Economia

Mais negócios com suporte

DIVANEI GUAZZELLI - 23/07/2008

A Feira de Negócios da Universidade Metodista agregou componente valioso ao empreendedorismo do Grande ABC. O evento teve foco especialmente dedicado à Tecnologia da Informação, em parceria com o Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo). As relações entre negócios e preceitos de TI dissecadas por palestrantes e empresários revelaram ampla gama de recursos para disseminar o espírito empreendedor entre estudantes da Faculdade de Ciências Administrativas, como lembrou o reitor da Umesp, Marcio de Moraes.


 


O executivo Emerson José Beneton, diretor de desenvolvimento da ABCTec, uma das empresas parceiras do NTI (Núcleo de Tecnologia da Informação) do Ciesp, admitiu que a introdução da atividade pela cadeia produtiva regional permanece aquém das necessidades na busca por otimização de processos de produção e desenvolvimento de sistemas. “O NTI do Ciesp busca a criação de um pólo tecnológico no Grande ABC. Os demais segmentos produtivos só teriam a ganhar diante das novas sinergias, pois a Tecnologia da Informação está definitivamente relacionada a todas as atividades de negócios” — explicou Emerson José Beneton.


 


Até agora a única iniciativa do gênero concentra-se em São Caetano. O Pólo Tecnológico local vai integrar o Espaço Cerâmica, complexo de 300 mil metros quadrados, dos quais 70% destinados a comércio e serviços e 30% à área residencial. A consolidação do projeto deve levar mais uma década com a estimativa de criação de cerca de 20 mil empregos. São Caetano também já conta com o APL (Arranjo Produtivo Local) de Tecnologia e Comunicação, criado pelo Instituto de Tecnologia e que agrega grupo piloto com 17 empresas.


 


Oportunidades de trabalho a estudantes em empreendimentos como os de São Caetano também nortearam a Feira de Negócios. Representantes das empresas âncoras BRconnection, F-Secure e Accept mostraram tecnologias que poderão ser úteis a novos profissionais envolvidos com TI. A BRconnection atua na área de desenvolvimento de sistemas de segurança e implementa soluções para potencializar benefícios da web no meio corporativo e também para minimizar riscos, como malwares (softwares introduzidos de forma ilícita para roubo de informações confidenciais ou não) e navegação recreativa. A finlandesa F-Secure é líder global no mercado de segurança contra vírus e na proteção à telefonia móvel. A Accept integra o pólo tecnológico de Ilhéus (BA), desenvolve soluções para redução de custos e foi a primeira empresa da América Latina a conquistar em 2001 certificação da Intel, maior fabricante mundial de semicondutores.


 


O consultor e diretor de Responsabilidade Social do Ciesp, Vitor Gonçalo Seravalli, adicionou à Feira de Negócios conceituações acadêmicas conectadas com desenvolvimento econômico sustentável. O consultor e dirigente de classe expôs que sustentabilidade também pode ser método de condução de negócios além das preocupações com meio ambiente e com redução de diferenças socioeconômicas. “Os agentes econômicos estão cada vez mais identificados com responsabilidade social empresarial, mas ainda há longo caminho a percorrer. Não se atingiu a interação adequada do primeiro e segundo setores, o público e o privado, com o terceiro setor, o da sociedade civil organizada. É preciso também maior conscientização da pequena e média empresa, outra trajetória demorada porque a sobrevivência é a ação central” — explicou Vitor Gonçalo Seravalli.


 


A Feira de Negócios contou com 45 expositores, como a Adria Alimentos do Brasil, com matriz em São Caetano, Cazo (maquiagem, perfume e hidratantes corporais), estabelecimentos comerciais e de serviços da região, além de trabalhos feitos pelos alunos da Faculdade de Ciências Administrativas.


Leia mais matérias desta seção: Economia

Total de 1894 matérias | Página 1

21/11/2024 QUARTO PIB DA METRÓPOLE?
12/11/2024 SETE CIDADES E SETE SOLUÇÕES
07/11/2024 Marcelo Lima e Trump estão muito distantes
01/11/2024 Eletrificação vai mesmo eletrocutar o Grande ABC
17/09/2024 Sorocaba lidera RCI, São Caetano é ultima
12/09/2024 Vejam só: sindicalistas agora são conselheiros
09/09/2024 Grande ABC vai mal no Ranking Industrial
08/08/2024 Festejemos mais veículos vendidos?
30/07/2024 Dib surfa, Marinho pena e Morando inicia reação
18/07/2024 Mais uma voz contra desindustrialização
01/07/2024 Região perde R$ 1,44 bi de ICMS pós-Plano Real
21/06/2024 PIB de Consumo desaba nas últimas três décadas
01/05/2024 Primeiro de Maio para ser esquecido
23/04/2024 Competitividade da região vai muito além da região
16/04/2024 Entre o céu planejado e o inferno improvisado
15/04/2024 Desindustrialização e mercado imobiliário
26/03/2024 Região não é a China que possa interessar à China
21/03/2024 São Bernardo perde mais que Santo André
19/03/2024 Ainda bem que o Brasil não foi criado em 2000