Economia

ABC e Golden
ganham fôlego

DA REDAÇÃO - 05/09/1999

Os shoppings ABC, de Santo André, e Golden, de São Bernardo, estão em rota de recuperação. O ABC inaugura este mês 17 novas lojas e começa a superar o tombo causado pela falência do Mappin, que ocupava área de 8,5 mil metros quadrados em três andares e era sua âncora gigante. O Golden vence maus momentos incentivado pelo campus Vergueiro da Umesp (Universidade Metodista de São Paulo) e por 32 lojas abertas nos últimos 60 dias. Também neste mês começa a ser veiculada ampla campanha publicitária de fixação de imagem do Shopping ABC, que enfocará produtos das lojas, alimentação e lazer disponíveis.


Conhecido como Shopping Mappin pelos consumidores mais antigos -- até porque sua origem está na última grande rede de magazines de capital brasileiro --, o ABC aposta no processo natural de esquecimento para reestruturar a imagem. A fachada passa por mudanças e acaba de receber painel colorido com a logomarca Shopping ABC. "Estamos redobrando esforços para assimilar e minimizar o mais rápido possível os efeitos do fechamento do Mappin" -- diz o superintendente Antonio Carlos Ferrite Sampaio.


Entre os novos empreendimentos que se instalam durante este mês no centro comercial está a rede argentina French Bazar, especializada em moda feminina com forte apelo fashion e também voltada ao segmento clubber. A BCP, que já tem loja de venda de telefones celulares, abre novo espaço exclusivo para atender e orientar clientes. Também chegam ao ABC filial do fastfood árabe Habibs e agência do Banco Itaú. As novidades prosseguem com o petshop Companhia dos Bichos, as lojas de moda Cor Doce e Vitrage e a perfumaria LAqua di Fiori.


A Deico, empresa que administra o Shopping ABC e sete outros centros comerciais no País, está com uma batata quente nas mãos. Não há perspectiva de quando a área de 8,5 mil metros quadrados em três andares ocupada pelo Mappin será reintegrada ao mix de vendas. Devido à falência, produtos e patrimônio do Mappin permanecem no local aguardando decisão da Justiça. Comerciantes como Ana Maria Lodi Corrêa, proprietária do Empório Bothânico, temem que a batalha judicial se estenda por meses ou até anos. 


Há informações de que a Deico já teria acertado com quatro grandes redes âncoras o aluguel do espaço ocupado pelo Mappin. O superintendente Antonio Carlos Ferrite Sampaio diz que é muito cedo para falar nessa substituição. "Entramos com ação judicial de despejo contra o Mappin e aguardamos a decisão da Justiça" -- afirma. O estrago causado pela falência do grande magazine pode ser percebido no piso térreo do Shopping ABC. Só uma loja, a Karamello, permanece aberta ao lado do tapume que protege o patrimônio embargado do Mappin. Todas as demais áreas ao lado estão vagas. 


E o Golden pulsa -- Animada com o mais recente e nobre vizinho, o campus Vergueiro da Umesp, a Associação dos Lojistas do Golden Shopping quer produzir uma reviravolta para sair da franja do interesse do público. O trabalho de captação de lojistas exibe como saldo 32 novas lojas abertas nos últimos dois meses, muitos vindos do Best, recentemente fechado, e alguns com empreendimentos sediados nos shoppings Plaza Sul e no ABC Plaza, informa a diretora Laucy Rocha. Agora com 120 unidades ocupadas, a expectativa da associação é preencher em mais alguns meses a totalidade das 180 lojas a partir de atrativo estratégico: carência de seis meses de aluguel para os novos negócios.


Com a chegada dos mil alunos da nova Umesp, que montou passarela conectada ao estacionamento do Golden, a programação ganhou músculos. A abertura do centro de compras foi antecipada das 10h para 9h a fim de aproveitar o intervalo das aulas às 9h30, a praça de alimentação passou a dar desconto de 10% para alunos e funcionários da universidade e a praça de eventos adotou música para animar o horário do almoço e o happy-hour do final da tarde. O Golden também se ocupa do lançamento, em outubro, da decoração de Natal e do concurso de frases e cartazes para o milênio de 2000.


Leia mais matérias desta seção: Economia

Total de 1894 matérias | Página 1

21/11/2024 QUARTO PIB DA METRÓPOLE?
12/11/2024 SETE CIDADES E SETE SOLUÇÕES
07/11/2024 Marcelo Lima e Trump estão muito distantes
01/11/2024 Eletrificação vai mesmo eletrocutar o Grande ABC
17/09/2024 Sorocaba lidera RCI, São Caetano é ultima
12/09/2024 Vejam só: sindicalistas agora são conselheiros
09/09/2024 Grande ABC vai mal no Ranking Industrial
08/08/2024 Festejemos mais veículos vendidos?
30/07/2024 Dib surfa, Marinho pena e Morando inicia reação
18/07/2024 Mais uma voz contra desindustrialização
01/07/2024 Região perde R$ 1,44 bi de ICMS pós-Plano Real
21/06/2024 PIB de Consumo desaba nas últimas três décadas
01/05/2024 Primeiro de Maio para ser esquecido
23/04/2024 Competitividade da região vai muito além da região
16/04/2024 Entre o céu planejado e o inferno improvisado
15/04/2024 Desindustrialização e mercado imobiliário
26/03/2024 Região não é a China que possa interessar à China
21/03/2024 São Bernardo perde mais que Santo André
19/03/2024 Ainda bem que o Brasil não foi criado em 2000