Regionalidade

São Caetano segue líder no
ranking de competitividade

DA REDAÇÃO - 14/04/2004

São Caetano, na Região Metropolitana de São Paulo, segue no topo do IGC (Índice Geral de Competitividade) preparado pelo IEME (Instituto de Estudos Metropolitanos). Depois de encerrar a temporada de 2003 à frente dos demais 54 municípios analisados pelo IEME, São Caetano continua líder com a atualização de quatro das 15 variáveis que compõem o inédito trabalho de mensuração de competências econômicas, financeiras, criminais e sociais dos municípios mais importantes do Estado.

O ranking anunciado pelo Instituto de Estudos Metropolitanos é o último da série que envolve o G-55, grupo dos 55 maiores municípios do Estado. A partir das próximas edições o IEME acrescentará 20 municípios nos estudos, o que elevará para 80% do Estado a representatividade econômica das cidades analisadas.

Contando com dados oficiais de várias fontes e com a parceria da Target Marketing e Pesquisas, o IEME revoluciona o conceito de competitividade entre os municípios porque os indicadores não estão presos exclusivamente a estatísticas econômicas, embora essa variável tenha maior peso relativo na definição do ranking.

O Índice Geral de Competitividade é resultado de 15 variáveis acopladas em quatro macroindicadores. O mais importante é o IDEE (Índice de Desenvolvimento Econômico Equilibrado), com peso de 40% e que reúne dados de Valor Adicionado, IPVA, ISS, Inclusão Digital e Potencial de Consumo. Com peso ponderado de 30%, o IEM (Índice de Eficiência Municipal) reúne dados relativos aos custos com funcionalismo público, Legislativo e IPTU. Já o IDS (Índice de Desenvolvimento Social), com peso de 20%, inclui cinco variáveis relacionadas ao IDHM (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal). Completando o quadro, o IC (Índice de Criminalidade) registra estatísticas de homicídios, roubos e furtos de veículos e roubos e furtos diversos, com peso de 10%.

Em relação ao Índice Geral de Competitividade anunciado em dezembro, a nova divulgação do Instituto de Estudos Metropolitanos apresenta poucas mudanças. Caso, por exemplo, de São Paulo, que passou do quinto para o quarto lugar, e de São Bernardo, que caiu do sétimo para o oitavo. Entretanto, é possível, segundo Daniel Lima, coordenador-geral do IEME, significativas alterações nas próximas estatísticas por causa da inclusão de 20 membros no clube dos municípios mais ricos do Estado. "Os novos integrantes dos estudos do IEME devem provocar alguns rearranjos classificatórios" -- afirma.

Potencial de Consumo

Abrindo a nova temporada que contará com a exposição de números do G-75, o IEME vai anunciar amanhã o ranking de 2004 do Índice de Potencial de Consumo, um dos cinco vetores do IDEE (Índice de Desenvolvimento Econômico Equilibrado). O quadro classificatório está sendo preparado em conjunto com a Target Marketing e Pesquisas, empresa paulistana especializada nesse indicador que define a geografia do consumo dos brasileiros. O ranking do IEME é preparado com base em valores per capita.



Leia mais matérias desta seção: Regionalidade

Total de 520 matérias | Página 1

18/02/2026 A VERDADE SOBRE O CARNAVAL REGIONAL
16/02/2026 CLUBE DOS PREFEITOS PERDIDOS NO TEMPO
11/02/2026 TEMOS O PIOR CLUBE DOS PREFEITOS DA HISTÓRIA
28/01/2026 DIVISIONISMO REGIONAL FRUSTRA A SOCIEDADE
21/01/2026 VÁRZEA VALE MAIS QUE MONTADORAS
14/01/2026 ESPARADRAPOS INSTITUCIONAIS
07/01/2026 DO CONTO DE FADAS AO CONTO DO VIGÁRIO
16/12/2025 UM OSCAR DE PATETICE PARA GATOS PINGADOS
15/08/2025 PF ACABA COM A FARRA DO CLUBE DOS PREFEITOS
31/07/2025 AZEDA A RELAÇÃO ENTRE MARCELO LIMA E TARCÍSIO
24/07/2025 CAPITAL É BARRADA DO BAILE REGIONAL?
11/07/2025 MENOS BRASÍLIA E MAIS GRANDE ABC
02/07/2025 GATA BORRALHEIRA E OS SETE ANÕES
03/06/2025 CLUBE DOS PREFEITOS COM TRIPLO COMANDO
25/04/2025 ENTENDA AS TRÊS MAIORES AMEAÇAS AO GRANDE ABC
24/04/2025 GRANDES INDÚSTRIAS CONSAGRAM PROPOSTA
01/04/2025 O QUE TITE SENTE COMO FILHO DE SEPARATISTA?
21/03/2025 CLUBE DOS PREFEITOS: FORTUNA OU MIXARIA?
17/03/2025 UM CALHAMBEQUE SEM COMBUSTÍVEL