As duas matérias desta edição que mostram o que a revista LivreMercado publicou na edição de outubro de 1997 são emblemáticas do amplo espectro editorial da melhor publicação regional do País, antecessora de CapitalSocial. A primeira trata de marketing cultural, escrita pelas jornalistas Malu Marcoccia e Lara Fidelis. Vejam os primeiros trechos: “Quem não associa determinada marca de cigarro ao maior festival de jazz do País? Há 12 anos a Souza Cruz descobriu o mapa de uma mina cujo ouro começa a ser procurado por número cada vez maior de empresas: o marketing cultural, investimento de excelente retorno mercadológico, publicitário e institucional. Esse crescimento, porém, não é fruto apenas da mudança de comportamento das empresas. Também é devido ao fato de o fomento à cultura através da iniciativa privada ter sido especialmente incentivado nos últimos dois anos com a regulamentação de duas leis federais – Rouanet e Audiovisual – que concedem benefícios fiscais aos patrocinadores. Seguindo essa tendência, Municípios como Santo André, São Bernardo e São Caetano já estudam mecanismos de redução de impostos para atrair investimentos locais para projetos culturais, estimulando principalmente pequenos e médios empresários que, mesmo sem usufruir dos benefícios da legislação, iniciam mobilização em prol da cultura numa região que já revelou estrelas como os atores Sônia Braga, Lucélia Santos e Antonio Petrin, os cantores Edson Cordeiro e Chitãozinho e Xororó, a apresentadora Angélica, o estilista Ocimar Versolato e os artistas plásticos Paulo Chaves e Luiz Sacilotto”. A segunda trata do Fórum da Cidadania do Grande ABC, o maior movimento social que a região viveu. Veja os primeiros parágrafos: ““ O Fórum da Cidadania do Grande ABC, a mais cintilante organização comunitária da região, vai alcançar 300 entidades associadas até março do ano que vem. A promessa é do coordenador-geral Marcos Gonçalves, também presidente da premiadíssima Avape, Associação para Valorização e Promoção de Excepcionais. Ampla campanha de arregimentação de novos associados, com o suporte de cafés da manhã em entidades de classe, garantirá, segundo Marcos Gonçalves, a multiplicação do Fórum. Nos primeiros cinco meses no cargo, ele ampliou o quadro associativo de 69 para 92 representações”.
10/10/1997 - Marketing cultural é bom negócio
05/10/1997 - Cresce quadro de associados
Total de 1884 matérias | Página 1
13/11/2024 Diário: Plano Real que durou nove meses (33)