10/08/2011 - Perderam o respeito pelo Ramalhão, e isso é bem pior que rebaixamento

10/08/2011 - Embalado por prefeito, Azulão domina Goiás e ganha de virada  

 Em Política 

30/06/2011 - Duas entrevistas providenciais para quem quer conhecer Grana-Primavera

22/06/2011 - Capital-Trabalho pode impulsionar candidatura petista em Santo André

20/06/2011 - Dib e Manente reagem, vão à luta, incomodam PT e Orlando Morando

13/06/2011 - Petista vira cabo eleitoral de candidato de Auricchio em 2012

10/06/2011 - Matemática é aliada e adversária de Raimundo Salles em Santo André

03/06/2011 - Nem Miriam, nem João, nem Ivete, nem Siraque: PT vai de Carlos Grana

31/05/2011 - Orlando Morando não tem vocação para ser o Vicentinho dos tucanos

30/05/2011 - PT de São Caetano quer viabilizar mensagem "pode ser?" da Pepsi Cola

24/05/2011 - Até quando PMDB de Santo André vai distanciar-se de acordo com PT?

10/05/2011 - Eleições estão longe mas ferveção emite sinais de muitas negociações  

 Em Caso Celso Daniel  

30/05/2016 - Jô Soares e Mara Gabrilli ainda não entenderam o assassinato

25/04/2016 - Quando MP vai topar proposta de compartilhar um livro-júri?

04/04/2016 - Veja promete mas não entrega cadáver da Operação Lava Jato

20/01/2016 - Grandes jornais ignoram 14 anos da morte de Celso Daniel. Pode?

14/12/2015 - Leia entrevista com delegado federal que apurou o crime

11/12/2015 - Quem tem coragem de enfrentar a deputada Mara Gabrilli? Quem?

06/08/2015 - Petrolão confirma inocência de Sérgio Gomes. E agora, Justiça?

22/05/2015 - Bobagens requentadas sobre a morte do prefeito de Santo André

20/05/2014 - Sérgio Gomes saltará novamente à agenda política? É muito provável

18/02/2014 - Tuminha constrói enredo sem pé nem cabeça para explicar crime  

 Em Sociedade 

16/12/2016 - Quando os prefeitos vão ser exigidos como os treinadores?

13/12/2016 - Lava Jato está chegando e vai estremecer a Província

12/12/2016 - Fundação não é criança que se joga fora com água do banho

09/12/2016 - Há muito mistério por trás do lobista dos caças suecos

06/12/2016 - Quando sentenças se compram e se vendem

23/11/2016 - Caso Geddel é fichinha perto dos bandidos imobiliários locais

18/11/2016 - Alô federais: venham prender os mercadores imobiliários

16/11/2016 - Clube dos Construtores ainda sofre com fantasma de Bigucci

14/11/2016 - Trabalhadores-escravos do Super Grill em novo endereço

21/10/2016 - MP do Trabalho pode acabar com os abusos do Super Grill  

 Em Entrevista Especial 

05/08/2000 - Santo André ainda corre do prejuízo

05/08/2000 - Participação da sociedade cresce

05/07/2000 - Dificuldades que a história explica

05/07/2000 - Problemas da Capital ameaçam o Interior

05/06/2000 - Chorar por indústria não resolve o problema

05/05/2000 - Prioridade para o ser humano

05/04/2000 - Sob o foco do olhar feminino

05/03/2000 - A solidariedade está em baixa

05/02/2000 - Mais Estado na Câmara Regional

05/01/2000 - O negociador de incertezas 

 Em Nosso Século XXI (1ª Edição) 

20/07/2001 - Identidade em xeque exige ações diversas

19/07/2001 - É a vez da cultura na agenda regional

19/07/2001 - Vida cotidiana e o imaginário coletivo

18/07/2001 - Menos bajulações e mais realizações

18/07/2001 - ABC Paulista vai virar Grande ABC?

17/07/2001 - Menos eventos e mais resultados

16/07/2001 - Novo regionalismo exige aprendizagem

15/07/2001 - Vontade política na gestão urbana

15/07/2001 - Como enfrentar o avanço tecnológico?

14/07/2001 - Não podemos ficar ao sabor dos ventos  

 Em Nosso Século XXI (2ª Edição) 

16/09/2008 - Sim, podemos escrever nossa própria agenda

16/09/2008 - Trânsito, uma grande problemática do século 21

16/09/2008 - A vida também se constrói de tijolo em tijolo

16/09/2008 - Não adianta Justiça rápida e de má qualidade

16/09/2008 - Um cenário mais favorável está por vir

16/09/2008 - Xô apatia! Vamos fazer nossa revolução cidadã

16/09/2008 - Educação é central no desenvolvimento humano

16/09/2008 - Perdemos a vanguarda de consórcio público?

16/09/2008 - Quando a cooperação é estratégia competitiva

16/09/2008 - Regionalizar serviços de saúde é a grande solução  

 Em Entrevista Indesejada 

15/12/2011 - Picarelli confirma fuga e se junta a Ronan, De Nadai, Bigucci e outros

29/11/2011 - De Nadai foge de entrevista como Bigucci, Moura, Ronan e Walter

14/11/2011 - CapitalSocial revela nesta quarta as perguntas para o presidente da OAB

03/11/2010 - Direção do Santo André responde sobre administração de Ronan Pinto

04/10/2010 - Dirigentes do Santo André recebem questionamento sobre Ramalhão

04/10/2010 - As perguntas para os dirigentes do Esporte Clube Santo André

30/09/2010 - Sem praticamente nada a oferecer, Bigucci também foge de entrevista

29/09/2010 - Ronan Pinto confirma expectativa e foge de Entrevista Indesejada

27/09/2010 - Termina hoje prazo para respostas de Ronan Pinto e Milton Bigucci

22/09/2010 - LivreMercado sempre ficou acima da expectativa da região, diz jornalista  

 Em Meias Verdades 

01/04/2003 Fatiamento de estudos dá margem a equívocos

01/04/2003 Nova Vera Cruz, seis anos de encenação

01/04/2003 Seletividade de tempo estrutura manipulação

01/04/2003 Investimentos de acordo com a fonte de informação

01/04/2003 Omissão e saudação aos grandes carrascos

01/04/2003 Grande São Paulo de números e de fatos

01/04/2003 Impostos municipais e paroquialismo analítico

01/04/2003 Quando ingenuidade e chutometria dão as mãos

01/04/2003 Até Bill Clinton surge para salvar a região

01/04/2003 Fórum da Cidadania, da nobreza ao patético  

 Em Regionalidade 

03/08/2010 - Tiraram o peso pesado do ringue que decide nossa competitividade

23/07/2010 - Rotina regional entre deserdados sociais e incestos institucionais

01/07/2010 - Cadê a inteligência que se espera de uma sociedade bombardeada?

18/06/2010 - Regionalidade em retalhos é a Faixa de Gaza do Grande ABC

12/04/2010 - Nostratamos de Resolver volta com Pulseiras da Regionalidade

19/03/2010 - Guru de Celso Daniel responde a 19 questões em Entrevista Especial

16/03/2010 - O que devemos esperar agora que Clube dos Prefeitos é legal?

01/02/2010 - Refluxo de regionalidade começou antes da morte de Celso Daniel

19/01/2010 - Rotatividade sorteada é melhor saída para Clube dos Prefeitos

11/01/2010 - O que teremos depois da Década da Orfandade?



Leia mais matérias desta seção: Imprensa

Total de 1884 matérias | Página 1

13/11/2024 Diário: Plano Real que durou nove meses (33)
11/11/2024 Diário: Plano Real que durou nove meses (32)
08/11/2024 Diário: Plano Real que durou nove meses (31)
06/11/2024 Maioria silenciosa sufoca agressão de porcos sociais
06/11/2024 Diário: Plano Real que durou nove meses (30)
04/11/2024 Diário: Plano Real que durou nove meses (29)
31/10/2024 Diário: Plano Real que durou nove meses (28)
29/10/2024 Diário: Plano Real que durou nove meses (27)
28/10/2024 OMBUDSMAN DA SOLIDARIEDADE (2)
25/10/2024 OMBUDSMAN DA SOLIDARIEDADE (1)
24/10/2024 Diário: Plano Real que durou nove meses (26)
21/10/2024 Diário: Plano Real que durou nove meses (25)
18/10/2024 Diário: Plano Real que durou nove meses (24)
16/10/2024 PAULINHO SERRA É PÉSSIMO VENCEDOR
15/10/2024 Diário: Plano Real que durou nove meses (23)
11/10/2024 MEIAS-VERDADES E MENTIRAS NA MIRA
09/10/2024 Diário: Plano Real que durou nove meses (22)
03/10/2024 Diário: Plano Real que durou nove meses (21)
01/10/2024 CARTA ABERTA AOS CANDIDATOS