A comemoração dos 10 anos da Alpharrabio Livraria Espaço-Cultura vai muito além de apagar velinhas. A proprietária e escritora Dalila Teles Veras está literalmente com a mão na massa para finalizar a ampliação física do espaço até junho e lançar obra retrospectiva de uma década das atividades culturais que realizou, além de ter preparado página na Internet com toda a trajetória e conteúdo da casa.
A ampliação serve como ferramenta de aprofundamento dos conceitos da Alpharrabio. Com capacidade para 50 pessoas, o novo espaço de Santo André pretende ser sala de multiuso que abrigará palco para apresentações, além de oferecer melhores condições para realização dos eventos culturais. "Pretendemos incentivar encontros como a tradicional Conversa de Livraria, que atrai cerca de 30 pessoas. Com o novo espaço, a intenção é aumentar o público em 50%" -- calcula Dalila. A agenda de atividades para a reinauguração também ganhou reforço com a coordenação do diretor teatral e ator Marcos Lemes e da artista plástica Damara Bianconi. "A agenda de atividades irá surpreender" -- antecipa a escritora, fazendo suspense da programação.
As novidades continuam até o fim do ano, quando Dalila Teles Veras pretende lançar livro com a história da Alpharrabio. Serão 300 páginas reunindo as mais de 450 atividades culturais realizadas na casa. A obra conta com transcrições de depoimentos de artistas e personalidades que passaram pela livraria, como o maior colecionador de livros do País, José Mindlin. "Trabalho nesse livro há quase 12 meses. A idéia é fazer o lançamento ainda neste ano de comemorações" -- conta Dalila. Além do perfil nostálgico, a obra terá a função de instrumento de pesquisa com o registro da cultura do Grande ABC através de atividades literárias, musicais, teatrais e exposições, entre outras.
A primeira novidade que o público pode apreciar é a página na Internet. Já está no ar o www.alpharrabio.com.br. No endereço estão 50 páginas indexadas com conteúdo exclusivo da casa cultural. A página também passará a ser portal da cultura da região ao abrigar conexões com outros endereços eletrônicos de casas e artistas do Grande ABC. Para enriquecer o conteúdo, estão no endereço cerca de 30 escritores que fazem parte do acervo da Alpharrabio Edições. "Todos os escritores que editaram livro pela Alpharrabio terão espaço dedicado à sua história e bibliografia, além de resenhas críticas das obras" -- revela Dalila Teles Veras.
Dedicação à literatura -- Dalila Teles Veras começou a militar na literatura regional há 21 anos, com a formação do Grupo Livrespaço. Eram 11 poetas com muita inspiração, mas pouco apoio para concretização das idéias. "Foi a partir do Livrespaço que percebi a necessidade de um espaço cultural incentivador e cultuador de artistas, principalmente, do Grande ABC" -- lembra.
O fim do grupo, após 11 anos, marcava apenas o começo da dedicação de Dalila à literatura. "Com o final do grupo decidi abrir a Alpharrabio, que serviria como ponto de encontro de escritores e artistas da região. Além da livraria, hoje contamos com o maior acervo não-governamental de livros e documentos sobre a região aberto ao público e totalmente informatizado" -- argumenta a escritora.
Com os encontros e a vontade de difundir a literatura local surgiu a idéia da Alpharrabio Edições. Hoje, são mais de 60 títulos editados com o consentimento de conselho editorial formado por Dalila Teles Veras, Rosana Chrispim, Tarso de Melo, Antonio Possidônio e Valdecirio Teles Veras. Além das dezenas de obras, a Alpharrabio Edições abriu espaço para publicações como o recente jornal Abecês. Na sétima edição, o Abecês traz entrevistas com artistas regionais, memórias e agendas culturais do Grande ABC, entre outros assuntos.
Para marcar os 20 anos de dedicação à literatura, Dalila prepara À Janela Dos Dias -- Poesia Quase Toda. O livro é uma edição especial com a seleção das melhores poesias escritas por ela ao longo de duas décadas.
Total de 1894 matérias | Página 1
21/11/2024 QUARTO PIB DA METRÓPOLE?