Sociedade

43% têm orgulho de morar na
região. Quem esperava mais?

DANIEL LIMA - 24/01/2019

A cara do Grande ABC que o Instituto ABC Dados começou a esculpir na primeira pesquisa de uma esperada longa série detectou contradições, dúvidas e certezas, além de decepções. Mas nada que surpreende numa questão essencial para entender o que se passou nas últimas décadas neste espaço territorial subdividido em sete partes no interior de uma metrópole de 22 milhões de habitantes: apenas 43% dos entrevistados de uma amostra de mil entrevistas afirmaram que têm orgulho de morar na região. Outros 33% confessaram “pouco orgulho”, enquanto 15% “não sente orgulho”. 

O encontro com formadores de opinião e tomadores de decisão ontem de manhã no Spazio Italiano, em Santo André, deve ser catalogado como histórico. Algo que no campo da pesquisa teria peso semelhante ao detectado no campo institucional com da criação do Fórum da Cidadania, em 1994, na Fundação Santo André. 

Afinal, trata-se de pioneirismo que precisa ser valorizado, não necessariamente endeusado. Tanto porque quem sai na chuva em busca de respostas para dar cara comportamental e sensorial à região está arriscado a se dar mal aqui e ali. Foi o que ocorreu com o sociológico Marcos Soares, um dos representantes do ABC Dados, especialista em opinião pública. 

Reprovação, não aprovação 

Possivelmente na ânsia de dar conotação positivista à cara da região, Marcos Soares confundiu as bolas ao interpretar a pergunta central do escrutínio: considerou como integrante da coluna de aprovação o que é claramente reprovação, ou, com muito boa vontade, nem uma coisa nem outra. 

Trata-se da alternativa “sente pouco orgulho” de morar na região. Ele somou os 43% registrados aos iguais 43% de “sente muito orgulho”. É claro que “sente pouco orgulho” tem conotação potencialmente depreciativa senão de forma radical, ao menos circunstancial. Quem diz sobre qualquer coisa que tem “pouco orgulho” quer dizer que não sente orgulho suficiente para concordar com algo de que se espera resposta aprovativa. 

Escrevo esta análise algumas horas depois da reunião. Somente na manhã desta quinta-feira vou ter acesso às demais mídias. Estou apostando que grande parte vai trafegar pelo equívoco de correr na mesma raia triunfalista do sociólogo do Instituto ABC Dados. Afinal, ele enfatizou o orgulho de morar na região durante a exposição explicativa que fechou a apresentação. Poderia ter interrompido a análise, mas preferi deixar para a oficialidade deste texto. 

Não vou esgotar nesta e nem mesmo numa próxima edição as observações sobre a primeira pesquisa “A cara do ABC” do Instituto ABC Dados, grafado oficialmente dessa forma, não como anteriormente, ABCDados. 

Muita matéria-prima

Há muita matéria-prima objetiva e subjetiva a explorar. Sei que sei que o baixo orgulho de morar na região tem forte conotação com os resultados desastrosos que a pesquisa aferiu dos serviços públicos investigados. São mesmo uma tremenda dor de cabeça às autoridades públicas que comandam as prefeituras dar conta das demandas sociais nas quatro áreas perscrutadas, e de uma quinta, que se refere ao trânsito não inteiramente sob controle estatal. 

Quando afirmo que os resultados da avaliação sobre os serviços públicos pesquisados foram um desastre não cometo exagero algum. Vejam só os enunciados respondidos e os respectivos índices de avaliação -- “Pensado em sua cidade, diria que está muito satisfeito, um pouco satisfeito ou nada satisfeito em relação à: 

 Segurança Pública – 82% de reprovação, 16% de aprovação e 1% que não soube responder. 

 Educação Pública – 75% de reprovação, 20 de aprovação e 6% de não soube responder.

 Saúde Pública – 83% de reprovação, 14% de aprovação e 3% de não soube responder.

 Transporte Público – 62% de reprovação, 32 de aprovação e 7% de não soube responder.

 Trânsito – 75% de reprovação, 22% de aprovação e 3% de não soube responder.

Antes de prosseguir, um esclarecimento sobre os conceitos explicitados como medidores das respostas: “muito satisfeito” e “satisfeito” são indicativos sólidos de aprovação, enquanto “pouco satisfeito” e “nada satisfeito” são provas testemunhais de reprovação. Essa diferenciação foi acentuada durante a exposição do sociólogo Marcos Soares. Menos no caso que tratava de orgulho ou não de morar na região. Uma contradição que confirma o tropeço de algo que poderia ser chamado de politicamente correto. 

Possível vulnerabilidade

O Instituto ABC Dados também explicitou em números os resultados dos indicadores de serviços públicos e do trânsito por Município ao mostrar as diferenças que confirmam um Grande ABC metropolizado no interior de uma configuração cultural enraizadamente municipalista. Convém, entretanto, levar em conta que os resultados não seriam rigorosamente os apontados – e isso o Instituto ABC Dados deixou discretamente anotado no material de divulgação da pesquisa. 

O que quero dizer com isso? Que as respostas às perguntas-matrizes do questionário oferecem resultados com margem de erro de três pontos percentuais para cima e para baixo. Entretanto, quando se trata de desdobramentos dessas questões centrais, como o mergulho em cada Município para avaliar o comportamento dos entrevistados em relação aos serviços públicos, a margem de erro estoura e torna a pesquisa vulnerável, mas nada significativamente sujeito a descarte. 

Traduzindo: os três pontos percentuais de margem de erro valem para os 100% da pesquisa, ou seja, mil exemplares. Já não é a mesma situação quando se aplicam a 36% do total em São Bernardo, aos 23% em Santo André, aos 17% em Mauá, aos 16% em Diadema, aos 6% em São Caetano, aos 5% em Ribeirão Pires e aos 2% em Rio Grande da Serra. Esses foram, portanto, os pesos relativos das entrevistas, seguindo critério populacional. 

Ranking regional 

Feito esse esclarecimento metodológico, vamos aos resultados de avaliações dos serviços públicos por município. Antes disso, porém, criamos um ranking envolvendo os sete municípios com base nos resultados que virão em seguida. Possivelmente se a medida fosse criada e anunciado pelo Instituto ABC Dados poderia gerar especulação política. Diferentemente do que será interpretado no caso de minha iniciativa. 

Estabeleci um ranking porque é preciso saber mais do que os resultados da região como um todo e também de cada Município. Entrecruzar os resultados com base num denominador comum é o caminho à sacramentação do desempenho de cada Município. E a possibilidade de conotação político-partidária, relacionando-a aos atuais ocupantes dos paços municipais, não passaria de exagero. O que vemos é a construção histórica dos serviços públicos na região.

Dessa forma, a base conceitual do ranking que se segue é a seguinte: pegamos os resultados da região de aprovação dos serviços públicos e também do trânsito e os comparamos com cada Município. Posto isso, a diferença de pontos percentuais define o resultado final. Tanto define como definiu. Vejam os resultados:

1. São Caetano com 81 pontos positivos.

2. São Bernardo com 11 pontos positivos. 

3. Diadema com nove pontos negativos.

4. Ribeirão Pires e Mauá com quatro pontos negativos.

5. Rio Grande da Serra com 15 pontos negativos.

6. Santo André com 23 pontos negativos. 

 São Caetano lidera o ranking com 81 pontos positivos porque na área de Segurança Pública registrou 35% de aprovação ante a média regional de 16%. Na área de Educação Pública chegou a 45% de aprovação ante a média regional de 20%. Na Saúde Pública, contabilizou 35% de aprovação contra a média regional de 14%. No Transporte Público, somou 53% de aprovação ante média regional de 32%. No Trânsito, o calcanhar de Aquiles: somou 17% de aprovação, contra média regional de 22%. 

 São Bernardo somou 11 pontos positivos porque na área de Segurança Pública apresentou aprovação de 20% ante a média regional de 16%. Na Educação Pública, 25% de aprovação contra 20% da média regional. Em Saúde Pública, 19% de aprovação ante 14% da média regional. Em Transporte, 31% de aprovação contra a média regional de 32%. E no Trânsito somou 20% de aprovação contra 22% da média regional. 

 Mauá registrou quatro pontos negativos. Em Segurança Pública a aprovação de apenas 1% da população, contra média regional de 16%. Em Educação Pública, aprovação de 2% contra média regional de 20%. Em Saúde Pública, 10% de aprovação contra média regional de 14%. Em Transporte Público, aprovação de 51% contra média regional de 32%. No Trânsito, aprovação de 36% contra média regional de 22%. 

 Ribeirão Pires registrou quatro pontos negativos. Em Segurança Pública, contou com aprovação de 32% contra média regional de 16%. Em Educação Pública, aprovação de 24% contra média regional de 20%. Em Saúde Pública, aprovação de 6% contra média regional de 14%. Em Transporte Público, aprovação de 24% contra média regional de 32%. Em Trânsito, aprovação de 14% contra média regional de 22%. 

 Diadema registrou nove pontos negativos na contagem geral. Em Segurança Pública registrou 16% de aprovação ante média regional de 16%. Em Educação Pública, 20% contra 14% da média regional. Em Saúde Pública, 12% contra média regional de 14%. Em Transporte Público, aprovação de 24% contra média regional de 32%. E no Trânsito, aprovação de 23% contra média regional de 22%. 

 Rio Grande da Serra registrou 15 pontos negativos. Na Segurança Pública, aprovação de 15% contra média regional de 16%. Em Educação Pública, 5% contra média regional de 20%. Em Saúde Pública, aprovação de 10% contra média regional de 14%. Em Transporte Público, aprovação de 25% contra média regional de 32%. Em Trânsito, aprovação de 34% contra média regional de 22%. 

 Santo André registrou 23 pontos negativos. Na Segurança Pública, 15% de aprovação contra média regional de 16%. Na Educação Pública, 17% de aprovação contra 20% na região. Na Saúde Pública, 7% de aprovação contra média regional de 14%. No Transporte Público, aprovação de 20% contra média regional de 32%. E no Trânsito, aprovação de 22% contra média regional de 22%.

Agora mostramos os resultados detalhados da pesquisa do Instituto ABC Dados nas quatro áreas de ações públicas e também de Trânsito: 

Segurança Pública

Um total de 15% aprovou a Segurança Pública em Santo André (zero de muito satisfeito e 15% de satisfeito); 20% de aprovação em São Bernardo (1% de muito satisfeito e 19% de satisfeito); 45% de aprovação em São Caetano (12% de muito satisfeito e 33 de satisfeito); 16% de aprovação em Diadema (1% de muito satisfeito e 15% de satisfeito); 1% de aprovação em Mauá (zero por cento de muito satisfeito e 1% de satisfeito); 32% de aprovação em Ribeirão Pires (6% de muito satisfeito e 26% de satisfeito); e 15% de aprovação em Rio Grande da Serra (zero por cento de muito satisfeito e 15% de satisfeito). 

Quanto à reprovação da Segurança Pública, 85% se manifestaram em Santo André (42% de pouco satisfeito e 43% de nada satisfeito); 80% em São Bernardo (46% pouco satisfeito e 34% nada satisfeito); 47% em São Caetano (33% de pouco satisfeito, 17% de nada satisfeito e 5% não soube responder); 85% em Diadema (31% de pouco satisfeito e 54% de nada satisfeito); 99% em Mauá (46% de pouco satisfeito e 53% de nada satisfeito); 68% em Ribeirão Pires (38% de pouco satisfeito e 30% de nada satisfeito); e, para completar, 80% de reprovação em Rio Grande da Serra (40% de pouco satisfeito, 40% de nada satisfeito e 5% não soube responder). 

Educação Pública

Um total de 17% aprovou a Educação Pública em Santo André (zero por cento de muito satisfeito e 17% de satisfeito); 25% em São Bernardo (2% de muito satisfeito e 23% de satisfeito); 45% de aprovação em São Caetano (17% de muito satisfeito e 28% de satisfeito); 20% em Diadema (1% de muito satisfeito e 19% de satisfeito); 2% em Mauá (zero por cento de muito satisfeito e 2% de satisfeito); 24% de aprovação em Ribeirão Pires (zero por cento de muito satisfeito e 24% de satisfeito); e, finalmente, 5% de aprovação em Rio Grande da Serra (5% de satisfeito). 

Quanto aos índices de reprovação na Educação Pública, foram 76% em Santo André (37% pouco satisfeito e 39% nada satisfeito, além de 7% que não soube responder); 68% de reprovação em São Bernardo (41% de pouco satisfeito e 27% de nada satisfeito, além de 7% que não souberam responder); 40% em São Caetano (33% de pouco satisfeito e 7% de nada satisfeito, além de 15% que não souberam responder); 79% em Diadema (41% pouco satisfeito e 35% nada satisfeito, além de 1% que não soube responder); 93% de reprovação em Mauá (58% de pouco satisfeito e 35% de nada satisfeito, além de 5% que não souberam responder); 70% em Ribeirão Pires (38% pouco satisfeito, 32% nada satisfeito e 6% que não souberam responder); e, finalmente, 80% de reprovação em Rio Grande da Serra (45% pouco satisfeito, 35% nada satisfeito e 15% que não souberam responder). 

Saúde Pública

Um total de 7% aprovou a Saúde Pública em Santo André (zero por cento de muito satisfeito e 7% de satisfeito); 19% de aprovação em São Bernardo (1% de muito satisfeito e 18% de satisfeito); 45% de aprovação em São Caetano (12% de muito satisfeito e 33% de satisfeito); 12% de aprovação em Diadema (1% de muito satisfeito e 11% de satisfeito); 10% em Mauá (zero por cento de muito satisfeito e 10% de satisfeito); 6% de aprovação em Ribeirão Pires (zero por cento de muito satisfeito e 6% de satisfeito); e, finalmente, 10% de aprovação em Rio Grande da Serra (zero por cento de muito satisfeito e 10% de satisfeito). 

Agora os índices de reprovação em Saúde Pública: 90% em Santo André (30% de pouco satisfeito e 60% de nada satisfeito, além de 4% que não souberam responder); 79% em São Bernardo (37% de pouco satisfeito e 42% de nada satisfeito); 53% de reprovação em São Caetano (35% pouco satisfeito e 18% nada satisfeito); 87% de reprovação em Diadema (29% de pouco satisfeito e 58% de nada satisfeito), além de 1% que não soube responder); 86% de reprovação em Mauá (42% de pouco satisfeito, 44% de nada satisfeito e 4% que não souberam responder); 90% de reprovação em Ribeirão Pires (22% de pouco satisfeito, 66% de nada satisfeito e 6% que não souberam responder); e, finalmente, Rio Grande da Serra com reprovação de 85% (25% pouco satisfeito, 60% de nada satisfeito, além de 5% que não souberam responder). 

Transporte Público

Um total de 20% de aprovação em Santo André (1% de muito satisfeito e 19% de satisfeito); 31% de aprovação em São Bernardo (1% de muito satisfeito e 30% de satisfeito); 53% de aprovação em São Caetano (Zero por cento de muito satisfeito e 53% de satisfeito); 24% de aprovação em Diadema (1% de muito satisfeito e 23% de satisfeito); 51% de aprovação em Mauá (zero por cento de muito satisfeito e 51% de satisfeito); 24% em Ribeirão Pires (Zero por cento de muito satisfeito e 24% de satisfeito); e, finalmente, 24% de aprovação em Rio Grande da Serra (Zero por cento de muito satisfeito e 25% de satisfeito). 

Agora os índices de reprovação em Transporte Público: 73% em Santo André (32% de pouco satisfeito e 41% de nada satisfeito, além de 7% não que souberam responder); 62% em São Bernardo (29% de pouco satisfeito e 33% de nada satisfeito, além de 7% que não souberam responder); 28% de reprovação em São Caetano (18% pouco satisfeito e 10% nada satisfeito, além de 18% que não souberam responder); 76% em Diadema (40% de pouco satisfeito e 36% de nada satisfeito); 47% de reprovação em Mauá (37% de pouco satisfeito e 10% de nada satisfeito); 58% em Ribeirão Pires (24% de pouco satisfeito e 34% de nada satisfeito, além de 18% que não souberam responder); e, finalmente, Rio Grande da Serra com reprovação de 50% (35% pouco satisfeito, 15% nada satisfeito e 25% que não souberam responder). 

Trânsito

Em Santo André o Trânsito contou com aprovação de 22% (Zero por cento muito satisfeito e 22% satisfeito); São Bernardo com 20% de aprovação (Zero por cento muito satisfeito e 20% satisfeito); São Caetano  com 17% de aprovação (1% de muito satisfeito e 16% de satisfeito); Diadema com 23% (Zero por cento de muito satisfeito e 35% de satisfeito); Mauá com 36% de aprovação (1% de muito satisfeito e 35% de satisfeito); Ribeirão Pires com 14% (Zero por cento de muito satisfeito e 14% de satisfeito); e, finalmente, Rio Grande da Serra com aprovação de 34% (Zero por cento de muito satisfeito e 34% de satisfeito). 

Agora os índices de reprovação do Trânsito: Santo André com 75% (38% de pouco satisfeito e 37% de nada satisfeito, com 3% que não souberam responder); São Bernardo com 78% de reprovação (41% de pouco satisfeito e 37% de nada satisfeito, além de 1% que não soube responder); São Caetano com 83% de reprovação (33% pouco satisfeito e 50% nada satisfeito, além de 1% que não soube responder); Diadema com 71% de reprovação (23% pouco satisfeito e 48% nada satisfeito, além de 5% que não soube responder); Mauá com 64% (31% de pouco satisfeito e 32% de nada satisfeito, além de 1% que não soube responder); Ribeirão Pires com 78%  (59% de pouco satisfeito e 19% de nada satisfeito, além de 8% que não souberam responder); e, finalmente, Rio Grande da Serra com 74% de reprovação (36% pouco satisfeito, 28% nada satisfeito e 2% que não souberam responder). 



Leia mais matérias desta seção: Sociedade

Total de 1097 matérias | Página 1

21/01/2025 PAULINHO, PAULINHO, ESQUEÇA ESSE LIVRO!
20/01/2025 CELSO DANIEL NÃO ESTÁ MAIS AQUI
19/12/2024 CIDADANIA ANESTESIADA, CIDADANIA ESCRAVIZADA
12/12/2024 QUANTOS DECIDIRIAM DEIXAR SANTO ANDRÉ?
04/12/2024 DE CÃES DE ALUGUEL A BANDIDOS SOCIAIS
03/12/2024 MUITO CUIDADO COM OS VIGARISTAS SIMPÁTICOS
29/11/2024 TRÊS MULHERES CONTRA PAULINHO
19/11/2024 NOSSO SÉCULO XXI E A REALIDADE DE TURMAS
11/11/2024 GRANDE ABC DOS 17% DE FAVELADOS
08/11/2024 DUAS FACES DA REGIONALIDADE
05/11/2024 SUSTENTABILIDADE CONSTRANGEDORA
14/10/2024 Olivetto e Celso Daniel juntos após 22 anos
20/09/2024 O QUE VAI SER DE SANTO ANDRÉ?
18/09/2024 Eleições só confirmam sociedade em declínio
11/09/2024 Convidados especiais chegam de madrugada
19/08/2024 A DELICADEZA DE LIDAR COM A MORTE
16/08/2024 Klein x Klein: assinaturas agora são caso de Polícia
14/08/2024 Gataborralheirismo muito mais dramático
29/07/2024 DETROIT À BRASILEIRA PARA VOCÊ CONHECER